Facebook Lookalike ads

18 de ABR, 2019 por Pablo Ribeiro

Não há dúvidas de que o Facebook é a maior rede social do mundo, certo? Com quase 2 bilhões de usuários em todo o mundo, é normal que muitos empresários invistam ali para conquistar mais clientes. Porém, para um bom investimento em anúncios no Facebook, é preciso dedicação, gerenciamento e estratégias.

Vamos falar sobre o Facebook Lookalike, você já conhece? Essa estratégia de anúncio é muito importante para você que já investiu em ads na rede social, mas quer atingir o público-alvo correto de forma ainda mais elaborada. Se você ainda não conhece o lookalike ads, não tem problema! Acompanhe todas as nossas dicas, anote tudo e prepare-se para planejar seus próximos anúncios.

O que é o Facebook Ads?

Para início de conversa, vamos explicar o que é e como funciona o Facebook Ads de forma simples e rápida para que você fique cada vez mais por dentro do assunto.
Como o próprio nome já sugere, o Facebook Ads é o sistema de anúncios pagos do Facebook que oferece extensas e variadas opções de mídia de acordo com o que você deseja vender.

O Facebook Ads possibilita a opção de diferentes segmentações de público, o que permite que você trabalhe um tipo de anúncio para cada público que deseja atingir, por exemplo. É possível promover sua página, seu site, uma ação ou um post específico.

Os ads ( ou anúncios) são direcionados ao público com base em seus dados demográficos, interesses e localização e sempre devem ser muito bem pensados, planejados e executados para atingir o público-alvo correto da sua marca.

O que é o Facebook Lookalike Ads?

O Lookalike (também conhecido e traduzido para público semelhante) é um recurso que foi desenvolvido para melhorar ainda mais os resultados que você já garante com o Facebook Ads.  Ele utiliza informações relevantes que você já coletou anteriormente para encontrar novas pessoas com perfis semelhantes aos dos clientes que você já atingiu e engajou com anúncios anteriores.

O lookalike analisa a audiência que você já conquistou e busca pessoas que tenham um perfil parecido, baseado em interesses, que serão avaliadas através de páginas curtidas, produtos consumidos, sites que já acessaram, interação com outras marcas dentro do Facebook.

Como funciona o Lookalike?

O segredo do sucesso nos anúncios no Facebook é fazer sua marca aparecer para as pessoas que realmente desejam o que você tem a oferecer e vão clicar nos seus links, certo? É exatamente isso que o recurso do Lookalike faz no Facebook.

O Lookalike faz isso ao gerar uma nova listagem de pessoas a partir dos seus dados anteriores de anúncios, como já falamos por aqui.  Esses dados podem ser extraídos da própria ferramenta de análise da rede social, do pixel do Facebook, do Google Analytics ou de uma landing page.

No caso dos e-commerces, a utilização do lookalike é muito indicada, pois com ele você aumenta o seu leque de pessoas alcançadas, porém, atingindo exatamente quem é um real consumidor potencial da sua marca.

Como você direciona os seus anúncios para um público ainda mais segmentado, as chances de conversão no seu site ao utilizar o lookalike são ainda maiores. Além disso, o custo dos anúncios costuma ser cobrado por cliques, então, é muito melhor que você pague por um clique que realmente te trará o retorno que você deseja.

Uma excelente opção para quem trabalha com e-commerce é definir os seus melhores clientes como público e fonte para criar os anúncios com base no lookalike. Utilizando os seus melhores clientes como base, as suas chances de vender mais também aumentam.

Gostou das nossas dicas? Já sabe como funciona o lookalike no Facebook? Agora é só colocar em prática, monitorar e observar o aumento de vendas em sua loja. Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe que te ajudamos a esclarecer.

Aproveite para assinar nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão e compartilhe estas dicas com seus amigos nas redes sociais.

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta