Como montar uma loja virtual grátis

25 de ABR, 2019 por Pablo Ribeiro

Existem diversas opções gratuitas para criar um e-commerce. Saiba o que esperar delas.

A internet nos oferece diversas possibilidades gratuitas que nos divertem, ensinam e contribuem com os negócios. Criar um perfil e publicar conteúdo nas redes sociais é um exemplo bem corriqueiro. Se você deseja utilizar esse ambiente para empreender, através de uma loja virtual, também vai encontrar opções sem custo.

Um site de vendas grátis é uma saída adotada por muitos empresários de pequeno porte que não se sentem seguros para arcar com os custos que a criação de um e-commerce padrão inclui. Optar por uma versão gratuita pode ser uma saída para testar a aceitação do público quanto aos produtos vendidos, para ampliar a operação de uma loja física já existente e para os casos em que o comércio de produtos pela internet é uma fonte de renda secundária.

Nesse artigo, vamos te mostrar como vender online grátis e falar sobre os prós e contras dessa escolha. Vamos juntos?

Como criar loja virtual grátis

A maioria das lojas virtuais grátis são bem fáceis de configurar e não exigem nenhum conhecimento em programação. Algumas delas oferecem também hospedagem gratuita. Basta se cadastrar, incluir os produtos e começar a vender.

Porém, existem alguns pontos que não podem ser ignorados ao colocar um e-commerce para funcionar. O layout e a usabilidade do site, ou seja, a facilidade com que os clientes vão encontrar o que procuram é um deles. A segurança dos dados  – seus e dos consumidores – também deve ser uma prioridade. Integração com diferentes formas de pagamento e entrega e otimização para mecanismos de busca (SEO), também são imprescindíveis. É preciso ter sempre em mente que um e-commerce deve ser capaz de atrair clientes e fazer com que eles sintam vontade de comprar.

A primeira coisa que você precisa fazer é buscar uma plataforma de vendas online grátis que ofereça o máximo de recursos importantes para o crescimento da sua loja. Afinal, ninguém quer montar um e-commerce apenas para estar presente no ambiente virtual. Todo mundo quer vender.

Loja virtual grátis é a melhor opção?

Nós sabemos que empreender não é fácil e que há muitos custos envolvidos em todas as etapas dessa função. Mas também sabemos que é melhor desconfiar de toda solução que parece vantajosa demais. Na hora de criar uma loja virtual também é assim.

Montar uma loja virtual inclui o trabalho de diversos profissionais, como programadores e designers. Com tantas opções de plataformas, servidores e templates no mercado, porque alguma empresa forneceria meios totalmente gratuitos para que você pudesse lucrar?

Como funciona uma loja virtual gratuita

Atualmente, as lojas virtuais gratuitas funcionam basicamente de três formas: oferecendo recursos limitados, permitindo o uso gratuito por um período determinado ou cobrando uma taxa sobre cada produto que sua loja vender.

As principais limitações que o assinante de um plano gratuito de loja online encontra são: quantidade máxima de produtos cadastrados e quantidade máxima de acessos. Isso significa que se a sua loja se desenvolver (o que é o objetivo de todo empresário), mais cedo ou mais tarde será necessário fazer um upgrade. Por isso, antes de contratar esse tipo de loja, faça um plano de negócios detalhado e verifique se o valor da versão profissional será viável no futuro.

As plataformas que oferecem versão de teste costumam liberar todos os seus recursos para uso, mas apenas por um curto período. Ao fim dele, você pode se ver obrigado a contratar um plano pago ou tendo que recomeçar o trabalho em outra plataforma.

Já as lojas que cobram taxas sobre os produtos vendidos podem ser bastante vantajosas no início, quando o volume de vendas ainda é pequeno. Mas à longo prazo, você terá que considerar a porcentagem retida pela plataforma sempre que pensar em investir no crescimento da sua loja. Será que vale a pena?

Agora que você já sabe o que esperar de uma loja virtual grátis, que tal pensar em uma opção adequada às reais necessidades do seu negócio? Nosso time de especialistas está pronto para te ajudar!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta