Case M3 + VTEX: Migração de plataforma da Sensualle

11 de NOV, 2020 por Herdy susi

Qual lojista não deseja ter um destaque cada vez maior no mercado digital? Não é mistério para ninguém que todos visam conquistar mais e mais clientes e expandir o seu faturamento. No entanto, alguns fatores podem aparecer no meio da trajetória e prejudicar, consideravelmente, esse crescimento. A plataforma utilizada pode ser um deles. Saiba que nem sempre um software, que atendia muito bem a sua loja inicialmente, vai continuar oferecendo um bom desempenho à medida que o negócio vai crescendo. Neste artigo, você conhecerá o case de migração de plataforma da Sensualle para a VTEX. Compreenda os bastidores desse processo, o que pode motivá-lo e os resultados alcançados.

imagem migração de plataforma da sensualle

A Sensualle é uma empresa do setor de moda íntima, situada em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Ela está no mercado desde os anos 1990, confeccionando produtos inspirados na sensualidade das mulheres brasileiras. Hoje, a marca conta com uma loja física em sua cidade natal e o e-commerce com alcance em todo território nacional. Além disso, suas produções podem ser encontradas em mais de mil e duzentos pontos de venda em todo o Brasil e em mais de trinta países, nos cinco continentes.

Antes de migrar para a VTEX, a Sensualle operava na Plataforma Magento, mas percebia que o software estava limitando a sua expansão. Contar com uma plataforma que possui velocidade, escalabilidade e flexibilidade é essencial. Afinal, ela necessita acompanhar o crescimento do seu e-commerce e suportar o aumento do tráfego sem instabilidade. Além disso, deve propiciar que o site não tenha lentidão em seu carregamento, a fim de evitar desistências por parte dos consumidores. Isso sem mencionar que cada segmento apresenta suas particularidades, por isso, é preciso que a plataforma seja versátil o bastante, para possibilitar que a loja proporcione uma excelente experiência de compra.

A escolha da plataforma ideal

Normalmente, a migração de plataforma se torna uma necessidade, devido à insatisfação com a solução utilizada pela loja, assim como aconteceu com a Sensualle. Porém, mais um desafio surge: a escolha da nova plataforma. Afinal, o lojista não deseja ter que enfrentar os mesmos dilemas com o novo software. No caso da Sensualle, além dela necessitar dos três elementos citados acima – velocidade, escalabilidade e flexibilidade -, era importante que a nova solução permitisse que a exibição dos valores dos produtos e as vendas no atacado fossem realizadas por usuários previamente cadastrados e permitisse notificar ao consumidor – que, no caso, são revendedores – o quanto falta para alcançar o pedido mínimo.

Dentro de todas as especificidades da Sensualle, a Plataforma VTEX  foi o software ideal e que, certamente, a atenderia da melhor maneira possível e sanaria os problemas que vinham acontecendo com a solução anterior. Diferentemente da antiga plataforma – que é Open Source -, a VTEX é a SaaS, ou seja, Software como Serviço. Ela opera na nuvem e possui código único multi-tenant, escalável e extensível. Isso significa que ela tem a capacidade de hospedar diversos e-commerces, proporcionando excelente escalabilidade e suportando o crescimento das lojas, sem queda.

Além disso, a VTEX apresenta versatilidade, conseguindo se adaptar aos mais variados segmentos do mercado, sem deixar de possibilitar que os e-commerces ofereçam uma experiência de compra satisfatória ao seu público-alvo. Com o CMS Integrado, a loja conta com layout e conteúdo totalmente personalizados e promove uma jornada de consumo inigualável. Isso sem mencionar a presença do VTEX SmartCheckout™, que surge como um super trunfo para gerar mais conversões, já que agiliza e simplifica a etapa de finalização da primeira compra e da recompra.  

A migração da Sensualle para a VTEX

Como agência parceira para a viabilização do projeto, a Sensualle escolheu a M3, principalmente, por causa do nosso atendimento personalizado – de acordo com as demandas das lojas/clientes -, ambientação na VTEX e especialização em migração de plataforma. Afinal, é um processo que exige conhecimento e expertise, pois assim como pode trazer excelentes resultados, também pode gerar impactos negativos, como perda de autoridade nos motores de busca.

Na migração, um dos pontos mais delicados é o SEO – Otimização para Motores de Busca. É fundamental que sejam realizadas diversas ações durante e após o processo para garantir que os buscadores transfiram a relevância das páginas antigas para as novas. Além das otimizações, também nos atentamos para que os dados dos clientes não se perdessem com a migração. Para completar, monitoramos o comportamento do Google em relação às mudanças executadas e, por fim, realizamos os aprimoramentos necessários.

Resultados da migração da Sensualle

Com a migração da Sensualle, da Plataforma Magento para a VTEX, foi possível visualizar um crescimento significativo em curto período de tempo. Para você ter uma ideia, a loja registrou uma queda de 22,1% na taxa de rejeição, aumento de 6,59% na taxa de conversão, crescimento de 140,51% em relação ao número de transações e expansão de 127,98% na receita.

resultados da migração de plataforma da sensualle
Resultados da Migração da Sensualle

Os incríveis resultados obtidos podem ser justificados pelo avanço da performance do e-commerce da Sensualle após a migração. O carregamento das páginas passou a ser mais rápido, a navegação descomplicada e o checkout muito mais breve. Esses são alguns fatores que demonstram como o desempenho da loja virtual melhorou e como ele está atrelado ao seu crescimento.

Vamos juntos

Está pensando em implantar o seu e-commerce ou já tem uma loja virtual, mas anda insatisfeito com a plataforma utilizada? O que você acha de conhecer melhor os diferenciais da VTEX? Entre em contato conosco! A M3 é especialista em implantação e evolução de e-commerces na plataforma.

E se você deseja entender, detalhadamente, como o processo de migração acontece e o que é necessário para materializá-lo, clique aqui e baixe, gratuitamente, o e-book “O momento certo para a migração de plataforma”. Vamos juntos!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI