Qual é o momento certo para a migração de plataforma?

10 de JUN, 2020 por Herdy susi

Você está insatisfeito com a performance da plataforma da sua loja virtual? Seu e-commerce cresceu e ela não está te atendendo tão bem quanto antes? Vem encontrando obstáculos para realizar otimizações na loja por causa da plataforma? Ela não permite que o seu site seja responsivo? Dependendo das suas respostas para estas questões, a solução pode estar na migração de plataforma.

Inúmeros são os fatores que podem motivar os lojistas a optarem pela migração. Apesar de ser um processo bastante complexo e delicado, quando realizado por profissionais devidamente especializados, o resultado é incrível. A partir do momento que você proporciona uma experiência melhor aos consumidores, seja através do carregamento de páginas mais rápido ou por meio de um layout que se adapte às mais variadas telas de dispositivos, por exemplo, a taxa de conversão aumenta e mais clientes se fidelizam à sua loja. 

Mas antes de decidir submeter o seu e-commerce a uma migração de plataforma, é necessário se atentar a alguns pontos principais e entender como o processo deve ser executado. Por isso, a M3 desenvolveu o e-book “O momento certo para a migração de plataforma”. Um material cheio de informações e dicas práticas para que você, lojista, saiba a hora apropriada para realizar a migração, entenda como o processo é feito e o que você deve buscar na nova plataforma. Confira, neste artigo, alguns temas que são abordados no e-book.

Esteja preparado para migrar a sua loja virtual!

A relação entre a escolha da plataforma e o sucesso do seu e-commerce

Atualmente, há 4 tipos de plataforma no mercado: Open Source, Proprietária, Própria e SaaS (Software as a Service). Em cada uma delas, existem inúmeras opções, a fim de que você escolha a ideal para o seu e-commerce. Sem dúvidas, não é uma tarefa simples. No entanto, existem alguns fatores que podem te auxiliar nesta empreitada e clarear a sua seleção.

Primeiro ponto, analise os custos que cada uma pode gerar. Segundo, verifique quais são as funcionalidades que são oferecidas. Terceiro, saiba se ela permitirá que a sua loja cresça ainda mais. O seu objetivo deve ser escolher uma plataforma que conduza o seu e-commerce ao futuro, atendendo às demandas do mercado e passando por atualizações constantes. 

Neste momento, a User Experience (UX) também é um conceito-chave e te ajudará a definir a plataforma apropriada. A cada dia que passa, a Experiência do Usuário vem ganhando mais destaque. Afinal, é uma das maneiras do seu negócio avançar e se destacar em meio aos inúmeros concorrentes. Opte por uma plataforma que te possibilite oferecer usabilidade e navegabilidade aos consumidores. A jornada de compra precisa ser a mais breve possível e a navegação necessita ser totalmente intuitiva.

A importância do SEO na migração de plataforma

A sigla SEO se refere à Search Engine Optimization, que traduzido, significa Otimização para Motores de Busca. Suas técnicas são essenciais no processo de migração de plataforma e, inquestionavelmente, é um dos pontos que merece mais atenção. Sem as ações devidas de SEO, a loja pode perder autoridade no Google, o que traz consequências drásticas à visibilidade do e-commerce nos mecanismos de busca. E sem visibilidade, o tráfego orgânico do site diminui significativamente, assim como a taxa de conversão.

Abaixo, você poderá conferir algumas ações de SEO que são realizadas antes e após a migração:

  • Listar as URLs antigas e estruturar as novas;
  • Desenvolver relatórios referentes ao tráfego do site antigo como um todo, páginas de erro 404, páginas indexadas e palavras-chave;
  • Realizar o Redirecionamento 301 em caso de mudanças de URLs, para que os motores de busca compreendam que o site mudou de endereço permanentemente. Na maior parte dos casos de migração, é necessário alterar as URLs;
  • Checar as tags canonicals, para evitar que os motores de busca interpretem os conteúdos como duplicados;
  • Corrigir as páginas que não estejam redirecionando adequadamente;
  • Monitorar a indexação da loja nos motores de busca, as páginas de erro 404 e os canais de tráfego.

Prepare a sua equipe

É essencial que você e a sua equipe estejam devidamente capacitados para lidar com a nova plataforma e com as mudanças da loja. Estejam prontos para atender aos clientes com eficiência e rapidez, seja para retirar alguma dúvida ou para solucionar um problema. Por esse motivo, é imprescindível estar ambientado à nova plataforma.

Tenha o parceiro certo ao seu lado

Como mencionamos no início deste artigo, o processo de migração deve ser feito por quem tem a capacitação e o conhecimento apropriado. A escolha dos profissionais especializados em performance digital de e-commerces é crucial para que o resultado da migração seja excelente. Numa migração malsucedida, você pode perder os dados dos seus clientes e obter um ranqueamento ruim no processo de busca, por exemplo. O que traria péssimas consequências ao seu negócio. Sem o parceiro certo, a sua loja será impactada negativamente.  Portanto, se atente à escolha dos profissionais que realizarão o processo.

Esta foi uma breve demonstração do que te espera no e-book “O momento certo para a migração de plataforma”. Baixe o material, gratuitamente, clicando aqui. Não temos dúvidas de que ele te ajudará a levar o seu e-commerce a um próximo nível. Vamos juntos!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta