Loja virtual WordPress: Vale a pena para o seu negócio?

4 de JUN, 2019 por Pablo Ribeiro

Neste artigo, você conhecerá a loja virtual do WordPress – WooCommerce -, bem como as suas vantagens e desvantagens. 

Wordpress pode ser usado para blogs ou para e-commerces.
Pixabay

Antes de falarmos sobre a WooCommerce, é interessante mencionarmos o que é o WordPress e como se deu a sua origem. Para isso, faremos uma breve viagem no tempo! Voltemos ao início do século XXI, mais especificamente em 2003. Neste ano, Matt Mullenweg e Mike Little desenvolveram , a partir de uma plataforma de desenvolvimento de blogs anterior, denominada B2 Cafelog, o que viria a ser o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS – Content Management System) mais utilizado do mundo: o WordPress.

Ele foi desenvolvido com o objetivo de simplificar a criação e a edição de conteúdos em um site para pessoas que não dominam linguagem de programação. A proposta principal foi  democratizar a criação de sites e blogs profissionais para uma empresa, projeto, portfólio etc. A fama deste sistema foi conquistada justamente por possibilitar que qualquer pessoa pudesse criar um blog ou um canal para a publicação de conteúdos, principalmente, em formato de texto.

Tamanha popularidade fez com que ele também fosse considerado uma opção viável para a construção de lojas virtuais. Hoje,  quase 20 anos mais tarde, essa plataforma segue viva e bastante atual.

WooCommerce

Um grande marco na trajetória do WordPress foi a aquisição do WooCommerce, em 2015, um plugin da plataforma que permitiu ao sistema possibilitar a criação de e-commerces. Muitos empresários acabam optando por desenvolverem suas lojas virtuais no WordPress por causa de determinados aspectos bastante atraentes.

Para começar, é válido dizer que a plataforma é Open Source, que traduzido para o português significa Código Aberto, ou seja, é um código-fonte gratuito, que permite bastantes customizações, possui um sistema bem intuitivo e possibilita o acesso em dispositivos móveis. Além disso, é provável encontrar uma diversidade enorme de temas gratuitos para personalizar o layout e outros plugins que adicionam funcionalidades à loja. A seguir, listamos alguns outros benefícios que o WooCommerce oferece aos lojistas:

  • O código limpo permite boas otimizações para SEO;
  • Há uma comunidade de usuários do WordPress bastante ativa, capaz de esclarecer algumas dúvidas;
  • Permite fazer integrações a alguns serviços, como PagSeguro, PayPal, Moip etc;
  • É bastante seguro, devido às constantes atualizações que minimizam as falhas;
  • Caso seja preciso passar por uma migração de plataforma futuramente, você conseguirá sem maiores problemas;
  • Inicialmente, não é preciso investir em um plano de hospedagem robusto.

Mas, mesmo com todas essas vantagens, será que criar uma loja através do WooCommerce/WordPress é, de fato, uma boa opção para você? Entenda abaixo!

Saiba as desvantagens da plataforma

Você não pode desconsiderar que o WooCommerce não é uma plataforma completa, mas um plugin que faz com o que um site, inicialmente criado para ser um blog ou um portal de conteúdos, também consiga realizar transações comerciais. Antes de mais nada, é essencial perceber se as suas necessidades serão atendidas da forma esperada.

Uma das principais desvantagens ao escolher o WooCommerce é a necessidade de instalar outros plugins ao WordPress para que o seu e-commerce funcione de maneira adequada. Isso acontece de forma semelhante quando usamos uma plataforma especialmente desenvolvida para vendas.

Saiba que você precisará instalar um plugin secundário, a fim de garantir que os seus dados e os dados que seus clientes vão fornecer permanecerão seguros, outro plugin para adicionar taxas de frete, mais um para incluir gateways de pagamento etc. A instalação desses plugins é simples, porém nem todos são gratuitos. Você terá que ficar atento à necessidade de atualização de cada um deles, além dos upgrades do próprio WordPress, que modificam um pouco o sistema.

Ao passo que muitos usuários acessam o site simultaneamente, ele pode ficar bastante lento. Outro fator que não pode ser esquecido é que o sistema do WordPress apresenta alguns empecilhos para se integrar a soluções próprias da empresa, como ERP ou CRM.

Mesmo que muitas pessoas considerem o desenvolvimento de um e-commerce WordPress como uma tarefa fácil, é extremamente necessário contratar alguém que realmente entenda do desenvolvimento desta plataforma para que a sua loja tenha um aspecto profissional. Por ela apresentar poucas funcionalidades, há a necessidade de um bom desenvolvedor ou programador para adicionar novas funções.

Qual a melhor solução para e-commerce?

Esta questão só pode ser respondida conhecendo bem as especificidades de cada negócio. Além do WooCommerce, existem diversas opções de plataformas no mercado. Se você deseja desenvolver uma loja virtual, mas não consegue encontrar a solução ideal, entre em contato conosco! Nosso time de especialistas está pronto para te ajudar. Vamos juntos!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta