M3 cria Segmentação Regionalizada para a Bunge através da VTEX
Neste artigo, você saberá como foi possível desenvolver a funcionalidade de Segmentação Regionalizada no e-commerce da Bunge Brasil, por meio da Plataforma VTEX. Além disso, saberá a sua relevância e os seus benefícios para a empresa.

A Bunge é uma multinacional do segmento de agronegócio, alimentos e bioenergia. Foi fundada em 1818, em Amsterdã, na Holanda, e está no Brasil há mais de cem anos, atuando como uma das principais empresas do setor. Apesar do projeto de investir no mercado digital já ser antigo, a implantação do e-commerce da marca aconteceu, de fato, no início de 2020, quando a pandemia e a necessidade do isolamento social deixou ainda mais evidente a importância de contar com canais de venda digitais. Foi neste contexto que a parceria com a VTEX e a M3 iniciou.
A empresa opera em formato B2B, ou seja, Business to Business, que traduzido para o português significa Negócio para Negócio. Afinal, estamos falando de uma instituição cujo consumidor é uma outra empresa. Sendo assim, ela apresenta algumas particularidades que não são muito comuns em estabelecimentos B2C – Negócio para Consumidor -, como é o caso de políticas comerciais distintas de região para região e de acordo com o perfil de cada cliente, o que acaba tornando a gestão do e-commerce ainda mais complexa.
Portanto, na hora de implementar a loja virtual da Bunge, que antes só atendia pelo sistema tradicional de representantes comerciais, a M3 precisava criar artifícios que possibilitassem o pleno funcionamento do e-commerce, em conformidade com as particularidades da empresa. Por isso, desenvolvemos a funcionalidade Segmentação Regionalizada. Por meio dela, foi possível oferecer um preço diferente em cada região do país, em conjunto com a segmentação utilizada pelos revendedores, para, assim, atender melhor a realidade da região.
O desenvolvimento da funcionalidade
Sem dúvidas, a flexibilidade e a versatilidade da Plataforma VTEX foram fundamentais para atender às expectativas e necessidades da Bunge. A VTEX é o maior player de e-commerce da América Latina e considerada pelos institutos Gartner e Forrester como uma das líderes globais de soluções de e-commerce. Ela opera como SaaS – ou seja, Software como Serviço – e possui código multi-tenant, auto escalável e extensível, por isso, tem a capacidade de hospedar diversas lojas e proporcionar excelente escalabilidade e velocidade a todas elas. Além disso, está pronta para operar em diversos formatos e em variados segmentos.
O grande diferencial da VTEX, que propiciou o desenvolvimento da Segmentação Regionalizada, foi a possibilidade de selecionar o catálogo vigente na loja, por meio da funcionalidade de política comercial e de diferenciação de valor, possibilitada pelas tabelas de preço. Desta maneira, foi possível criar um valor para diferentes segmentos de clientes. Em suma, a plataforma propiciou que a política comercial e as tabelas de preço fossem associadas a um segmento específico de cliente, de acordo com a estratégia da Bunge.
Durante a construção da funcionalidade, o maior desafio encontrado foi realizar o redirecionamento automático do revendedor para a política comercial que rege o seu estado cadastrado. Como solução, salvamos um controle customizado com uma relação de política comercial para cada estado. Desta maneira, ao ler o estado cadastrado no endereço de entrega principal, o redirecionamento era feito automaticamente.
Quais tipos de e-commerce podem se beneficiar com a Segmentação Regionalizada?
A prática de várias políticas comerciais distintas é muito comum em e-commerces B2B, como mencionamos anteriormente. Entretanto, qualquer segmento que deseje ter um catálogo diferente por regiões do país, juntamente com um preço para cada segmento, pode se beneficiar com a funcionalidade de Segmentação Regionalizada.
Também desenvolvemos algo similar no e-commerce do supermercado Super ABC. Nesta loja, seguimos o mesmo princípio de política comercial com tabelas de preço realizada no e-commerce da Bunge. Mas, neste caso, por ser uma loja de varejo, tivemos um cenário mais simples, pois não houve segmentação de clientes. A implementação foi realizada utilizando um pop-up para regionalizar, em que o usuário só necessita inserir a sua localização, para que o e-commerce segmente os produtos e o preço por região.
Vamos juntos
O seu e-commerce conta com um cenário similar ao da Bunge, em que é necessário fazer a segmentação de preços de acordo com a região e com o perfil do seu cliente? Então, entre em contato conosco e leve a funcionalidade de Segmentação Regionalizada para a realidade da sua loja! O time M3 é VTEX Partner e especialista em implantação, evolução e migração de e-commerces na plataforma.
Mas se você ainda não é uma loja VTEX e quer saber mais sobre a plataforma, clique aqui e leia o artigo “Conheça a VTEX de ponta a ponta: História, diferenciais e muito mais”.
Juntos, podemos levar o seu e-commerce a um próximo nível!