Pick Up Store: Como aumentar o número de vendas da sua loja?

3 de JUL, 2020 por Pablo Ribeiro

Todos os varejistas têm como principal objetivo aumentar o número de vendas da sua loja, possibilitando que o seu negócio cresça ainda mais. No entanto, muitos acreditam que podem alcançar metas cada vez mais otimistas tendo as mesmas ações e estratégias de sempre. Lembre-se! Para obter resultados diferentes, é necessário mudar e se adequar às novas tendências do mercado.

Pare e pense por um instante! Você conhece o comportamento do seu consumidor? Sabe os passos que ele dá até adquirir um produto na sua loja física ou on-line? As respostas para estas duas questões são a chave para o crescimento do seu negócio. E expandir exige olhar por novas perspectivas e, muitas vezes, investir em algo novo.

Por isso, reservamos este artigo para falar sobre uma estratégia assertiva e totalmente adequada à jornada de compra dos consumidores do mundo contemporâneo: Pick Up Store. Saiba o que é e quais são os seus benefícios para o crescimento do seu e-commerce. 

Imagem Pick Up Store
Saiba o que o Pick Up Store tem a ver com o crescimento da sua loja virtual

O que é Pick Up Store?

Pick Up Store é um conceito em inglês que traduzido para o português significa “retirar na loja”. Ele está diretamente relacionado ao Omnichannel, integração de todos os canais de venda – tanto físicos quanto digitais – de forma complementar. O consumidor, hoje, busca e espera ter uma excelente experiência em qualquer canal de venda de uma marca. Sem dúvidas, é um fator que faz total diferença em relação à conversão e fidelização de clientes.

O Pick Up Store vem como uma das táticas do Omnichannel. Na prática, o consumidor compra um produto na loja virtual e em, no máximo, dois dias depois, pode retirá-lo no balcão da loja física mais próxima. Neste caso, existem pessoas responsáveis para atender ao cliente e fazer a entrega do produto. A grande ideia, aqui, é posicionar o balcão num ponto estratégico, propiciando que o consumidor atravesse toda a loja até chegar ao guichê. Desta maneira, ele pode se interessar por outros produtos e comprar ali mesmo.

O comportamento do consumidor contemporâneo

Há tempos atrás, muitos lojistas acreditavam que a loja virtual competia com a loja física. Ambas eram vistas de maneira totalmente apartadas, até mesmo pelos próprios vendedores, por perceberem que perdiam vendas para o e-commerce. Mas a partir da visão e das estratégias de Omnichannel, os canais se aproximaram e um novo panorama passou a ser visto.

Hoje, dificilmente, uma pessoa não transita pelos mais variados canais de uma marca até adquirir determinado produto. Inúmeras vezes, os consumidores vão à loja física para ver ou experimentar um produto e decide finalizar a compra no e-commerce ou, ainda, é atraído à loja virtual, mas opta por comprar na loja física. Este é o comportamento do consumidor atual. E desconsiderar estes novos hábitos de consumo é um equívoco, além de ser muito prejudicial a um negócio. Saiba que se em uma destas etapas, o consumidor vivenciar uma experiência negativa, automaticamente, a venda e o próprio cliente são perdidos.  

Pick Up Store, Pick Up Point e Locker significam a mesma coisa?

Se você já ouviu falar em Pick Up Point e Locker pode estar se questionando: Eles significam a mesma coisa que Pick Up Store? A resposta é não. Apesar da similaridade entre os termos, pois se referem à retirada de produtos em pontos físicos de acordo com a preferência e a localização do consumidor, as três denominações apresentam diferenças.

O Pick Up Point significa “ponto de retirada”. Neste caso, em específico, não precisa ser necessariamente uma loja. Portanto, ele é, basicamente, um parceiro da sua marca. Já Locker quer dizer “armário”. Seu significado tem tudo a ver com o conceito na prática. Neste caso, o cliente é encaminhado até o local com um armário, onde o produto fica guardado. Ele é aberto por meio de um código fornecido pelo e-commerce após a finalização da compra. A principal distinção do Locker em relação ao Pick Up Store e o Pick Up Point é que ele não conta com o auxílio de um colaborador da loja para a retirada do produto.

Saiba as vantagens do Pick Up Store para o crescimento do seu e-commerce

Como mencionamos anteriormente, o Pick Up Store traz benefícios consideráveis tanto para os lojistas quanto para os consumidores. A experiência de compra se torna ainda melhor e você garante o aumento das vendas no e-commerce e nas lojas físicas. É neste ponto que o Pick Up Store influencia no crescimento da sua loja virtual. A seguir, listamos as principais vantagens de investir nesta estratégia:

  • Redução dos gastos relacionados ao frete e ao envio de produtos aos CDs (Centros de Distribuição), possibilitando a diminuição do valor do produto;
  • Crescimento do número de consumidores indo às lojas físicas e o consequente aumento das vendas no físico;
  • E rapidez no tempo de entrega do produto, que costuma estar disponível na loja em, aproximadamente, dois dias após a compra no e-commerce.

A grande sacada, aqui, é treinar os profissionais da loja física que ficarão responsáveis pelo atendimento e pela entrega do produto para captarem mais informações acerca daquele consumidor de forma apropriada. Pesquisa de satisfação é um bom exemplo de coleta de informações no guichê de retirada do pedido. Inclusive é uma ótima maneira de ter o feedback dos clientes em relação à sua marca.

A influência da plataforma de e-commerce para a viabilização do Pick Up Store

Nem toda plataforma de e-commerce possibilita ações, de fato, Omnichannel. Nem sempre a integração é feita totalmente. A plataforma precisa unificar as experiências dos canais digitais e físicos, conectando os estoques, os preços, promoções e catálogos, permitindo oferecer mais formas de compra e retirada dos produtos e propiciando que os seus vendedores tenham acesso às informações relevantes dos clientes para proporcionarem um atendimento cada vez mais personalizado. Pelo que pode ser constatado, a plataforma ideal vai muito além da viabilização do Pick Up Store propriamente dito.

Percebeu a importância da estratégia Pick Up Store para o seu negócio e deseja tornar este projeto realidade? Entre em contato conosco! O M3 Squad é formado por especialistas em performance digital de e-commerces e em implantação de lojas virtuais. Vamos, juntos, levar o seu e-commerce a um próximo nível!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta