Ship From Store: Como melhorar a logística do seu e-commerce?

24 de JUN, 2020 por Herdy susi
Imagem vantagens do ship from store
Entenda as vantagens do Ship From Store para o seu e-commerce

O mercado digital passa por constantes inovações, sempre objetivando oferecer uma experiência cada vez melhor aos consumidores, a fim de gerar mais vendas e propiciar a fidelização dos clientes. O Ship From Store (SFS) surge nesta proposta, mais especificamente, com a finalidade de aprimorar o sistema de logística dos e-commerces que também contam com lojas físicas. Saiba, neste artigo, o conceito de Ship From Store, o seu funcionamento e quais as vantagens que ele pode trazer à sua loja virtual.

Sabe aquele sistema onde o estoque do e-commerce fica concentrado em um único centro de distribuição? Já é passado! O Ship From Store consiste em tornar todas as lojas físicas da marca, pontos de distribuição. Ou seja, um cliente faz uma compra no seu e-commerce e o sistema que faz a integração dos estoques das lojas físicas mostrará qual deles tem o produto comprado, de acordo com a localização do consumidor. Em seguida, ele é encaminhado até o centro de distribuição para, enfim, ser conduzido à residência do cliente. Desta maneira, o tempo de entrega é mais breve e o custo do frete menor.

Imagem Esquema do ship from store
Esquema Ship From Store

Esta inovação do mercado digital está diretamente associada à estratégia Omnichannel, que visa integrar todos os canais de venda, tanto físico quanto digital. Sua finalidade também é tornar a experiência dos consumidores melhor e gerar mais vendas. Isso porque no Ship From Store, o cliente tem a opção de buscar o produto na loja física se preferir. 

Quer saber como? Então, se atente! O sistema de integração de estoques localiza o produto na loja mais próxima, possibilitando a retirada no ponto físico, afinal, cada loja é um ponto de distribuição. Desta maneira, o consumidor adquire o produto de maneira mais rápida e sem o custo do frete. Mas os benefícios não param por aí. Acompanhe a leitura deste artigo e saiba mais!

Quais as vantagens do Ship From Store para o seu e-commerce?

O Ship From Store é uma tendência e estratégia do comércio eletrônico que traz consigo inúmeras vantagens para uma loja virtual. A seguir, listamos as principais:

Garante mais rapidez às operações de logística

Como falamos anteriormente, no Ship From Store, o estoque não fica centralizado em apenas um centro de distribuição. Portanto, o sistema de entrega parte do ponto de distribuição mais próximo do cliente. Consequentemente, a entrega é feita de maneira mais rápida e o custo do frete é reduzido. Dois elementos que influenciam diretamente na experiência do consumidor. 

Diminuição dos riscos para o negócio

Você, provavelmente, está se questionando: Como o Ship From Store pode diminuir os riscos da minha empresa? Pois bem! Pense comigo! Para viabilizá-lo no seu e-commerce, é necessário se planejar e contar com uma integração de todos os setores do seu negócio. Logo, tudo o que será realizado terá mais exatidão, contribuindo, assim, para a diminuição dos possíveis riscos e aumento dos lucros. Desta forma, será possível investir mais capital nas lojas físicas/ pontos de distribuição.

Menos perdas de venda

No caso de centros de distribuição centralizados, quando o produto acaba naquele único estoque, a mercadoria fica indisponível na loja virtual e vendas são perdidas. Mas a partir da estratégia Ship From Store, com a integração dos estoques de todos os pontos de distribuição, a probabilidade do produto estar disponível em pelo menos um dos estoques é muito maior e, consequentemente, menos vendas são lesadas por falta de mercadoria. Portanto, ele é mais do que uma tendência, e sim, uma maneira de se destacar em meio à competitividade do varejo.

Reduz o índice de inadimplência

Este ponto, em específico, está diretamente relacionado ao formato e à dinâmica do comércio eletrônico. Muitas lojas físicas ainda disponibilizam formas de pagamento tradicionais, como o crediário, modelo que gera muita inadimplência. Já com a facilidade do Ship From Store, o consumidor compra no e-commerce e a entrega do pedido – ou a sua retirada na loja física – só é autorizada após a confirmação do pagamento, seja por cartão de crédito, boleto ou transferência bancária. Ou seja, formas de pagamento interessantes e seguras, tanto para os clientes quanto para o lojista.

Potencializa os lucros

Sem dúvidas, o Ship From Store é uma excelente maneira de aumentar a receita do negócio. A otimização do sistema de estocagem e entrega, a partir da descentralização dos estoques de maneira integrada, torna o fluxo de venda mais econômico e flexível. Desta maneira, o custo das operações de logística se torna menor e ainda contribui para estimular a venda de produtos com baixo número de compra, trazendo mais rotatividade ao estoque.

Proporciona boa experiência aos clientes

A estratégia Ship From Store atende às demandas do consumidor contemporâneo, que busca um varejo cada vez mais prático e rápido. Além de reduzir o custo do frete e de agilizar o tempo de entrega, a integração dos estoques minimiza, consideravelmente, os dilemas relativos à indisponibilidade de produtos. Ademais, permite que o cliente retire o produto na loja física mais próxima. Características que agregam valor, contribuem para a experiência dos consumidores e possibilitam maior número de clientes fidelizados. Ou seja, uma ótima forma de se destacar mediante a concorrência.

Antes de adotar o Ship From Store

O Ship From Store é voltado, principalmente, para atender às empresas que contam com lojas físicas e virtuais. Para garantir um bom desempenho no que diz respeito ao funcionamento desta tática na prática, é necessário investir em tecnologias e firmar parceria com os profissionais certos, que possuem a capacitação apropriada, para viabilizar todo o projeto.

Quer saber mais sobre esta estratégia? Entre em contato conosco! Somos especialistas em performance digital para lojas virtuais e, juntos, podemos levar o seu e-commerce a um próximo nível.

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta