Ciashop by TOTVS: Conheça a nova VTEX CWB

18 de MAIO, 2020 por Pablo Ribeiro

Neste artigo, você poderá conferir a fusão da Ciashop by TOTVS com a VTEX e os seus desdobramentos tanto para o mercado digital quanto para os clientes da antiga Ciashop.

Saiba tudo sobre a fusão da Ciashop by TOTVS com a VTEX.

A empresa Ciashop foi fundada em 1998, na cidade de Curitiba, sendo pioneira no mercado do comércio eletrônico brasileiro, através do fornecimento de plataforma e outras soluções para e-commerces. Em 2013, grande parte do capital da companhia foi adquirido pela TOTVS, uma das maiores empresas de desenvolvimento de software de gestão no Brasil. Após a transação, motivada pelo crescimento constante e significativo da Ciashop, ela se tornou Ciashop by TOTVS.

Mas, os negócios não pararam por aí. Em meados de 2019, a TOTVS firmou uma Joint Operation com a VTEX, plataforma de cloud commerce líder no mercado brasileiro e com influência em mais de 25 países.  A partir desta parceria, os portfólios das duas empresas se uniram, com o objetivo de distribuir e desenvolver soluções de softwares inovadores, principalmente, para contribuir com as operações Omnichannel dos e-commerces do mercado brasileiro.

A aquisição da Ciashop by TOTVS foi a outra consequência da Joint Operation. Desta maneira, os sócios fundadores da Ciashop passaram a ser sócios da VTEX, e a sede da empresa, em Curitiba, se tornou o escritório VTEX CWB. A fusão entre as companhias formou uma empresa com 500 colaboradores, 3.000 lojas on-line, presença em 28 países e responsável por 15 bilhões de GMV – traduzido para o português, Volume Bruto de Mercadorias. A integração da Ciashop e da VTEX veio para potencializar ainda mais o mercado do e-commerce não só no Brasil, mas em nível global. 

Desdobramentos da fusão

Como consequência da união das empresas, os clientes da Ciashop precisarão migrar para outra plataforma antes do dia 31/12/2020, período em que as duas soluções de plataforma Ciashop – Premium e Essential – serão descontinuadas. Todos os clientes Ciashop terão direito à plataforma VTEX, com isso, a empresa garante que as lojas sofram menos impactos possíveis. Desta maneira, eles poderão se beneficiar com as funcionalidades VTEX e contar com todo o suporte do time Ciashop. A principal recomendação é que os clientes Premium migrem para a plataforma VTEX, por serem lojas de grande porte e necessitarem de uma plataforma mais robusta. E que os clientes Essential, façam a migração para a Loja Integrada, que também pertence à VTEX.

Os clientes Ciashop tiveram até o final de outubro do ano passado para transferirem o seu contrato para a VTEX sem reajuste na transferência contratual. Apesar das metodologias de cobrança entre as duas plataformas serem diferentes, o Custo Total de Propriedade (CTP) se manteria igual por meio da assinatura do novo contrato até a data estipulada. A principal diferença para quem ainda não fez a mudança, está na alteração do CTP das plataformas.

Em relação à cobrança pela utilização da plataforma VTEX, ela só começará a ser feita após o Go Live ou 6 meses depois da data da assinatura do contrato. Desta forma, o lojista não precisará pagar o custo das duas plataformas simultaneamente. Após o processo de migração, a plataforma Ciashop ainda ficará ativa por 60 dias sem nenhum custo, caso o cliente precise fazer alguma consulta na loja antiga. Ao final deste período, ela será apagada permanentemente.

Vantagens de migrar para a VTEX

A plataforma VTEX, como falamos anteriormente, é líder no mercado do e-commerce brasileiro. Ela opera como Software as a Service, portanto as melhorias e atualizações são realizadas pela própria VTEX, e não, pelos lojistas. A seguir, listamos as principais vantagens e funcionalidades da plataforma VTEX:

  • Conta com Smartcheckout™ e One Click Buy, permitindo que os consumidores finalizem as suas compras em poucos passos;
  • Multi idioma e multi moeda, possibilitando a venda em outros países também;
  • CMS Integrado (Sistema de Gestão de Conteúdo), a fim de que você ofereça uma experiência inigualável através de conteúdos totalmente personalizados;
  • Permite gerar teste A/B a partir do desenvolvimento de duas páginas diferentes de um produto, por exemplo, com o objetivo de identificar qual delas proporciona maior número de vendas e conversões;
  • Possibilita o pagamento em dois cartões distintos numa mesma compra;
  • Viabiliza a integração com marketplaces, permitindo selecionar os produtos que deseja vender e estipular um valor diferente do seu e-commerce, dependendo da estratégia;
  • A plataforma também permite operar como um marketplace;
  • Possui integração nativa com o Mercado Livre;
  • Apresenta escalabilidade de 100% na Amazon AWS, o que pode ser testificado pelo seu ótimo desempenho durante os picos de acesso na Black Friday sem ter instabilidade;
  • Exibe excelente velocidade;
  • Possui grande número de gateways de pagamentos integrados;
  • Possibilita utilizar banco de dados para customizações através do Master Data;
  • Permite a integração do PDV (Ponto de Venda) de lojas físicas ao e-commerce, através do VTEX InStore;
  • Por meio da funcionalidade VTEX Log, traz mais facilidade ao lojista no comparativo entre os valores e as performances de diversas transportadoras;
  • E graças à ferramenta VTEX Tracking, permite que os consumidores acompanhem o status do pedido em tempo real no canal que desejarem (e-mail, WhatsApp e SMS).

Estas e outras particularidades tornam a plataforma VTEX uma gigante no mercado e uma excelente opção para migrar, ou mesmo, implantar a sua loja virtual. Ela sempre busca soluções inovadoras e acompanha as demandas do comércio eletrônico para entregar o que há de mais tecnológico e eficaz.

Migração: A escolha do parceiro certo

O processo de migração é bastante complexo, e quando realizado por profissionais que não são totalmente capacitados, pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Por isso, antes de realizar a migração, certifique-se que você tem por perto uma agência de performance digital especializada e que realmente entenda do assunto. Desta forma, você evitará enormes prejuízos futuros e garantirá o crescimento do seu e-commerce. 

A M3 é uma agência focada nos resultados de cada loja/cliente. Somos certificados pela VTEX com o selo VTEX Implementation Expert Advanced, devido à nossa propriedade no que diz respeito aos recursos e funcionalidades da plataforma, e fazemos parte do Quadrante VTEX, formado pelas agências que mais se destacam no VTEX Partner, ou seja, no programa de parceiros da plataforma.

Deseja saber mais sobre a plataforma VTEX e entender melhor como funciona o processo de migração? Entre em contato conosco! O M3 Squad está pronto para levar o seu e-commerce a um próximo nível. Vamos juntos!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta