Dica de ouro: Saiba como implantar uma loja virtual de joias

3 de JUN, 2020 por Pablo Ribeiro

Não é de hoje que o mercado digital vem apresentando resultados cada vez mais otimistas. No entanto, a pandemia da Covid-19 mostrou que o varejo on-line deixou de ser um formato de consumo do futuro há tempos e se tornou uma realidade do presente. Muitos empresários já planejavam aderir a este modelo, outros já foram mais audaciosos, perceberam o potencial dos e-commerces e decidiram de fato alçar novos voos antes mesmo do novo Coronavírus sonhar em aparecer. Mas a verdade é que independente se a empresa já atua no mercado digital ou se ainda pretende atuar, ambos precisam buscar se remodelar às novas demandas do mercado. 

Se a palavra da vez para os negócios é reinvenção, para o comércio eletrônico é oportunidade. Afinal, o isolamento social deixou claro que ter a possibilidade de comercializar de maneira remota é fundamental. Mas você pode estar se questionando: o que isso tem a ver com a “promessa” expressa no título? Absolutamente tudo. Se antes as lojas virtuais de joias e semijoias já eram uma grande tendência, hoje, se tornaram uma grande solução para as joalherias continuarem vendendo em tempos de quarentena.

Neste artigo, você receberá dicas, literalmente, de ouro para tirar o seu projeto de investir num e-commerce do mundo das ideias e torná-lo completamente real. Para que uma loja virtual de joias e semijoias tenha sucesso, é necessário se atentar a alguns fatores específicos. Confira, agora, quais são eles!

Leve o glamour da sua joalheria para o mercado digital.

Planejamento

Quando falamos de negócios, nunca devemos nos esquecer do planejamento. Mesmo que você já atue no setor de joias e semijoias há bastante tempo, é imprescindível se planejar e entender melhor como anda o mercado. Lembrando que, agora, a dimensão do seu público-alvo será ainda maior e, consequentemente, a concorrência também. Neste momento, é importante identificar quem serão os seus concorrentes, saber como eles atuam, além, é claro, de estabelecer quem é a persona da sua marca. 

Quando falamos de persona, estamos nos referindo a um perfil fictício considerado como o cliente ideal da sua empresa. Ela será a responsável por guiar todas as estratégias de marketing digital e de comunicação da loja. Enquanto o público-alvo gira em torno de elementos, como estado civil, formação, gênero, hábitos de compra, idade, profissão e localização, a persona engloba, além disso tudo, um nome hipotético, estilo de vida, um pequeno relato sobre as suas atividades diárias, hobbies, valores, ambições, redes sociais favoritas etc. Logo, ela é muito mais específica que o público-alvo propriamente dito. Apesar dele ser bastante importante para a empresa, a persona é mais interessante e precisa na hora de traçar as táticas de marketing digital.

Durante o planejamento também é estipulado o valor que poderá ser investido para a implantação da loja virtual, bem como o que será necessário realizar para viabilizar o projeto.

A escolha da plataforma ideal

É preciso ter em mente que um dos pontos cruciais para que a sua loja virtual se destaque em meio à concorrência é oferecer usabilidade e navegabilidade. Ambas estão diretamente relacionadas à necessidade de proporcionar uma navegação clara, simples e rápida, a fim de oferecer uma boa experiência ao usuário. Desta maneira, você não só fidelizará os clientes como também gerará marketing espontâneo, a tão conhecida propaganda boca a boca. 

Mas por que estamos falando sobre isso? Simplesmente porque a escolha da plataforma está totalmente ligada ao que o seu site poderá oferecer aos consumidores. Além de pensar em navegabilidade e usabilidade, você deve escolher uma plataforma que atenda às tendências do mercado, como o Omnichannel (venda em multicanais, tanto físicos quanto virtuais), integração com marketplaces, layout responsivo (ou seja, que se adapte aos mais variados formatos de tela) etc. Portanto, antes de selecionar a plataforma ideal, procure entender aquilo que é essencial para o seu e-commerce de joias e semijoias e o que a plataforma poderá proporcionar.

A relação entre layout e credibilidade

O layout de um site, além de proporcionar ou não usabilidade, também influencia na primeira opinião que o consumidor terá a respeito dele. Assim como a decoração de uma loja física diz muito sobre ela, o layout de uma loja virtual também funciona da mesma maneira. No segmento de joias e semijoias, ele merece ainda mais atenção, pois é uma das maneiras de exprimir confiança e passar credibilidade aos consumidores. As cores escolhidas e até mesmo a tipografia selecionada são capazes de comunicar e revelar confiabilidade. Lembre-se que estamos nos referindo a produtos de alto valor agregado, portanto precisamos gerar confiança conforme foi mencionado anteriormente.

O layout precisa ser desenvolvido com base na sua persona e de acordo com a identidade visual da sua marca. Mas, por estarmos falando de um e-commerce de joias e semijoias, a sugestão é optar por tons mais clássicos e que expressem sofisticação, além de um design organizado e limpo, em função da usabilidade que é essencial.

Aposte em boas imagens

A foto de uma joia, sem dúvidas, não consegue ser tão fidedigna ao que ela é. O brilho característico das peças não consegue ser traduzido perfeitamente nas imagens e, consequentemente, elas acabam perdendo um pouco o seu encanto. Por isso, nem sempre os consumidores se sentem à vontade em comprar joias on-line. Justamente, por não terem a possibilidade de vê-las ao vivo, tocá-las e visualizar o seu brilho.

Para compensar isso, aposte em imagens de excelente qualidade e definição e sob vários ângulos diferentes. Abuse de fotografias tanto com modelos quanto das peças sozinhas. O objetivo deve ser mostrar toda a beleza e peculiaridade das joias através das imagens, solucionando, assim o limite que o virtual acaba apresentando.

Segurança é fundamental

Acima, já falamos sobre a importância da credibilidade de um e-commerce, especialmente do nicho de joias e semijoias. E ela está diretamente relacionada à segurança. Por isso, não abra mão dos protocolos de segurança convenientes ao espaço de pagamento. Dentre eles, destacam-se: certificados digitais SSL, fornecedor de antifraude e blindagem do site. Estes elementos trazem segurança tanto para os consumidores quanto para os lojistas.

Logística

No que diz respeito ao processo de entrega, a segurança também é um fator essencial.  Escolha uma transportadora que já tenha uma configuração apropriada para o transporte de joias e semijoias, analisando o seu custo e a sua performance. Desta maneira, você e o cliente se sentirão mais seguros.

Outro ponto importante, está relacionado ao prazo de entrega. É imprescindível que o prazo estipulado e informado ao cliente esteja visível e seja cumprido. O rastreio do produto devidamente atualizado também traz confiança ao consumidor e agrega valor à experiência do usuário.

Se atente à embalagem

O público de semijoias e, principalmente, de joias é bem segmentado. São peças que eternizam momentos e apresentam um requinte particular. Portanto, uma excelente maneira de proporcionar uma boa experiência e de se diferenciar da concorrência é o cuidado com a preparação da embalagem do produto. Pense em sutilezas que expressam capricho, elegância e encante o seu cliente, mas se atentando à variação do frete devido à utilização de determinadas embalagens. Você pode optar por cartões contendo um recado especial ou um caixa com um belo design, enfim…existem várias possibilidades. Abuse da criatividade!

Marketing digital

É impossível falarmos de implantação de loja virtual sem mencionarmos o marketing digital. Neste ponto, são traçadas estratégias para a comunicação em redes sociais, marketing de conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Sempre de acordo com a persona estabelecida, afinal, saber para quem se fala é essencial para o desenvolvimento de táticas assertivas. Não podemos deixar de evidenciar que no segmento de joias e semijoias é interessante pensar em estabelecer parcerias com influenciadores digitais para a divulgação da sua marca. É uma excelente maneira de passar confiança e credibilidade aos seus consumidores que seguem aquele profissional.

Deseja saber mais informações sobre implantação de lojas virtuais ou decidiu implantar a sua? Entre em contato conosco! O time M3 é especialista em performance digital e implantação de e-commerces. Não perca tempo! Vamos, juntos, levar o seu negócio a um próximo nível.

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta