VTEX IO: Saiba o que é e quais são as suas funcionalidades
Muitas pessoas já sabem que para um e-commerce funcionar de forma satisfatória para clientes e administradores, é preciso contar com uma plataforma de qualidade e que ofereça as melhores soluções. A plataforma VTEX é uma excelente opção do mercado que vem sendo aprimorada desde o final dos anos 1990, oferecendo alguns recursos muito importantes para melhorar cada vez mais o desempenho da sua loja virtual. Hoje, vamos falar sobre um deles.
Você sabe o que é o VTEX IO? Vamos explicar este recurso de uma maneira simples para que você fique por dentro do que pode ser feito no seu e-commerce para melhorar ainda mais as suas vendas e a sua organização. Confira!
O que é o VTEX IO?
Basicamente, o VTEX IO é um sistema de desenvolvimento de apps, criado pela plataforma VTEX, que possibilita à equipe de programadores a criação de aplicações e integrações com mais rapidez, eficiência e autonomia. Ao criar este ambiente, a VTEX pretendia implementar o mindset de apps no mundo da web.
Quando falamos em aplicativos, pensamos muito nas opções para celular, mas neste caso, o VTEX IO pretende levar esta realidade para a plataforma web. O principal objetivo da criação deste sistema é que desenvolvedores possam criar softwares em qualquer lugar e com muito mais facilidade.
Se o seu negócio conta com vários canais de venda, loja físicas etc, o VTEX IO pode ser uma excelente solução para unificar tudo num só canal (em formato Omnichannel).
Isso porque com esta funcionalidade, os programadores podem:
- Programar códigos back-end e front-end;
- Integrar aplicativos já existentes à sua loja virtual;
- Testar mudanças em tempo real (em nuvem);
- Produzir componentes configuráveis;
- Evitar duplicações de códigos;
- Reusar componentes em contextos diferentes;
- Isso significa que estes profissionais contam com liberdade para desenvolver e personalizar aplicações com o VTEX IO. Eles não precisam se preocupar com algumas questões como configuração de servidores, permissões de acesso, escalabilidade horizontal e vertical, segurança etc.
No caso de negócios Omnichannel, também é possível:
- Criar múltiplos fluxos de compras para os seus consumidores, como a possibilidade de comprar o produto no e-commerce e retirar na loja física;
- Integrar diferentes sistemas de pagamento, como o Apple Pay, por exemplo;
- Fazer integrações livremente e com rapidez;
- Melhorar a logística em relação ao controle de estoque, à definição de valores, ao uso de campanhas promocionais etc.
Como funciona o VTEX IO?
O VTEX IO oferece soluções altamente responsivas por conta da sua estrutura serveless computing, traduzido para o português como computação sem servidor. Ele consiste em gerenciar a execução de códigos de programação através da nuvem.
Este método oferece melhor desempenho, reduz custos operacionais, diminui riscos de ameaças ao sistema e oferece mais flexibilidade, diferentemente do tradicional, onde o desenvolvimento de aplicativos e a instalação precisa ser feita em servidores.
O VTEX IO permite criar componentes configuráveis, isso significa que a duplicação de códigos pode ser evitada e a reutilização destes componentes é possível em contextos diferentes. Como se você comprasse os aplicativos já prontos para instalar em seu site, com muito mais facilidade, rapidez e praticidade. Sem precisar configurar códigos muito complexos que podem atrapalhar ou prejudicar de alguma forma, mesmo que momentâneamente, o funcionamento do seu e-commerce.
Além disso, ele conta com o workspace, local onde é possível testar os apps sem afetar o funcionamento do site. Também possui uma URL especial de acesso, onde somente quem está mexendo pode ter acesso.
Vantagens em usar VTEX IO
Agora que você já sabe o que é VTEX IO, deve estar se perguntando se ele vale a pena para você. Como dissemos no início do texto, ele é um sistema excelente para agrupar várias funcionalidades na mesma loja virtual (diversos canais de venda, loja física etc).
Com o VTEX IO, fica mais simples e rápido configurar novidades em seu site sem precisar tirá-lo do ar ou desconfigurá-lo, por exemplo. Justamente por oferecer mais facilidade para os programadores.
É sempre importante avaliar todas as possibilidades e, claro, seu orçamento e possibilidade de utilizar este recurso. Sem dúvidas, é um investimento que valerá a pena para o seu e-commerce.
Ainda tem algumas dúvidas para esclarecer? Não tem problema! Nós podemos orientá-lo sobre este ou qualquer outro assunto relacionado ao e-commerce. Entre em contato com nosso time de especialistas e fique por dentro de tudo no mercado.
Não deixe de assinar nossa newsletter para receber em primeira mão todos os nossos conteúdos e se manter sempre atualizado sobre todas as novidades do mercado que irão facilitar sua gestão nos e-commerces e melhorar cada vez mais suas vendas.