Dia das Mães: Aumente o número de vendas do seu e-commerce

20 de ABR, 2020 por Pablo Ribeiro
Prepare o seu e-commerce para o Dia das Mães!

Uma das datas mais importantes para o e-commerce está se aproximando: o Dia das Mães. Neste ano, a comemoração acontecerá no dia 10 de maio e será uma grande oportunidade para aumentar o número de vendas do seu e-commerce mediante o contexto econômico delicado ao qual estamos inseridos, por efeito da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Segundo a Ebit/Nielsen – empresa de mensuração e pesquisa de dados sobre o comércio eletrônico – o e-commerce brasileiro alcançou um faturamento de R$ 2,2 bilhões em vendas durante o Dia das Mães em 2019. O que aponta um aumento de 5% comparado ao mesmo período em 2018. A data é considerada a segunda mais relevante para o varejo nacional, ficando atrás apenas do período do Natal, que também compreende a Black Friday.

Os segmentos que mais se destacam nesta data são moda e acessórios, perfumaria e cosméticos, casa e decoração. Apesar das incertezas trazidas pela pandemia, a ocasião é bastante oportuna para movimentar a economia, principalmente, devido à relevância da data. Tenha em mente que, neste momento, os produtos se tornam símbolos de gratidão e amor e é este ponto que você precisa evidenciar. Um argumento que pode ser utilizado e se adequa ao cenário atual é o fato das pessoas terem a possibilidade de presentear suas mães, sem sair da proteção de suas casas, através do comércio eletrônico.

Quer se destacar da concorrência e aumentar o número de vendas do seu e-commerce durante o Dia das Mães deste ano? Então, se atente às dicas que apresentaremos neste artigo e esteja pronto para a data.

Saiba como se planejar para o Dia das Mães

Para que a oportunidade não se transforme em um pesadelo, é preciso se planejar, tanto no que diz respeito à logística da sua loja virtual quanto nas ações de marketing que podem ser executadas a fim de atrair os consumidores para o seu e-commerce ao invés da concorrência. Estes fatores quando realizados apropriadamente agregam positivamente no faturamento de uma empresa. A seguir, você poderá conferir como se planejar para esta data importantíssima.

Da logística ao atendimento

Um quesito que não pode ser desconsiderado para obter um resultado positivo e conquistar os clientes é a questão da entrega, afinal, o objetivo dos consumidores é estar com o presente nas mãos na data específica. Portanto, proporcionar diferentes opções de entrega é uma ótima alternativa para que o cliente opte por aquela que for mais conveniente para ele.

Se atentar à estabilidade da plataforma durante os picos de acesso também é fundamental. A demora de carregamento das páginas e a instabilidade do site são um prato cheio para o aumento da taxa de abandono de carrinho em um e-commerce, certamente o que você não deseja que aconteça. 

Não só em datas importantes, o setor de atendimento de uma loja virtual precisa ser atencioso e eficiente para dar o suporte necessário ao cliente se for preciso. Neste ponto, ou sua loja vai produzir um excelente posicionamento ou um péssimo. Saiba que todos este fatores são extremamente significativos para fidelizar os clientes e gerar marketing espontâneo.

Campanha de marketing digital

As ações corretas de marketing são as responsáveis por atrair os consumidores até a sua loja. Além de trazer a visibilidade que você deseja, também cria o posicionamento da sua marca na mente das pessoas. Perceba que ele tem uma grande influência no resultado do seu e-commerce. Aqui é a sua chance de explorar um conceito. Saiba que para comercializar um produto, você precisa antes vender uma ideia, um desejo, o que a sua marca representa.

Portanto, para que você chame a atenção dos consumidores para o seu e-commerce, trace alguns planos de marketing digital para divulgar a data, já que estamos falando especificamente do Dia das Mães. Lembre-se que é essencial que as ações sejam feitas com antecedência para que o presente seja comprado antes e chegue na data ideal. Para isso, os banners do site precisam estar voltados para a campanha, as redes sociais da marca também necessitam estar totalmente alinhadas nesta mesma proposta, enviar e-mail marketing para os seus leads é uma ótima tática, bem como investir em remarketing através dos anúncios patrocinados. 

Outras duas estratégias interessantes que podem ser executadas, caso a sua plataforma permita, são o cross-selling e o upselling. Cross-selling diz respeito aos produtos complementares ao elemento visualizado pelo consumidor, que podem ser oferecidos também. Já o upselling é uma tática em que você oferece ao cliente um produto melhor e, normalmente mais caro, comparado àquele que o interessou a princípio, seu principal objetivo é elevar o ticket médio.

Para atrair ainda mais, você pode criar uma ação promocional concedendo alguma vantagem ao consumidor. Crie uma condição, por exemplo, ‘Na compra do produto X, você leva uma necessaire’ ou ainda ‘Nas compras acima de X, você leva uma ecobag”. A ideia aqui é mostrar que a sua loja é a melhor opção para ele. Tenha certeza! Através destas medidas, você ficará à frente da concorrência.

Para saber melhor como atrair mais e obter um número maior de vendas? Entre em contato conosco! Nosso time de especialistas em performance digital está pronto para te orientar! E para você que deseja ficar antenado a todas as datas importantes para o e-commerce, baixe gratuitamente o Calendário do E-commerce 2020.

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta