O que é branding? Conheça a estratégia capaz de potencializar sua marca

25 de MAR, 2019 por Pablo Ribeiro

Você já procurou saber quantas empresas entregam o mesmo produto ou serviço que a sua ou, pelo menos, algo no mesmo nicho? Um dos maiores desafios de empreender na atualidade é fazer com que a sua marca seja reconhecida entre tantas outras. Mais do que isso: é preciso fazer com que ela seja respeitada, lembrada e querida pelo público. Tudo isso é possível ao adotar uma estratégia de branding consistente.

Branding: o que é

Kevin Lane Keller, autor do livro Gestão Estratégica de Marcas, define o conceito de branding de uma forma simples: o processo de gerir marcas, desde a construção até o fortalecimento. Mas por quê ultimamente falamos tanto sobre esse assunto e por que motivo você deveria se preocupar com isso? Vamos explicar!

A relação entre marca e branding

Para entender o que é branding, primeiro vamos analisar o conceito de marca. Marca é tudo aquilo que faz com que uma empresa seja única em meio a tantas outras. De acordo com Philip Kotler – uma das maiores autoridades quando o assunto é marketing – criar uma marca bem construída passa por 7 passos:

  • Um nome próprio impactante
  • Uma palavra que represente a marca no imaginário do público
  • Um slogan inesquecível
  • Um logotipo fácil de reconhecer
  • Uma imagem, som ou cheiro característicos
  • Uma personalidade construída em cima de um posicionamento real
  • Uma narrativa interessante

Criar e gerir esses itens (além de outras práticas que falaremos a seguir) é construir um branding. Branding e marca são conceitos indivisíveis, diferenciados apenas pela amplitude das ações. Enquanto a marca fala sobre o que é a empresa, o branding vai mais além, construindo uma personalidade mais complexa – que envolve valores defendidos pela marca – e administrando a imagem que a empresa passa para o público.   

O objetivo desse trabalho é elaborar uma identidade única, capaz de gerar encantamento, engajamento e desejo, no público externo (clientes) e no público interno (funcionários). Essa é a fórmula do sucesso para negócios de qualquer ramo.

Estratégias de branding: por onde começar

Investir em branding traz como retorno uma presença mais forte da marca no mercado. À medida que as ações de branding se tornam mais consistentes – e isso envolve planejamento, execução, mensuração e constância – o efeito obtido é a fixação da sua marca na memória do seu público alvo, o que a médio e longo prazo se traduz em um consumidores fiéis à sua marca, e consequentemente, mais vendas. É um trabalho que nunca acaba, é verdade. Mas os resultados fazem todo o esforço valer a pena, acredite!

3 estratégias de branding indispensáveis

Construir uma marca forte e bem posicionada leva tempo e requer esforço. Por isso, quanto antes você adotar estratégias de branding na sua empresa, melhor. Selecionamos 3 ações que são fundamentais para conquistar protagonismo em seu ramo de atuação, seja ele qual for. Veja a seguir:

Criação de marca

Esse é o ponto de partida para que sua empresa comece a aparecer para o mundo! Nessa etapa é definida a identidade visual da marca e também o seu posicionamento. São escolhas extremamente importantes, pois serão a primeira impressão que o público terá sobre a sua empresa e a primeira impressão é a que fica, você sabe. Nenhum passo posterior a esse vai ser 100% bem sucedido se essa fase for feita sem o devido cuidado. Ainda duvida? Veja o que será definido aqui:

Identidade visual: logo, cores, tipografia… tudo aquilo que se comunica com o público através de imagens.

Posicionamento: valores, tom de voz, linguagem, canais. Ou seja, a forma como a sua marca fala com o público.

Personalidade da marca

Chegou a hora de ir um pouco mais fundo na criação da marca. Quando falamos em personalidade, podemos imaginar a empresa como se fosse uma pessoa e pensar em adjetivos para ela. Algumas perguntas também nos ajudam a criar esse perfil:

  • Que missão a empresa tem?
  • Quais são os benefícios e diferenciais do produto ou serviço que ela oferece?
  • Quais as qualidades devem ser associadas à empresa?
  • Como quero que o público a exergue?

Adequação do ponto de venda

Seja uma loja física ou um e-commerce, é importante fazer com que esse espaço esteja alinhado com tudo aquilo que foi definido nas etapas anteriores. Essa é a principal oportunidade de conexão com o consumidor, portanto não deixe passar! Garanta que esse ambiente terá não só a aparência, mas outros elementos que deixem uma impressão positiva e uma sensação única em seu cliente.

O branding é uma forma de investimento na sua marca. Cuidando da sua imagem, você atrairá quem procura por ela. Que tal começar agora?



Divulgue esse Artigo