Case M3 + VTEX: Migração de plataforma da Bauarte

5 de NOV, 2020 por Pablo Ribeiro

Você já reparou que em determinados momentos da nossa vida sentimos a necessidade de mudar de residência? Inúmeros podem ser os motivos, mas, normalmente, eles estão atrelados ao fato de que ela passa a não nos atender tão bem quanto antes. No caso dos e-commerces, isso também pode acontecer. Em algumas ocasiões, uma plataforma, que até então, te atendia bem, deixa de ser a ideal para a sua loja, começando a limitar o desempenho do seu negócio. Foi nesse cenário que a Bauarte se encontrava. Confira, neste artigo, como se deu o processo de migração de plataforma do e-commerce e quais foram os resultados obtidos.

imagem migração de plataforma da bauarte
Confira todos os detalhes da migração da Bauarte para a Plataforma VTEX

A Bauarte é uma empresa do segmento de bolsas, malas, mochilas e acessórios, que atua no mercado desde 1995 através de vendas no varejo e atacado. Atualmente, conta com duas lojas físicas no bairro Bom Retiro, em São Paulo, além do e-commerce com alcance em todo o território brasileiro. Antes da migração, a loja virtual operava na Plataforma Magento. No entanto, se via bastante limitada em diversos aspectos, como por exemplo: impossibilidade de realizar integração com o ERP e com o estoque das lojas físicas, além de apresentar muita lentidão no carregamento das páginas.

O grande impasse: encerrar o e-commerce ou migrar?

No panorama em que a Bauarte estava inserida, somado ao histórico de duas migrações anteriores, a empresa se viu num grande impasse: encerrar o e-commerce e parar de vender on-line ou passar por uma terceira migração de plataforma. Entenda que esse processo é bastante minucioso e complexo, afinal, o site pode perder autoridade no Google, os dados dos clientes podem desaparecer, o novo layout e a nova estrutura do site podem causar estranhamento aos consumidores habituais, fora a adaptação de toda a equipe da loja à nova plataforma. 

Entretanto, conhecendo melhor os diferenciais e resultados da Plataforma VTEX, além do atendimento personalizado – totalmente característico da Agência M3 -, a instituição se sentiu segura e percebeu que a migração seria uma excelente solução para que a loja virtual melhorasse o seu faturamento.

Por que a VTEX?

Um dos maiores receios da Bauarte era investir numa nova plataforma e, mesmo assim, continuar obtendo resultados pouco satisfatórios. Havia uma certa frustração da empresa em relação ao comércio eletrônico, principalmente, devido às escolhas anteriores, que acabaram não atendendo às necessidades e particularidades da loja, da maneira desejada. Portanto, a seleção do software ideal foi ainda mais criteriosa e seguiu uma análise detalhada das opções de plataforma do mercado, verificando os seus respectivos diferenciais e aquilo que era fundamental para o e-commerce da marca.

Depois de avaliar as alternativas, pautando-se em suas próprias especificidades, a Bauarte optou pela Plataforma VTEX. Ela necessitava de um software robusto, que possibilitasse integrações com estoques e o ERP, sanasse a lentidão do carregamento das páginas, viabilizasse operações Omnichannel (venda integrada em vários canais), oferecesse uma boa Experiência do Usuário (UX) para dois tipos de clientes (pessoa física e pessoa jurídica) e apresentasse escalabilidade.

A VTEX está sempre de olho nas tendências do mercado digital e se destaca por sua incrível flexibilidade, versatilidade e capacidade de customização, de acordo com a realidade de cada negócio. Sem dúvidas, uma plataforma que permite às lojas crescerem cada vez mais e continuarem atendendo aos consumidores com excelência, evitando, assim, possíveis migrações no futuro.

Os desafios da migração

O processo de migração de plataforma é extremamente delicado. Não basta escolher uma plataforma de alta qualidade e capacidade tecnológica, e não contar com profissionais devidamente especializados para viabilizar o projeto. Neste ponto, o time M3 entrou em cena, trazendo consigo expertise e a ambientação necessária na VTEX para promover uma migração de sucesso.  

No primeiro momento, construímos o sitemap, realizamos a alteração e o redirecionamento dos links das campanhas e da relação dos produtos e cuidamos para não perder nenhum dado dos clientes através do backup. Após esta etapa, novos layouts foram desenvolvidos com base na identidade da marca e na usabilidade que queríamos proporcionar aos consumidores.

Para reduzir ao máximo a perda de ranqueamento da loja, executamos diversas ações de SEO – Otimização para Motores de Busca -, antes e depois da migração, como prática comum do processo de mudança de plataforma. Nessa etapa estruturamos novas URLs, fizemos Redirecionamento 301, verificamos a linkagem interna e realizamos a migração dos titles das páginas do site antigo para o novo. Através de otimizações como essas, garantimos que o projeto obtivesse um bom resultado.

Com o intermédio da agência, todo o processo de migração foi realizado em apenas sessenta dias. Inclusive, um dos pontos que a equipe da Bauarte comentou conosco foi em relação ao tempo de integração da loja, que aconteceu em torno de vinte dias, enquanto nas migrações anteriores durou cerca de três meses.

Após o processo, acompanhamos os possíveis impactos que a loja poderia sofrer no que tange à indexação no Google. O buscador leva um tempo para reconhecer e passar a relevância das páginas da loja antiga para a nova, por isso, é natural que haja variação de acesso nos primeiros meses. Dessa maneira, conseguimos reduzir ao máximo os impactos negativos que a migração poderia gerar.

Resultados da migração da Bauarte

Após a migração da Magento para a VTEX:

  • O carregamento do site se tornou mais rápido;
  • A URL mais amigável, ou seja, de fácil compreensão para os motores de busca e para os próprios usuários;
  • Viabilizou uma área restrita e com outro domínio para a loja B2B (Business to Business), contendo um cadastro específico para pessoas jurídicas e a notificação de quanto falta para o cliente alcançar o valor do pedido mínimo;
  • Propiciou a integração dos estoques das duas lojas físicas com o da loja virtual;
  • Passou a permitir operações Omnichannel, como a possibilidade de comprar o produto no site e de retirá-lo na loja;
  • Além disso, a empresa conquistou maior autonomia em relação à plataforma, sem necessitar de uma intervenção técnica para realizar determinadas ações.

Em relação aos resultados quantitativos, a taxa de conversão da Bauarte passou de 75,18% para 99,88%. O carregamento do site, que era de 43,44%, subiu para 168,88%. Quanto à navegação, que era de 75,18%, antes da migração, passou a ser de 99,88% após o processo. E, por fim, a finalização de compra, que costumava ser 43,44%, cresceu para 168,88%. 

imagem resultados da migração de plataforma da bauarte
Comparação do desempenho da Bauarte: Magento vs. VTEX

Vamos juntos

Se você anda insatisfeito com o desempenho da sua plataforma e percebe que o processo de migração pode revolucionar a realidade do seu e-commerce, entre em contato conosco. A M3 é VTEX Partner e é composta por especialistas em implantação e evolução de lojas virtuais na plataforma. Mas se você ainda não sabe se essa é a hora ideal, leia o e-book “O momento certo para a migração de plataforma”. Juntos, podemos conduzir o seu e-commerce a um próximo nível.

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI