M3 cria Segmentação Regionalizada para a Bunge através da VTEX

11 de DEZ, 2020 por Pablo Ribeiro

Neste artigo, você saberá como foi possível desenvolver a funcionalidade de Segmentação Regionalizada no e-commerce da Bunge Brasil, por meio da Plataforma VTEX. Além disso, saberá a sua relevância e os seus benefícios para a empresa.

imagem segmentação regionalizada em e-commerce vtex

A Bunge é uma multinacional do segmento de agronegócio, alimentos e bioenergia. Foi fundada em 1818, em Amsterdã, na Holanda, e está no Brasil há mais de cem anos, atuando como uma das principais empresas do setor. Apesar do projeto de investir no mercado digital já ser antigo, a implantação do e-commerce da marca aconteceu, de fato, no início de 2020, quando a pandemia e a necessidade do isolamento social deixou ainda mais evidente a importância de contar com canais de venda digitais. Foi neste contexto que a parceria com a VTEX e a M3 iniciou.

A empresa opera em formato B2B, ou seja, Business to Business, que traduzido para o português significa Negócio para Negócio. Afinal, estamos falando de uma instituição cujo consumidor é uma outra empresa. Sendo assim, ela apresenta algumas particularidades que não são muito comuns em estabelecimentos B2C – Negócio para Consumidor -, como é o caso de políticas comerciais distintas de região para região e de acordo com o perfil de cada cliente, o que acaba tornando a gestão do e-commerce ainda mais complexa.

Portanto, na hora de implementar a loja virtual da Bunge, que antes só atendia pelo sistema tradicional de representantes comerciais, a M3 precisava criar artifícios que possibilitassem o pleno funcionamento do e-commerce, em conformidade com as particularidades da empresa. Por isso, desenvolvemos a funcionalidade Segmentação Regionalizada. Por meio dela, foi possível oferecer um preço diferente em cada região do país, em conjunto com a segmentação utilizada pelos revendedores, para, assim, atender melhor a realidade da região.

O desenvolvimento da funcionalidade

Sem dúvidas, a flexibilidade e a versatilidade da Plataforma VTEX foram fundamentais para atender às expectativas e necessidades da Bunge. A VTEX é o maior player de e-commerce da América Latina e considerada pelos institutos Gartner e Forrester como uma das líderes globais de soluções de e-commerce. Ela opera como SaaS – ou seja, Software como Serviço – e possui código multi-tenant, auto escalável e extensível, por isso, tem a capacidade de hospedar diversas lojas e proporcionar excelente escalabilidade e velocidade a todas elas. Além disso, está pronta para operar em diversos formatos e em variados segmentos.

O grande diferencial da VTEX, que propiciou o desenvolvimento da Segmentação Regionalizada, foi a possibilidade de selecionar o catálogo vigente na loja, por meio da funcionalidade de política comercial e de diferenciação de valor, possibilitada pelas tabelas de preço. Desta maneira, foi possível criar um valor para diferentes segmentos de clientes. Em suma, a plataforma propiciou que a política comercial e as tabelas de preço fossem associadas a um segmento específico de cliente, de acordo com a estratégia da Bunge.

Durante a construção da funcionalidade, o maior desafio encontrado foi realizar o redirecionamento automático do revendedor para a política comercial que rege o seu estado cadastrado. Como solução, salvamos um controle customizado com uma relação de política comercial para cada estado. Desta maneira, ao ler o estado cadastrado no endereço de entrega principal, o redirecionamento era feito automaticamente.

Quais tipos de e-commerce podem se beneficiar com a Segmentação Regionalizada?

A prática de várias políticas comerciais distintas é muito comum em e-commerces B2B, como mencionamos anteriormente. Entretanto, qualquer segmento que deseje ter um catálogo diferente por regiões do país, juntamente com um preço para cada segmento, pode se beneficiar com a funcionalidade de Segmentação Regionalizada.

Também desenvolvemos algo similar no e-commerce do supermercado Super ABC. Nesta loja, seguimos o mesmo princípio de política comercial com tabelas de preço realizada no e-commerce da Bunge. Mas, neste caso, por ser uma loja de varejo, tivemos um cenário mais simples, pois não houve segmentação de clientes. A implementação foi realizada utilizando um pop-up para regionalizar, em que o usuário só necessita inserir a sua localização, para que o e-commerce segmente os produtos e o preço por região.

Vamos juntos

O seu e-commerce conta com um cenário similar ao da Bunge, em que é necessário fazer a segmentação de preços de acordo com a região e com o perfil do seu cliente? Então, entre em contato conosco e leve a funcionalidade de Segmentação Regionalizada para a realidade da sua loja! O time M3 é VTEX Partner e especialista em implantação, evolução e migração de e-commerces na plataforma. 

Mas se você ainda não é uma loja VTEX e quer saber mais sobre a plataforma, clique aqui e leia o artigo “Conheça a VTEX de ponta a ponta: História, diferenciais e muito mais”.

Juntos, podemos levar o seu e-commerce a um próximo nível!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI