Case M3: Criação da Conta Franquia da Santa Helena no VTEX IO

25 de FEV, 2021 por Herdy susi

Neste artigo, contaremos todos os detalhes do desenvolvimento da Conta Franquia no e-commerce da Santa Helena no VTEX IO, revelando o que possibilitou a sua criação, como ela opera na prática e quais são as suas vantagens para a loja virtual. Acompanhe a leitura e descubra!

imagem conta franquia no vtex io

Antes de tudo, que tal conhecer um pouco melhor a marca? A Santa Helena, muito conhecida por produtos como Paçoquita e Mendorato, é a maior indústria à base de amendoim do Brasil. Ela foi fundada em 1942, em Ribeirão Preto (SP). O que começou numa estrutura familiar, hoje, conta com grande reconhecimento no território brasileiro e no exterior, com notório destaque na qualidade dos seus produtos, devido ao cuidado com a seleção da matéria-prima utilizada. 

Antes da parceria com a Agência M3, a marca já contava com um e-commerce em formato B2B e B2C. Entretanto, percebia que o software utilizado estava limitando a sua expansão no mercado digital. Foi neste contexto que a empresa decidiu migrar a sua loja virtual para o VTEX IO, framework de desenvolvimento da Plataforma VTEX. 

Nas palavras de Denis Chiodi, Supervisor de Sistemas da Santa Helena, “Em 2020, devido ao cenário de pandemia, a Santa Helena incentivou a estratégia de vendas em canais digitais. A abertura da loja virtual foi uma maneira de ofertar com ainda mais força, conveniência e praticidade, inclusive pelo momento do país e do mundo. Nesse processo de investimento em equipe, tecnologia e marketing para levar o melhor do amendoim ao alcance de todos, sentimos a necessidade de trocar a plataforma de e-commerce, pois a ferramenta anterior não atendia a nossa estratégia de crescimento. Hoje, percebemos como foi importante essa escolha para o crescimento de nossas vendas e o desenvolvimento do processo de e-commerce na empresa, gerando vantagem competitiva em um ano de muitos desafios.”

Conheça o VTEX IO

Antes de entender como se deu o processo de desenvolvimento da Conta Franquia no e-commerce da Santa Helena, é preciso conhecer um pouco melhor os diferenciais do VTEX IO. Com a proposta de trazer a realidade dos apps para o mundo da web, o IO permite a construção de diversas aplicações e funcionalidades personalizadas. Afinal, ele visa otimizar o tempo de implantação e evolução de uma loja virtual, para que os desenvolvedores e lojistas possam se concentrar ainda mais na Experiência do Usuário (UX).

Dentre os seus principais diferenciais está a presença de novas tecnologias, como o React, que é uma biblioteca JavaScript de código aberto, criada pelo Facebook em 2011, voltada para o desenvolvimento de interfaces de usuário em páginas da web. Além disso, o IO apresenta um sistema de busca inovador, através do VTEX Intelligent Search, que utiliza Inteligência Artificial (IA), a fim de compreender a intenção dos consumidores e trazer resultados de pesquisa relevantes. Isso sem mencionar que ele também conta com diversos aplicativos prontos na App Store da VTEX, criados pelo ecossistema da plataforma e pelo programa de afiliados.

O que é uma Conta Franquia?

Agora que você já conhece o VTEX IO, deve estar se questionando sobre o que é uma Conta Franquia na VTEX. O primeiro ponto que você precisa entender é que existem dois tipos de conta: normal e franquia. No caso da Conta Franquia, ela é independente, apresentando, portanto, logística, gestão de pedidos e preços próprios. No entanto, ocorre o compartilhamento do catálogo de um ambiente principal. 

Para compreender com mais nitidez, saiba como a Conta Franquia funcionará, na prática, no e-commerce B2C da Santa Helena. A marca vai operar com a loja matriz, ou seja, com o próprio centro de distribuição da empresa, e com as Contas Franquias, que são basicamente parceiros comerciais que já vendem os produtos da Santa Helena (sellers).

O catálogo de produtos é realizado pela própria marca, no qual todos os sellers só podem comercializar os itens que a Santa Helena insere nele. Entretanto, cada parceiro tem a liberdade para contratar a própria transportadora, controlar o próprio estoque e os seus preços. Sendo assim, quando o consumidor final entra na loja e acessa a página de um produto, é solicitado o seu CEP, e baseando-se neste dado, o e-commerce exibirá  na buybox, o valor e o frete de todos os sellers que entregam para aquela determinada localidade. Desta maneira, o cliente é livre para decidir em qual deles comprará o item.

Buybox exibindo as opções de compra.

É válido destacar que cada seller possui um ambiente separado na VTEX, tendo a possibilidade de visualizar os seus pedidos. Enquanto a matriz, tem acesso a todos os pedidos realizados, até mesmo pelos franqueados. Além disso, ela compete com eles, em preço e frete.  

O desenvolvimento da Conta Franquia na Santa Helena

Um dos grandes diferenciais do VTEX IO para a criação da Conta Franquia na Santa Helena foi a presença do React. Por ser uma tecnologia reativa, possibilita realizar ações que reagem a mudanças de estado. Portanto, as Contas Franquias, que funcionam como sellers na VTEX, herdam o catálogo da “conta pai”, mas permitem o cadastro do estoque, logística, pagamentos e preços diferentes, como já mencionamos acima. 

Outro destaque do React foi a possibilidade de regionalizar a loja. Por exemplo, se o CEP inserido pelo cliente for referente ao estado de Minas Gerais, a VTEX priorizará os itens que estiverem disponíveis para essa região, com o melhor preço e data de entrega, significando, portanto, que o item comprado será a melhor oferta. 

Entretanto, este formato de operação ocorre, apenas, se o item for adquirido diretamente nas páginas de catálogos, como categoria, pesquisa, departamento ou prateleiras. Pois na página do produto, a buybox lista todas as opções contendo o preço do item e o tempo e valor da entrega, para que o próprio cliente escolha de qual Conta Franquia deseja comprar. Mas é importante mencionar que os sellers exibidos são de acordo com a região apontada pelo consumidor através do CEP.

Algumas das grandes vantagens deste tipo de operação são: trazer mais opções aos clientes, em relação ao preço e ao tempo de entrega dos itens; evitar perda de vendas por falta de produtos em estoque, já que além do centro de distribuição, também é utilizado o estoque de cada seller; e otimizar a logística. Sem dúvidas, é uma ótima alternativa para empresas que trabalham com variação de preço, estoque e logística para cada estado. 

Vamos juntos

Quer saber mais sobre Conta Franquia na VTEX ou deseja levar este recurso para o seu e-commerce? Entre em contato conosco! A M3 é VTEX Partner e especialista em implantação e evolução de e-commerces na plataforma. Juntos, podemos conduzir o seu e-commerce a um próximo nível!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI