Saiba a importância do Gerente de E-commerce

3 de AGO, 2020 por ComSchool

Com a expansão do comércio eletrônico por conta da pandemia, onde o setor registrou 100 mil novas lojas virtuais entre o começo de março e o final de abril – segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) – , a procura por gerente de e-commerce também acompanhou esse crescimento.

Mas além desse posto, se você busca se preparar para ser um gerente de e-commerce bem-sucedido, é importante capacitar-se para aproveitar essas e outras oportunidades. Pois de acordo com o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, a expectativa é de que teremos 250 mil novos e-commerces no país até o final de 2020.

A estabilidade do setor, que ao longo dos 25 anos de história no país sempre teve crescimento acima de 10% ao ano, é um dos motivos que atraem tantas empresas para o meio digital. Outras características como agilidade, simplicidade e baixo investimento também estão entre os principais motivos.

Se você quer se preparar para a expansão do comércio eletrônico, no texto de hoje, vamos explicar o papel que o gerente de e-commerce possui e o impacto de suas escolhas para o sucesso da operação.

imagem a importância do gerente de e-commerce
Entenda a importância do Gerente de E-commerce

O que faz um gerente de E-commerce?

Assim como um maestro dentro de uma orquestra, o gerente de e-commerce tem o papel de “reger” a operação para conquistar mais performance e ganhos.

O profissional que ocupa este posto precisa ter uma visão estratégica do negócio para encontrar pontos de melhoria, seja para a jornada de compra do cliente ou para mais agilidade dentro da empresa.

Para que o gerente de e-commerce tenha sucesso nas operações, é importante que ele apresente um perfil multidisciplinar e experiências em algumas áreas, o que fornecerá insights valiosos para mais resultados.

Para entender quais são as habilidades esperadas para o gerente de e-commerce bem-sucedido, separamos algumas dicas com as qualidades mais buscadas entre os recrutadores das principais lojas virtuais no mercado.

Quais são os diferenciais de conhecimento para o profissional dessa área?

Como falamos anteriormente, por conta de sua responsabilidade e protagonismo dentro da operação, o gerente de e-commerce precisa de uma série de habilidades e um vasto repertório para tomar decisões mais assertivas.

Pensando nisso, conheça quais são as qualidades mais buscadas entre os profissionais dessa área.

Análises de dados e acompanhamento de KPIs

Para ter bons resultados em suas ações, o gerente de e-commerce precisa ter o perfil analítico, sempre monitorando os KPIs (Key Performance Indicators, ou em tradução livre, principais indicadores de performance), para o crescimento da loja virtual.

Este profissional deve saber Google Analytics, pois a ferramenta dará uma visão do comportamento de visitante ou cliente no site. Com isso, as decisões tomadas com os números serão mais efetivas.

Entender de planejamento

Outra qualidade que o gerente de e-commerce precisa ter para o seu sucesso, é o pensamento estratégico com o planejamento. Portanto, este profissional deve estar antenado ao que acontece no mercado, seja para a implantação de um e-commerce consistente, ou como isso pode ser uma oportunidade para sua empresa.

Logística e Faturamento de Pedidos

É impossível pensar em um e-commerce sem a gestão da logística e do faturamento de pedidos. E neste momento, o gerente de e-commerce tem grande protagonismo.

De nada adiantará as outras etapas da loja virtual estarem alinhadas se esses setores apresentam demoras ou problemas. Então, caberá ao gerente de e-commerce encontrar soluções capazes de dar mais agilidade à sua equipe para a emissão e despacho de pedidos, evitando que impacte outras etapas da operação.

Conhecimento das principais plataformas

Todo gestor de loja virtual necessita entender das principais plataformas do mercado que podem ser utilizadas na loja virtual. Sendo assim, conhecer ferramentas de CRM, ERPs, Gateways de Pagamento e outras soluções, é uma das habilidades buscadas no gerente de e-commerce.

Saber de Omnichannel e Multicanalidade

Extrair o melhor que cada canal pode oferecer, além de trabalhar como meios para interação e vendas, é algo que o gerente de e-commerce deve saber para obter melhores resultados.

Para entender como usar cada um desses canais, uma dica é conversar com profissionais com anos de atuação no mercado e acompanhar cases de sucesso que marcas do seu segmento têm. Isso vai gerar boas ideias para o seu negócio!

Noções de Gestão Comercial

Embora não atue diretamente com a equipe comercial, o gerente de e-commerce bem-sucedido precisa ter noções da área para entender seu papel na estratégia e como alavancar os esforços do setor para conquistar melhores resultados para a empresa.

Além disso, aqui também entram habilidades, como: entender a curva de produtos, sazonalidade, ciclo de abastecimento e outros pontos que o profissional precisará acompanhar.

Conhecimento Financeiro

Assim como na gestão comercial, o gerente de e-commerce não precisa ter conhecimento aprofundado dessa área, mas há certas informações que são fundamentais para ter uma visão completa do negócio.

Por exemplo, entender de cálculos de impostos federais ou estaduais poderá ajudar a encontrar soluções para baratear outros custos da empresa que podem ser investidos na operação.

Seja um gerente de e-commerce bem-sucedido

Agora, você sabe que o gerente de e-commerce é um dos cargos mais procurados no mercado digital e entende quais são os conhecimentos que podem te diferenciar para conquistar um tão sonhado posto, ou até mesmo ter o conhecimento das habilidades necessárias para a sua própria loja virtual.

Se você quer saber mais informações, para ter uma visão estratégica de uma operação e aprender com profissionais que são referências no mercado digital, conheça o curso Gerentes de E-commerce e Marketing Digital da ComSchool.

A escola é pioneira no ensino digital no Brasil, já formou mais de 85 mil alunos. Além disso, a ComSchool é a única escola certificada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o que diferencia o seu currículo no mercado de trabalho.

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI