Como integrar os estoques de loja virtual e física?

27 de MAR, 2019 por Pablo Ribeiro

Imagine a seguinte situação: você possui uma loja física e também um e-commerce, e seus produtos estão todos em um mesmo estoque. Enquanto os vendedores do ponto de venda físico vendem os produtos pessoalmente, outros clientes fazem a compra dos mesmos produtos on-line. No fim do dia, quando os funcionários da loja física dão baixa nos produtos que já foram vendidos é que se percebe a confusão: não há mais produtos disponíveis no estoque para entregar aos clientes do e-commerce.

Outro cenário possível: as vendas na loja virtual deslancham e, para suprir a demanda, você utiliza os produtos inicialmente designados para a loja física, fazendo com o que cliente que vai até a sua loja não encontre o que procura.

Situações como essas estão mais propensas a acontecer quando não há uma integração de estoque eficiente entre os dois pontos de venda. Quer evitar esses contratempos? Continue lendo esse artigo e veja que é mais fácil do que parece.

Gestão de estoque centralizada

O primeiro passo para ter sucesso na unificação do gerenciamento de uma loja física e uma virtual é entender que uma é a extensão da outra. Elas devem funcionar de forma complementar, sem prejuízo para nenhuma das partes e com todas as informações centralizadas em um só lugar.

Tendo isso em mente, chega a hora de investir em uma solução tecnológica para essa questão. Essa solução se chama ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos de Empresa). Esse software é capaz de integrar toda a operação das lojas, aplicando um mesmo processo aos pedidos realizados na loja virtual e na loja física. Faz sentido: a venda é a mesma, o que muda é a forma como o produto é entregue ao consumidor, não é mesmo?

Através de um sistema de ERP, você pode ter os dados de estoque e fluxo de caixa atualizados automaticamente sempre que uma venda é feita, o que poupa muitas horas de trabalho manual – sempre mais sujeito a erros que o informatizado – e também evita os problemas que citamos lá no início do texto.  A automatização do processo de venda deve ser feita seguindo a ordem de solicitações e dando atualizando a quantidade de produtos disponíveis para venda.

Integrando loja virtual e física: padronize a experiência

Agora que você já sabe como integrar e fazer o controle de estoque entre lojas físicas e virtuais, vamos falar sobre algumas estratégias bacanas para que essa integração seja completa e proporcione ao cliente boas experiências de compra.

  • Permita que os clientes da loja virtual façam a troca dos produtos adquiridos também na loja física.
  • Outra boa opção é oferecer a opção de retirada do produto na loja, isentando o cliente da taxa de entrega.
  • Ofereça as mesmas condições de venda online e offline: mesmos preços, mesmas opções de pagamento. Isso garante a credibilidade da sua loja.
  • Promova ações que levem os clientes de uma loja para a outra: cupons de desconto sempre são uma boa ideia.

A integração de estoques de loja física e virtual é uma modernização necessária para quem deseja atender com excelência nesses canais. Automatize o controle de estoque e vendas e foque na expansão da sua empresa.


Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta