Como escolher fornecedores para loja virtual

10 de ABR, 2019 por Pablo Ribeiro

Além de criar um site visualmente atraente e investir em ações de marketing digital para que o seu público alvo encontre sua loja, escolher fornecedores também faz parte de um plano de ação para alcançar o sucesso com um e-commerce. Montar um catálogo diverso, com preços competitivos e condições vantajosas tanto para você quanto para o cliente final vai impactar diretamente na quantidade de conversões que serão realizadas, ou seja, no seu faturamento.

Atualmente, para ter uma loja virtual, nem ao menos é preciso ter um estoque montado ao seu alcance. Você pode encontrar fornecedores que enviam os produtos a você depois que o consumidor efetua a compra. Esse processo é conhecido como dropshipping. Ele traz muitos benefícios para o empreendedor digital, que não precisa se preocupar em ter um espaço físico para armazenar as mercadorias e em buscar soluções em logística para realizar as entregas. Tudo isso permite que os produtos sejam vendidos a preços menores, o que representa uma vantagem competitiva diante da concorrência.

Mas, para que tudo funcione como o esperado e, no final da transação, o cliente final esteja 100% satisfeito, primeiro é preciso escolher fornecedores confiáveis e comprometidos com o seu sucesso. Não sabe por onde começar essa busca? No artigo de hoje, vamos trazer dicas que vão te ajudar a fechar excelentes negócios.

Fornecedores para e-commerce: 3 passos para escolher o melhor

Com uma simples busca na internet é possível encontrar dezenas de fornecedores de produtos para venda em lojas virtuais. No meio de tantas ofertas, é normal se sentir confuso sobre qual delas optar. Por isso, depois de saber exatamente quais são os produtos que você deseja comercializar, o próximo passo é avaliar cautelosamente os parceiros que vão disponibilizar esses itens para sua loja. Confira a seguir algumas dicas para fazer uma boa escolha:

Pesquise de forma profissional

Você sabia que o Google elenca os resultados das buscas de acordo com a palavra-chave que é informada pelo usuário na hora da pesquisa? Esse é, inclusive, um dos princípios do SEO. Para pesquisar como um profissional, experimente utilizar diferentes combinações de palavras, para encontrar uma maior variedade de opções. Quanto mais específico nos termos você for, maior a chance de acertar. Termos como “fornecedores para e-commerce” e “fornecedores para loja virtual” vão trazer algum resultado, mas você pode ir direto ao ponto pesquisando, por exemplo por “fornecedores de roupas” ou “roupas atacado” se sua intenção for encontrar atacadistas do nicho de moda.

Selecione as opções

De acordo com o SEBRAE, para escolher um fornecedor você precisa ter em mente os seguintes fatores:

Distância: quanto mais perto o fornecedor estiver de você, mais barato será o envio e mais fácil será a comunicação

Preço: o valor dos produtos nunca deve ser o principal fator analisado, mas é fato que ele impacta muito na escolha, já que isso impactará no valor repassado ao consumidor final. Lembre-se que taxas, impostos e frete ainda serão somados ao valor dos produtos.

Condições de pagamento: Verifique se o fornecedor oferece boas opções de parcelamento, descontos de acordo com a quantidade de itens e aceita diferentes meios de pagamento.

Capacidade de fornecimento: O fornecedor deve passar total confiança sobre a disponibilidade para fornecer os produtos, principalmente em datas muito movimentadas para o comércio, como Natal e Black Friday.

Qualidade dos produtos: Esse é um dos fatores que pode ser decisivo na reputação da sua loja. Afinal, quando um cliente comprar de você, vai creditar à sua marca a responsabilidade pela qualidade do item adquirido. Converse sobre a possibilidade de conhecer o produto pessoalmente, ainda que seja através de amostras.

Negocie!

A principal dificuldade de pequenos e médios empresários no trato com fornecedores é conseguir boas condições mesmo comprando uma pequena quantidade de produtos. Você pode reverter esse quadro elaborando um planejamento de vendas sólido, apresentando ao candidato a fornecedor e demonstrando interesse em firmar uma parceria duradoura.

A escolha de bons fornecedores é fundamental para que seu e-commerce seja bem sucedido. Aproveite nossas dicas e vá em busca da melhor opção para a sua loja.


Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI