Marketplaces: Como começar a vender e quais canais escolher?

5 de JUN, 2020 por João Vitor Matarucco

Neste artigo, você poderá conferir dicas práticas sobre vendas em marketplaces, bem como os canais que você deve escolher para viabilizar e simplificar a operação.

Para entender o que é um marketplace, podemos dizer que seu funcionamento é semelhante ao de um shopping center virtual. É um modelo de negócio onde lojistas disponibilizam o seu catálogo de produtos para milhões de consumidores através de uma vitrine parceira. 

Saiba como vender em marketplaces.

Para o consumidor acaba sendo mais prático pela facilidade de compra, pela variedade de produtos e pelo preço mais vantajoso. Já para os lojistas que vendem nestes canais, a grande relevância do nome do marketplace gera um elevado número de acessos, diminuindo os gastos iniciais com publicidade, aumentando a diversidade de pessoas alcançadas e, consequentemente, o volume de vendas também. 

Para quem nunca vendeu online, o marketplace pode ser um bom canal de entrada. E para começar, alguns pontos são importantes:

  • Escolha o marketplace e estude as suas políticas de vendas. 
  • Faça o cadastro preenchendo o formulário com as informações solicitadas
  • Aguarde a análise. Dependendo do canal, é possível que exijam uma série de documentos legais para a aprovação.
  • Após a sua aprovação ser aceita, é hora de cadastrar os seus produtos e começar a vender. O cadastro pode ser realizado manualmente pelo painel administrativo de cada marketplace ou via hub de integração.

Por que usar um hub?

Um hub de integração conecta a sua loja aos marketplaces e envia automaticamente as informações dos produtos cadastrados na sua plataforma de e-commerce ou ERP para os canais que você tiver contrato. Assim, você não terá nenhum trabalho manual, já que o recebimento de pedidos e a atualização de estoque são todos automatizados e conectados com seu backoffice.

Em caso de vendas em mais de um marketplace, o hub facilita centralizando em um só painel a relação das vendas e o controle das operações de todos esses canais.

Quais as vantagens de usar um hub?

A seguir, você poderá conferir as principais vantagens de usar um hub no seu negócio:

  • Produtividade: Quanto mais os processos repetitivos forem automatizados, mais tempo você e sua equipe terão para focar em estratégias de venda.
  • Estabilidade: O ANYMARKET possui uma arquitetura robusta que garante a segurança para que os processos automatizados não falhem, mesmo com um alto volume de transações.
  • Customer Success: Nosso time de Customer Success (Sucesso do Cliente) é voltado para entender as necessidades dos clientes e ajudar a aproveitar ao máximo nossa ferramenta. Um dos principais objetivos é garantir ações estratégicas, que irão ajudar os sellers a ter um alto desempenho e uma boa performance nos canais de marketplaces.

Deseja conhecer ainda melhor o ANYMARKEY? Se cadastre aqui e ganhe benefícios através do cupom M3-50%.


Sobre o autor:

João Vitor N. Matarucco iniciou a carreira no segmento de marketplaces no ano de 2016, participando ativamente da construção do programa de parcerias do ANYMARKET. Atualmente, como coordenador de canais no ANYMARKET (hub que integra soluções de e-Commerce a marketplaces) tem como responsabilidade a gestão da carteira de parceiros que revendem o sistema. É graduando em economia pela Universidade Estadual de Maringá e conta com experiência internacional na área de finanças e marketing pela Universidad de Alicant, na Espanha.

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta