Confira o que rolou no Webinar sobre marketplace na VTEX

30 de NOV, 2020 por Maria Clara Herdy

No dia 17 de novembro (terça-feira), aconteceu o Webinar “Como abrir seu próprio marketplace com a plataforma VTEX”. Um evento promovido pela Agência M3 e comandado por Heraldo Ecard (Sócio na M3 e Coordenador do Time de Desenvolvimento). No Webinar, Heraldo falou sobre as vantagens da Plataforma VTEX para quem deseja abrir um marketplace ou vender em um. Mas, principalmente, mostrou, de maneira prática e dinâmica, como fazer isso. Confira, neste artigo, a cobertura completa do evento e saiba por que você não deve deixar de assistir à gravação.

imagem marketplace na vtex
Saiba tudo o que rolou no Webinar “Como criar seu marketplace com a VTEX”

Conheça Heraldo Ecard

Heraldo Ecard é especializado em Desenvolvimento Web e certificado pela VTEX como Implementation Expert. Atua no mercado digital como Desenvolvedor Front-End, há cerca de dois anos, viabilizando diversos projetos de implantação e evolução de lojas virtuais junto à M3. Hoje, é sócio na agência, coordena o time de Desenvolvimento e opera na gerência de projetos, aprimorando o desempenho da equipe, através de automações, definição de processos e com o onboarding de novos integrantes.

Cobertura do Webinar

Antes de tudo, Heraldo apresentou a definição de marketplace, que pode ser compreendido como um conceito de vendas on-line, no qual em um único ambiente, diferentes lojas podem anunciar seus produtos, oferecendo aos clientes um catálogo maior. Em outras palavras, marketplace é uma espécie de “shopping center virtual”. Para o consumidor, ter a oportunidade de encontrar diversos itens, de várias lojas distintas, em um único lugar, caminha na mesma direção da tão falada Experiência do Cliente (CX).

Mas, afinal, por que escolher a VTEX? Não se preocupe! Heraldo explica! Ele apontou que a plataforma traz gerenciamento simplificado, é capaz de fazer sincronização de promoções, possibilita controle de estoque e excelente monitoramento. Desta maneira, garante que o lojista tenha muito mais autonomia. Além disso, revelou os diferenciais da VTEX em alguns pontos específicos no que diz respeito a marketplaces, mostrando o passo a passo de como realizar a configuração.

Para quem deseja ser um seller

Primeiramente, é importante entender que a VTEX já conta com uma solução de marketplace nativa, portanto, toda loja implementada na plataforma está apta a ser um ou a se tornar um seller e fazer integrações com os principais do mercado. No caso de quem deseja vender os seus produtos em marketplaces, o primeiro ponto destacado durante o webinar foi em relação à política comercial, que é o primeiro passo para quem pretende trabalhar nesse formato. A VTEX propicia separar o catálogo, principalmente, quando se tratam de múltiplos marketplaces em diferentes segmentos. Sendo importante evidenciar que não é obrigatório o uso de várias políticas, caso todos os produtos sejam enviados ao ”shopping virtual”.

A segunda etapa é realizar o cadastro do marketplace afiliado, configurando-o em ‘configurações de pedido’. Já no que diz respeito à configuração de logística, é possível personalizá-la, caso a loja precise de um tempo maior de entrega ou uma transportadora diferenciada para o marketplace. No que tange à regra de preço, a plataforma também permite ajustar os valores de todo o catálogo de acordo com uma regra de precificação.

Em seguida, Heraldo falou sobre a definição dos produtos que serão vendidos. Para isso, é preciso que cada item comercializado seja marcado com a política comercial do marketplace. Ademais, a VTEX propicia definir os produtos por coleção, em que todos fazem parte da mesma política.

Para quem deseja se tornar um marketplace

No caso de quem quer se tornar um marketplace, Heraldo evidenciou alguns pontos específicos: 

  • Cadastro de sellers;
  • Mapa de marcas, categorias e especificação;
  • Aprovação ou vínculo de produtos/SKU;
  • E Split de Pedido.

Para cadastrar os sellers na Plataforma VTEX, é necessário colocar o ‘account name’ do parceiro corretamente e o ID da afiliação criada no ambiente dele. Nesta etapa, é definida a comissão do marketplace em relação ao seller, além de ser possível estabelecer o comissionamento por categoria.

Em seguida, Heraldo reforçou que fica à cargo do marketplace: escolher como os itens serão apresentados; e realizar o mapeamento das categorias, marcas e especificações, na opção ‘Sellers’ > ‘Categorias e Marcas’. Por fim, é destacado que o marketplace tem a responsabilidade de receber os SKUs e aprovar ou não a inclusão dos produtos, ou ainda, vincular o item ou SKU a um já existente.

Assista à gravação do Webinar

Quer conferir todos os detalhes do Webinar “Como abrir seu próprio marketplace com a plataforma VTEX”? Então, clique aqui e assista à gravação do evento. E para saber mais sobre o que a VTEX possibilita em relação a marketplaces, leia o artigo “VTEX Marketplace: Crie um ou amplie os seus canais de venda”.

E, por fim, se você deseja esclarecer algumas dúvidas ou viabilizar o seu projeto de criar um marketplace ou de se tornar um seller, entre em contato conosco! O M3 Squad é VTEX Partner e especialista em implantação, evolução e migração de e-commerces na plataforma. Vamos juntos!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI