VTEX IO: Saiba o que é e quais são as suas funcionalidades

15 de MAR, 2019 por Pablo Ribeiro

Muitas pessoas já sabem que para um e-commerce funcionar de forma satisfatória para clientes e administradores, é preciso contar com uma plataforma de qualidade e que ofereça as melhores soluções. A plataforma VTEX é uma excelente opção do mercado que vem sendo aprimorada desde o final dos anos 1990, oferecendo alguns recursos muito importantes para melhorar cada vez mais o desempenho da sua loja virtual. Hoje, vamos falar sobre um deles.

Você sabe o que é o VTEX IO? Vamos explicar este recurso de uma maneira simples para que você fique por dentro do que pode ser feito no seu e-commerce para melhorar ainda mais as suas vendas e a sua organização. Confira!

O que é o VTEX IO?

Basicamente, o VTEX IO é um sistema de desenvolvimento de apps, criado pela plataforma VTEX, que possibilita à equipe de programadores a criação de aplicações e integrações com mais rapidez, eficiência e autonomia. Ao criar este ambiente, a VTEX pretendia implementar o mindset de apps no mundo da web.

Quando falamos em aplicativos, pensamos muito nas opções para celular, mas neste caso, o  VTEX IO pretende levar esta realidade para a plataforma web. O principal objetivo da criação deste sistema é que desenvolvedores possam criar softwares em qualquer lugar e com muito mais facilidade.

Se o seu negócio conta com vários canais de venda, loja físicas etc, o VTEX IO pode ser uma excelente solução para unificar tudo num só canal (em formato Omnichannel).

Isso porque com esta funcionalidade, os programadores podem:

  • Programar códigos back-end e front-end;
  • Integrar aplicativos já existentes à sua loja virtual;
  • Testar mudanças em tempo real (em nuvem);
  • Produzir componentes configuráveis;
  • Evitar duplicações de códigos;
  • Reusar componentes em contextos diferentes;
  • Isso significa que estes profissionais contam com liberdade para desenvolver  e personalizar aplicações com o VTEX IO. Eles não precisam se preocupar com algumas questões como configuração de servidores, permissões de acesso, escalabilidade horizontal e vertical, segurança etc.

No caso de negócios Omnichannel, também é possível:

  • Criar múltiplos fluxos de compras para os seus consumidores, como a possibilidade de comprar o produto no e-commerce e retirar na loja física;
  • Integrar diferentes sistemas de pagamento, como o Apple Pay, por exemplo;
  • Fazer integrações livremente e com rapidez;
  • Melhorar a logística em relação ao controle de estoque, à definição de valores, ao uso de campanhas promocionais etc.

Como funciona o VTEX IO?

O VTEX IO oferece soluções altamente responsivas por conta da sua estrutura serveless computing, traduzido para o português como computação sem servidor. Ele consiste em gerenciar a execução de códigos de programação através da nuvem.

Este método oferece melhor desempenho, reduz custos operacionais, diminui riscos de ameaças ao sistema e oferece mais flexibilidade, diferentemente do tradicional, onde o desenvolvimento de aplicativos e a instalação precisa ser feita em servidores.

O VTEX IO permite criar componentes configuráveis, isso significa que a duplicação de códigos pode ser evitada e a reutilização destes componentes é possível em contextos diferentes. Como se você comprasse os aplicativos já prontos para instalar em seu site, com muito mais facilidade, rapidez e praticidade. Sem precisar configurar códigos muito complexos que podem atrapalhar ou prejudicar de alguma forma, mesmo que momentâneamente, o funcionamento do seu e-commerce.

Além disso, ele conta com o workspace, local onde é possível testar os apps sem afetar o funcionamento do site. Também possui uma URL especial de acesso, onde somente quem está mexendo pode ter acesso.

Vantagens em usar VTEX IO

Agora que você já sabe o que é VTEX IO, deve estar se perguntando se ele vale a pena para você. Como dissemos no início do texto, ele é um sistema excelente para agrupar várias funcionalidades na mesma loja virtual (diversos canais de venda, loja física etc).

Com o VTEX IO, fica mais simples e rápido configurar novidades em seu site sem precisar tirá-lo do ar ou desconfigurá-lo, por exemplo. Justamente por oferecer mais facilidade para os programadores.

É sempre importante avaliar todas as possibilidades e, claro, seu orçamento e possibilidade de utilizar este recurso. Sem dúvidas, é um investimento que valerá a pena para o seu e-commerce.

Ainda tem algumas dúvidas para esclarecer? Não tem problema! Nós podemos orientá-lo sobre este ou qualquer outro assunto relacionado ao e-commerce.  Entre em contato com nosso time de especialistas e fique por dentro de tudo no mercado.

Não deixe de assinar nossa newsletter para receber em primeira mão todos os nossos conteúdos e se manter sempre atualizado sobre todas as novidades do mercado que irão facilitar sua gestão nos e-commerces e melhorar cada vez mais suas vendas.

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI