Melhorias no e-commerce: Qual é a hora certa?

7 de MAIO, 2020 por Pablo Ribeiro

O mercado digital brasileiro está em constante evolução. O amadurecimento do comércio eletrônico, as transformações que acontecem na sociedade e as mudanças comportamentais dos consumidores trazem consigo novas configurações e novas tendências para o setor. Acompanhar este progresso é fundamental para se destacar diante dos inúmeros concorrentes existentes e fazer o seu negócio crescer ainda mais. Neste artigo você poderá conferir qual é a hora certa para implementar melhorias no seu e-commerce e quais são elas.

Saiba a hora certa de fazer melhorias no seu e-commerce!

Pense por um instante: Você já executou alguma melhoria desde que colocou a sua loja virtual no ar? Como anda a usabilidade e a navegabilidade do seu e-commerce? E o resultado das métricas que quantificam a performance da loja? Qual é o feedback dos clientes a respeito do seu negócio? Estas reflexões são essenciais para que você note a importância de que as melhorias devem ser aplicadas constantemente, mesmo que os resultados do seu e-commerce não sejam ruins. 

A maneira mais eficaz para a sua loja virtual ir além é aprimorando a Experiência do Usuário (UX). Hoje, as pessoas não procuram mais por produtos, e sim, por experiências. Portanto, o que mais diferencia um produto do outro é a experiência propiciada, primeiro quando o consumidor está pesquisando sobre ele na loja, depois quando decide comprá-lo e finalmente quando ele é utilizado na prática. A experiência estimula sensações e são elas que ficam registradas na memória dos consumidores. Logo, gerar uma boa UX é a melhor saída para que o cliente prefira comprar no seu e-commerce no lugar de outro, além de propiciar marketing espontâneo – a famosa propaganda “boca a boca”.

Usabilidade no e-commerce: O que significa?

A usabilidade de um e-commerce se refere à facilidade do acesso às suas páginas. São basicamente estratégias empregadas para simplificar a navegação de um site e fazer com que os usuários sintam-se à vontade e se transformem em clientes. Depois de atrair o consumidor até a sua loja, você deve utilizar a usabilidade a seu favor para manter o interesse do usuário no seu site e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão e propiciar a fidelização dos clientes. Como isso é possível? Criando recursos para tornar a jornada de compra a mais breve possível. 

Os elementos que necessitam receber grande atenção para que você garanta usabilidade em sua loja virtual são: aprendizagem simples, eficiência, fácil memorização, erros operacionais e satisfação do usuário. 

Entenda o porquê: desde a primeira visita, o usuário deve navegar com facilidade (aprendizagem simples); as suas funções e tarefas devem ser realizadas com rapidez e objetividade (eficiência); outro fator importante é que mesmo levando um tempo significativo para acessar o site novamente, os usuários devem recordar e navegar sem dificuldade (fácil memorização); no que diz respeito às falhas de sistema, o seu e-commerce sempre deve propiciar reparos simples e ágeis (erros operacionais); e por último você deve garantir que a sua loja tenha navegação agradável, além de passar segurança e credibilidade (satisfação do usuário).

Saiba quais melhorias você deve realizar no seu e-commerce

Acima, falamos um pouco sobre a necessidade de acompanhar as novas tendências e demandas do mercado, mas a pergunta que não quer calar é: quais melhorias devem ser executadas a fim de que o seu e-commerce atenda ao novo comportamento do consumidor? A seguir, vamos apontar os aprimoramentos fundamentais baseados nas grandes tendências.

  • O uso do design responsivo é essencial. A possibilidade de acessar o seu e-commerce em dispositivos móveis facilita consideravelmente a compra, uma vez que passa a ser possível realizar em qualquer horário e local. O desktop, inevitavelmente, acaba limitando um pouco. Além disso, o celular está sempre nas mãos das pessoas. Elas podem ser atraídas nas redes sociais, por exemplo, em seguida se encaminharem até a loja e, dependendo da eficácia da usabilidade proporcionada, finalizarem a compra.
  • O rápido carregamento é um outro ponto importantíssimo. A lentidão do seu e-commerce só proporciona duas coisas: desistência e abandono do carrinho. O bom desempenho da loja virtual pode ser adquirido através de melhorias no conteúdo, na plataforma, no servidor e por meio da otimização das imagens. Desta maneira, você garantirá mais rapidez no carregamento das páginas do seu e-commerce, gerando uma boa experiência ao usuário.
  • Os banners do site devem ser sempre atualizados de acordo com as ações de marketing que foram traçadas e em conformidade com a comunicação utilizada. Se atente para não exceder no uso de banners, isso pode causar lentidão no carregamento das páginas.
  • O layout é a vitrine da sua loja, portanto é crucial que ele combine com a sua identidade visual e que, acima de tudo, ajude a manter a atenção dos usuários. Claramente que a usabilidade não deve ser desconsiderada aqui. Ele precisa gerar uma navegação simples, desta maneira, as chances de conversão se tornam muito maiores. É importantíssimo categorizar apropriadamente os seus produtos e usar imagens com relevância e alta qualidade, sempre visando criar um layout harmônico. O uso de ícones também é bastante interessante, afinal eles propiciam uma navegação mais intuitiva, fácil e rápida.
  • Atualize seus conteúdos tornando-os mais descritivos e completos. Tenha em mente que durante uma compra on-line o consumidor não consegue utilizar todos os seus sentidos. Ele não pode tocar na peça nem experimentá-la, por exemplo, o que muitas vezes são os fatores determinantes para que ele desista da compra. Portanto, utilize o conteúdo para descrever o produto, a fim de que o consumidor consiga imaginar com exatidão a textura, o aroma, bem como todas as outras sensações que acabam sendo limitadas pelo virtual.
  • Ofereça formas de contato para que os consumidores tenham uma comunicação mais direta com a sua loja e consigam sanar as suas eventuais dúvidas ou questões, através do WhatsApp (que pode ser inserido facilmente como um plugin), telefone, e-mail, redes sociais e, se possível, endereços físicos.
  • Caso você também tenha lojas físicas, invista na estratégia Omnichannel! A integração entre todos os canais de venda – tanto físico quanto on-line – é uma grande tendência do mercado e, sem dúvidas, propicia uma melhor experiência ao usuário. A plataforma VTEX, por exemplo, permite ao lojista operar desta forma através de funcionalidades específicas, como “clique e retire”, possibilitando ao cliente comprar no e-commerce e retirar na loja física. Além de diminuir os custos gerados pela operação, também cria uma interação bem maior com os consumidores. 
  • Aprimore o sistema de logística da sua loja com a nova funcionalidade da VTEX: a VTEX Log. Através dela, a plataforma fornece comparativos entre diversas transportadoras e auxilia na melhor escolha dentro de uma operação, tendo em vista o custo da taxa do frete e a performance da transportadora quanto à entrega dos produtos.
  • A plataforma VTEX também possibilita a integração com marketplace (“shopping virtual”). Pode ser vantajoso vender através deste canal, por ele apresentar grande visibilidade e garantir que a sua loja se torne mais conhecida. A plataforma permite ao lojista selecionar os produtos que deseja vender, empregar os mesmos descontos do seu e-commerce, gerir campanhas e configurar uma logística diferente.
  • Não ignore o feedback dos seus clientes! É muito pertinente ficar atento àquilo que ele diz a respeito da sua loja, seja nos comentários ou na área do SAC. Quando muitos relatam o mesmo problema, é sinal de que eles são reais e que estão prejudicando a performance do seu e-commerce. 

Percebeu a importância de implementar melhorias constantes em sua loja virtual e deseja executá-las? Entre em contato conosco! O M3 Squad está pronto para te ajudar a levar o seu e-commerce para um próximo nível. Vamos juntos!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta