A plataforma Xtech acabou: E agora? Qual plataforma escolher?

6 de FEV, 2020 por Pablo Ribeiro

Você utiliza a Xtech? Entenda o que há por trás do fim dessa plataforma e saiba o que você deve fazer agora.

A Xtech, uma plataforma de e-commerce, anunciou o fim de suas atividades para 30 de maio de 2020. Isso não significa que quem utiliza essa plataforma vai perder sua loja virtual, mas as atualizações não serão mais lançadas e os clientes não poderão mais contar com o suporte após essa data. Sabendo que o universo do e-commerce é dinâmico e está em constante evolução, fica fácil entender que insistir no uso da Xtech em 2020 não é uma boa ideia.

Na verdade, o fim dessa plataforma já era esperado por quem acompanha o desempenho das principais opções do mercado. Em 2018, a Xtech teve um desempenho ruim durante a Black Friday, deixando os lojistas na mão justamente na data mais importante do e-commerce. Há relatos de varejistas que ficaram até 6 horas com seu e-commerce fora do ar. Dá pra imaginar o tamanho do prejuízo? 

Em 2019 não foi diferente: mesmo com melhorias, otimizações e testes de stress, mais uma vez as lojas que utilizavam a plataforma Xtech passaram por instabilidades, que começaram ainda na quinta-feira e duraram todo o fim de semana. Muitos lojistas relataram, inclusive, dificuldade para entrar em contato com o suporte da empresa durante esses momentos de crise.

Ou seja: ainda que a Xtech continuasse operando normalmente, será que valeria a pena continuar insistindo nela?

VTEX e Xtech: os rumos dessa fusão

Em 2017, a VTEX comprou a Xtech Commerce. A transação, no valor de R$ 14 milhões, já tinha como objetivo unificar a operação da Xtech com a Loja Integrada, ambas focadas no e-commerce de pequeno e médio porte. Não é por acaso que os atuais clientes da Xtech estão recebendo um comunicado por e-mail que apresenta a Loja Integrada como opção a partir de agora e oferece um manual de migração para essa plataforma. 

A próxima plataforma do seu e-commerce pode ser a VTEX

O que a Xtech não informa é que você pode – e deve – considerar uma plataforma mais robusta a partir de agora. Afinal, já ficou comprovado como ter uma plataforma de peso pode fazer diferença no seu faturamento. Na Black Friday 2019, a VTEX foi responsável por assegurar 29.486.762 sessões, que geraram 1.033.625 pedidos, com pico de 987 por minuto. Esses número representam um aumento de 53,2% em comparação ao ano anterior. É ou não é impressionante?

O melhor momento para investir em uma migração para seu e-commerce é agora, na baixa temporada. Esse procedimento é um pouco complicado, é verdade, mas com planejamento e a ajuda certa, ele pode ser a sua melhor escolha. 

Aqui na M3, somos especialistas em VTEX, certificados como Implementation Expert Advanced. Isso significa que podemos prestar o melhor serviço à sua loja virtual na migração para VTEX. Entre em contato com a gente e vamos juntos!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta