ERP grátis: Conheça 3 opções para a sua empresa

12 de SET, 2019 por Pablo Ribeiro

O ERP grátis pode ser a solução perfeita para você administrar ainda melhor a sua empresa. Saiba melhor sobre ele neste artigo.

O Enterprise Resource Planning ou simplesmente ERP é um software de gestão empresarial que integra, em um só sistema, informações de diversas áreas, como contabilidade, vendas, marketing etc. Seu principal objetivo é possibilitar que as empresas tenham maior assertividade na tomada de decisão e sucesso nos negócios. 

Ao utilizar um ERP, o gestor de um negócio consegue ter uma visão macro da sua empresa, o que acaba sendo uma forma de poupar recursos. Desde a apuração de impostos a administração de pessoal, do faturamento até o balanço contábil, de compras a fluxo de caixa, de inventário de estoque a contas a receber etc. Essa ferramenta caiu nas graças dos empreendedores digitais justamente por sua capacidade de centralizar informações. Além disso, a produtividade aumenta.

Pensando em poupar os custos de mais uma ferramenta, alguns empreendedores não consideram a hipótese de adotar um sistema ERP, mesmo apresentando tantas vantagens. Por isso, vamos apresentar 3 opções de ERPs gratuitos. São soluções que podem ser definitivas em seu negócio ou apenas uma porta de entrada para testar a eficiência do sistema antes de contratar uma solução definitiva.

erp grátis

Confira as principais vantagens do ERP

Antes de tudo, selecionamos as principais vantagens de um sistema ERP para o seu e-commerce. Confira abaixo:

  • Acelera o processo de colaboração entre os funcionários e os departamentos, através do fornecimento de um banco de dados integrado, onde cada setor possui informações canalizadas para um único local centralizado.
  • Melhora o gerenciamento do estoque devido ao reforço do gerenciamento da cadeia de suprimentos, resultando em prazos menores para a entrega, entregas mais pontuais, entre outros.
  • Garante a segurança dos dados da sua empresa. É possível definir quem pode visualizar e editar determinadas informações, por exemplo.
  • Você poderá  interagir melhor com o seu público-alvo, desde o marketing direcionado até o atendimento e a finalização da compra, devido à capacidade do ERP de oferecer o acompanhamento e a percepção de todos os pontos do processo.
  • Além de ser possível implementar o software de acordo com as necessidades específicas do seu negócio, ou seja, você poderá personalizar conforme as suas particularidades.

Sistema ERP gratuito: Saiba se vale a pena usar

Imagine o seguinte cenário: você dispõe de todos os dados da sua empresa reunidos e pode acessá-los a qualquer momento e em qualquer lugar. Pois, então! O ERP faz isso e muito mais. No entanto, precisamos deixar claro que nem tudo são flores. Durante a implantação do ERP, toda a cultura organizacional da empresa passa por algumas transformações. Até que os novos processos estejam perfeitamente ajustados, as jornadas de trabalho podem ficar um pouco mais confusas.

Daí a importância em escolher com cuidado o ERP, principalmente se ele for gratuito. Afinal, softwares gratuitos, geralmente, não contam com consultorias e suporte, o que auxiliariam bastante no período de adaptação à ferramenta.

O ERP grátis é uma opção para fugir das cobranças mensais que os softwares mais sofisticados fazem. Por outro lado, ao contratar um ERP gratuito de código aberto, é preciso contar com a ajuda de um desenvolvedor ou programador para customizá-lo. Portanto, é necessário estudar bastante os gastos e ver qual opção vale mais a pena para a sua empresa.

ERP grátis: 3 opções para escolher

A boa notícia é que existem diversas opções de ERP gratuito atualmente. Basta escolher aquela que melhor se adequa às necessidades da sua empresa. Para te dar uma mãozinha, selecionamos três delas. Confira a seguir:

MarketUp

“Gestão completa para o seu negócio”. É desta forma que a MarketUp se apresenta em seu site. Essa solução é oferecida pelo Sebrae, especialmente para empresas de pequeno e médio porte. Quem arca com os custos do licenciamento do software é o próprio Sebrae. Por outro lado, se for necessário contratar um especialista para lidar com o ERP, ele precisa ser contratado junto à MarketUp (ou pelo menos ter a autorização dela). 

Um diferencial interessante desse ERP é a personalização de acordo com o segmento. Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, ao escolher essa opção, seu ERP já vai vir equipado com soluções para comissões, devoluções, grade e PDV. Não há limite de vendas ou de faturamento. Todo o sistema roda na nuvem. Além disso, você poderá contar com suporte por meio da Central Sebrae.

Dolibarr

Se uma interface em inglês não é problema para você, considere o ERP Dolibarr. Desenvolvida para PMEs (pequenas e médias empresas), a Dolibarr traz soluções para todas as áreas da sua empresa: vendas, RH, logística, estoque, faturamento, contabilidade, e-mails etc. Além disso, ele também funciona como CRM (Customer Relationship Management), para que você faça a gestão do relacionamento com seus clientes. 

Com o Dolibarr, você pode contratar um desenvolvedor de sua confiança para fazer as configurações necessárias. Também há a opção de baixar plugins para melhorar sua experiência. O suporte fica por conta de um fórum, onde outros usuários e especialistas respondem perguntas sobre instalação, atualização e uso do Dolibarr.

ERP Bling

Quer unir interface em português e a possibilidade de adaptar o software como quiser, com o profissional que quiser? Então você precisa conhecer o ERP Bling. Desenvolvido no Brasil, esse ERP tem como principal vantagem a integração com as principais plataformas de e-commerce, como: VTEX, Loja Integrada, Tray Commerce e Magento .

Você pode criar a sua conta gratuitamente e utilizar o serviço por um mês. Após esse período, precisa escolher um plano, que custa a partir de R$25 por mês. Mesmo na opção mais barata, os recursos são bem completos e dispõe de: emissão de nota fiscal, gestão de estoque, vendas, frente de caixa, suporte, finanças etc. 

Pronto para aposentar as pilhas de papel e as planilhas? Escolha a melhor opção de ERP gratuito para o seu caso. Modernize a sua empresa e alavanque o seu negócio!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta