O consumidor em 2020: O que esperar dele?

6 de FEV, 2020 por Pablo Ribeiro

Saiba quais são as tendências de consumo para esse ano e antecipe-se a elas.

A cada ano que passa, mais pessoas passam a considerar o e-commerce como primeira opção na hora de fazer compras. Antes da Black Friday do ano passado, uma pesquisa do Google estimava que 8 milhões de consumidores comprariam pela primeira vez em um e-commerce nessa ocasião. 

Eventos como esse tem sido uma porta de entrada para muitos que ainda tem alguma ressalva com compras online. E aí, se a experiência de compra for agradável, o preço for vantajoso e a entrega ocorra sem problemas, por que não adotar essa forma tão prática de comprar de vez?

Vale lembrar que esses movimentos migratórios do comércio tradicional para o online acontecem pelo menos desde 2013, quando a Black Friday começou a fazer sucesso no Brasil. Ou seja, muitos consumidores já estão adquirindo conhecimento sobre as lojas online há algum tempo e sabe distinguir uma loja profissional, antenada com as principais novidades do mundo digital, de uma loja que não investe em melhorias. Adivinha qual delas passa mais credibilidade e atrai mais compradores?

Reinvenção do varejo: mobilidade e personalização

Se até algum tempo era o máximo poder comprar de dentro da própria casa, hoje em dia o que vale mesmo é poder comprar de qualquer lugar. O crescente acesso a smartphones e planos de dados cada vez mais baratos e eficientes são fatores que colaboram para essa mudança de comportamento.

As lojas online precisam se adaptar a essa nova forma de consumir, oferecendo uma navegação simples e fluida também em telas pequenas que funcionam por touchscreen. Adequar o tamanho dos textos, botões e imagens é fundamental para que o visitante da sua loja consiga obter e fornecer todas as informações necessárias para a transação.

A boa notícia para o lojista é que o smartphone, enquanto dispositivo para compras, pode fornecer insights poderosos sobre cada cliente – já que o aparelho acompanha o dono durante todo o dia – e favorecer estratégias como remarketing, por exemplo.

Experiência de compra: Impactando positivamente o seu cliente

Não é à toa que a palavra “experiência” é tão citada nesse blog. Ao comprar um produto ou contratar um serviço, o cliente está em busca de uma experiência: uma sensação, uma mudança, uma vivência nova. O lojista que consegue compreender os anseios do seu público, vai conseguir se conectar melhor com as motivações para a compra. Muitas vezes isso vai envolver o posicionamento da marca em questões da sociedade atual, o modelo de negócios que ela adota ou outros aspectos que podem estar ou não relacionados ao produto vendido.

Como impulsionar o crescimento da sua loja online em 2020

Estamos em plena era da colaboração, da mobilidade, da fluidez e do excesso de informação. É impossível ignorar o ambiente em que seu cliente vive e esperar que ele se identifique com aquilo que você tem para oferecer. Nosso conselho para esse início de ano é: dedique-se a conhecer o seu público. E se precisar de ajuda, conta com a gente!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta