Logar com o CNPJ: Nova funcionalidade para e-commerces B2B

30 de MAR, 2021 por Herdy susi

Neste artigo, você conhecerá o Logar com o CNPJ, a nova funcionalidade desenvolvida pela M3, a partir da flexibilidade do VTEX IO, voltada para e-commerces B2B – Business to Business. Aqui, mostraremos o seu funcionamento, o que propiciou a sua criação e quais as vantagens de contar com esta ferramenta na sua loja virtual.

imagem funcionalidade logar com o cnpj no vtex io
Conheça a funcionalidade Logar com o CNPJ desenvolvida pela M3 no VTEX IO.

Apresentando a funcionalidade

O modelo de negócio B2B, ou seja, empresas que comercializam os seus produtos para outras corporações, vem crescendo cada vez mais no comércio digital. Principalmente, devido à procura dos próprios consumidores B2B por formatos de compra práticos e rápidos, além da possibilidade de fazer as aquisições a qualquer momento e lugar, sem ter que aguardar a visita de um representante comercial, por exemplo. 

Entretanto, os e-commerces Business to Business têm certas particularidades que tornam as operações um pouco mais complexas em comparação aos B2C – Business to Consumer. Por isso, a importância de contar com uma plataforma versátil, que permite desenvolver funcionalidades que otimizam a gestão e as operações da loja virtual, além, é claro, de propiciar uma jornada de compra extremamente breve e descomplicada aos usuários. É neste ponto que o VTEX IO surge como uma excelente solução para garantir uma trajetória de compra ainda mais personalizada aos consumidores, seguindo as necessidades e particularidades da empresa, assim como o perfil do seu público. 

Através da flexibilidade do IO, foi possível desenvolver a funcionalidade Logar com o CNPJ, que tem como principal proposta descomplicar e agilizar a etapa de login do cliente, para que ele possa realizar uma compra, já tendo o cadastro na loja. A partir deste recurso, o consumidor tem mais uma opção para logar, no caso, utilizando o número do CNPJ e senha. Ele opera de maneira bem similar ao login através do Google ou do Facebook, muito utilizado em vendas B2C.

A seguir, você conhecerá um pouco melhor o VTEX IO e os seus diferenciais, além dos detalhes da criação do Logar com o CNPJ.

Conheça o VTEX IO

Se você já hospeda o seu e-commerce na Plataforma VTEX, mas utiliza o VTEX CMS, entenda que o VTEX IO traz tecnologias ainda mais avançadas, possibilitando aos lojistas e desenvolvedores se concentrarem na Experiência do Usuário (UX) do que com o desenvolvimento da loja em si. Mas, afinal, o que é esta nova solução da plataforma?

O IO nada mais é do que um framework de desenvolvimento da VTEX, ou seja, um conjunto de códigos prontos, que tem como principal objetivo oferecer soluções de negócio com mais agilidade e total segurança. Ele permite criar funcionalidades, temas e aplicações personalizadas, trazendo a realidade dos apps para a web. Dentre os seus principais destaques estão: 

  • A presença de novas tecnologias, como o React, biblioteca JavaScript criada pelo Facebook, que flexibiliza a criação de interfaces para o usuário; 
  • VTEX Intelligent Search, que utiliza Inteligência Artificial (AI) para compreender a intenção dos usuários e trazer resultados de busca mais relevantes. Através deste sistema, é possível que os lojistas promovam itens de acordo com o que os consumidores mais procuram. Além de permitir que os clientes adicionem o produto pesquisado no carrinho, sem sair da busca;
  • Com o IO, a loja está pronta para se tornar um PWA – Progressive Web App -, propiciando criar aplicações web e inserir funcionalidades, que, antes, só eram possíveis em aplicativos nativos;
  • Apresenta estrutura de serverless computing – computação sem servidor -, no qual toda a programação é realizada na nuvem;
  • Possibilita utilizar diversos aplicativos prontos, criados pelo ecossistema da plataforma e disponibilizados na App Store da VTEX etc.

Criação da funcionalidade Logar com o CNPJ

O formato de vendas on-line B2B possui algumas particularidades que o B2C não tem, além de variar conforme as necessidades de cada empresa. Uma delas está relacionada ao acesso completo à loja. Algumas instituições deixam o e-commerce liberado para todos os usuários, exigindo valor ou quantidade mínima para a compra. Outras, por sua vez, liberam o acesso completo à loja e a possibilidade de comprar, apenas, para os usuários que já possuem cadastro aprovado. E ainda, existem algumas que criam a conta para o cliente, segmentando ainda mais o seu público. 

Independentemente da maneira como você opera, a funcionalidade Logar com o CNPJ agregará bastante na experiência de consumo dos usuários, após o seu devido cadastro. Através do VTEX Master Data – módulo presente na VTEX -, os dados preenchidos pelos consumidores ficam salvos e a partir da funcionalidade, o cliente poderá fazer o login, seja para realizar uma compra ou para ter acesso completo ao e-commerce, a partir do seu CNPJ, já cadastrado.

Utilização do Protocolo OAuth 2.0

Na hora do usuário fazer o login, uma das opções que aparecerá será a de logar com o CNPJ. Esta funcionalidade é baseada no Protocolo OAuth 2.0, permitindo uma fácil  integração à loja, sem deixar de lado a segurança, que é tão fundamental para o lojista e para os consumidores. Entenda que o OAuth 2.0 é um protocolo de autorização, responsável por permitir que uma aplicação se autentique em outra. Por isso, o Logar com o CNPJ consegue dispensar o fornecimento de outras informações que costumam ser solicitadas durante o login.

Um dos grandes destaques do VTEX IO para a criação desta funcionalidade foram os ‘Serviços’ disponibilizados pela solução. Mas você deve estar se questionando: O que são estes ‘Serviços’? Numa explicação sucinta, eles são, basicamente, o modo como rodam os códigos em Node.js ou .NET na infraestrutura do IO. Através deles, foi possível implementar o Protocolo OAuth 2.0 de uma maneira prática, sem depender de hospedagens de terceiros.

Outro diferencial da funcionalidade é a possibilidade dela ser facilmente adaptada para utilizar outros dados do cliente, como o número de telefone ou CPF, garantindo, assim, maior aderência ao negócio do lojista, de acordo com as suas especificidades, objetivos e estratégias.

Leve o Logar com o CNPJ para o seu e-commerce

No decorrer deste artigo, você pôde perceber alguns destaques do VTEX IO e, consequentemente, as vantagens de contar com ele para o crescimento do seu e-commerce. Além de conhecer a funcionalidade Logar com o CNPJ, destinada às lojas virtuais que atuam no B2B e compreender os benefícios que ela pode proporcionar para que você ofereça uma experiência ainda mais simples e rápida aos seus clientes durante o login.

Quer saber mais sobre o VTEX IO? Então, baixe, gratuitamente, o e-book “Desvendando o VTEX IO”. E para entender um pouco melhor o funcionamento da funcionalidade e levá-la para a sua loja virtual, entre em contato conosco. Vamos, juntos, levar o seu e-commerce a um próximo nível.

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI