Conheça as principais métricas do marketing digital

4 de MAR, 2020 por Herdy susi

Descubra algumas formas de avaliar e aprimorar o desempenho do seu e-commerce 

Uma das grandes vantagens em empreender na internet é poder contar com o marketing digital para ajudar a impulsionar o negócio. Na era das lojas físicas, as apostas em mix de produtos, promoções e escolhas relacionadas à preferência do público alvo eram feitas à base de observação, de feeling. Ou seja, era bem mais difícil ser assertivo sobre que tipo de ação de marketing promover. 

No e-commerce é bem diferente. É possível mensurar absolutamente tudo o que se passa dentro da sua loja virtual. Desde a quantidade de acessos até quanto tempo cada um dos usuários que chega ao seu e-commerce passa em cada página dele. Toda a atividade pode ser monitorada e servir de base para melhorias. Basta saber interpretá-las. 

Com tantos dados disponíveis, pode surgir um novo problema: a necessidade de saber de tudo, a todo tempo. Assim como a falta de informações pode prejudicar o entendimento do próprio negócio, o excesso delas pode fazer com que você se sinta confuso com tantos caminhos possíveis a seguir. O segredo é estipular um objetivo claro e escolher as métricas que fazem sentido dentro dele.

Métricas: o que são e quais medir

Todas as estatísticas que podemos retirar de um e-commerce, por meio de dados que a própria plataforma disponibiliza ou através do Google Analytics, por exemplo, são consideradas métricas. Existem métricas para acompanhar a atração de clientes, a conversão e a receita que sua loja vai gerar. Dentre tantas métricas, quais delas acompanhar?

Para ajudar donos e gestores de e-commerce a compreenderem melhor cada uma das métricas disponíveis e escolher quais dela seguir, os especialistas em e-commerce da M3 produziram um material completo e totalmente gratuito, que vai te guiar nessa empreitada.

Veja a seguir algumas métricas que costumam ser fundamentais para a compreensão da operação de todo tipo de e-commerce. Elas são um excelente ponto de partida para que você comece a entender melhor esse universo de informações:

ROI: O “retorno sobre investimento” é uma métrica utilizada para descobrir qual foi o ganho real de uma empresa em cima do investimento feito em campanhas de marketing ou da aquisição de novas ferramentas de trabalho. Para conhecer o ROI de uma ação, tudo o que você precisa fazer é identificar a receita, subtrair dela o custo da ação e dividir o total obtido novamente pelo custo. 

Ticket médio: Essa métrica permite que você entenda a quantas anda a performance das vendas do seu e-commerce. Você vai somar o total do seu faturamento em um período determinado e dividir o valor obtido pela quantidade de vendas feitas. Quanto maior o valor, mais os clientes estão gastando e menor é o seu custo de aquisição de cada um deles.

Taxa de conversão: A conversão pode ser uma venda, o download de um material, o compartilhamento de algum dado, como o e-mail… para calcular essa taxa, basta dividir o número de visitas que o seu site recebeu pela quantidade de conversões.

Baixe agora mesmo nosso e-book e comece 2020 dominando as principais métricas do e-commerce!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta