Treinamento VTEX: Entenda a sua relevância para o e-commerce

26 de FEV, 2021 por Pablo Ribeiro

Através deste artigo, você saberá o que é treinamento VTEX, entenderá qual a sua relevância para os resultados do e-commerce, além de conferir os principais pontos de atenção do treinamento, como é o caso dos módulos VTEX. 

imagem o que é treinamento vtex
Fique por dentro dos principais tópicos sobre o Treinamento VTEX.

A escolha da plataforma de e-commerce para a implantação ou migração de uma loja virtual, sem dúvidas, é uma das etapas mais desafiadoras do processo. Afinal, ela, muitas vezes, determinará o que o e-commerce poderá apresentar ou não, além, é claro, de influenciar positiva ou negativamente em seus resultados. É neste ponto que entram questões, como as metas e os objetivos de crescimento do negócio e as particularidades e necessidades da empresa. 

Entretanto, após a escolha da tecnologia ideal, outro dilema surge: Como lidar com a plataforma? Afinal, não adianta contar com uma excelente solução, sem saber como ela funciona ou o que ela permite fazer. É a mesma coisa que ter um smartphone de última geração e não saber utilizá-lo, você não conseguirá usufruir a maioria dos seus recursos até entender o seu funcionamento. Sendo assim, é fundamental receber o treinamento apropriado na plataforma, para garantir autonomia sobre o gerenciamento e as operações da sua loja e não deixar de aproveitar o que o software oferece, aplicando-o de acordo com as especificidades do e-commerce.

Meu e-commerce foi implantado na Plataforma VTEX, e agora, como operá-lo?

A VTEX é uma das líderes globais em soluções de e-commerce segundo os institutos Gartner e Forrester. Ela se destaca, dentre outros aspectos, por sua alta capacidade de customização, performance, velocidade, escalabilidade e segurança. Portanto, é capaz de atender lojas de grande porte, oferecendo total estabilidade, independentemente do segmento de atuação da marca. Afinal, é versátil o bastante para se adaptar à realidade de cada empresa.

No caso da M3, durante a implantação do e-commerce, o projeto é acompanhado por um profissional do setor de Project Manager, que intermedia a comunicação do lojista ao time operacional. No decorrer desse processo, a agência extrai dúvidas dos clientes referentes ao funcionamento da plataforma e ao desenvolvimento da loja, além de enviar vídeos de treinamento passando por todos os módulos da Plataforma VTEX, com o passo a passo da sua utilização, como cadastro de produtos, promoções etc. Além disso, a VTEX conta com um excelente recurso para esclarecer eventuais dúvidas sobre o modo de operação de diversas particularidades do software: o VTEX Help.

Ele é um portal, disponível no próprio site da VTEX, repleto de tutoriais, guias de referência, artigos com soluções de problemas, suporte com experts, comunidade que permite a interação com outros usuários e atualizações da plataforma no dia a dia. Sem dúvidas, uma excelente ferramenta para os lojistas consultarem e, assim, entenderem o funcionamento de determinados elementos do software, após a finalização do projeto, quando não há mais vínculo com a agência. Desta maneira, ele passa a ter grande autonomia sobre a sua loja e fica ciente do que a tecnologia pode oferecer ao e-commerce, além, é claro, de aprender a executar. 

Conheça os principais módulos da VTEX

Dentre os principais módulos da Plataforma VTEX, estão: CMS, OMS, Logistics and Inventory Management, Pricing and Campaign Management, PIM e Master Data. Abaixo, você entenderá um pouco melhor cada um deles:  

  • CMS é a sigla para Content Management System, que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Por meio desse módulo, é possível fazer o gerenciamento do código da loja e todos os elementos relacionados. Ele é voltado para o desenvolvimento dos conteúdos, páginas e interfaces do e-commerce.
  • OMS – Order Management System ou, simplesmente,  Sistema de Gestão de Pedidos -, está relacionado à gestão de pedidos para operações Omnichannel. Ele possibilita unificar os estoques através da prateleira infinita, unindo, portanto, os estoques das lojas físicas ao do e-commerce e aumentando o número de produtos disponíveis. Além de permitir colocar pontos de retirada, propiciando que os consumidores selecionem a alternativa de retirar o item comprado em alguma loja física. 
  • Logistics and Inventory Management, ou seja, Logística e Gerenciamento de Estoque. No módulo Estoque e Remessa – Inventory & Shipping -, é possível gerenciar toda a logística da loja. Permitindo pesquisar produtos e SKUs específicos, verificar a quantidade de produtos em estoque de acordo com o SKU, filtrar os SKUs com base em seu status, atualizar manualmente o número de itens presentes no estoque etc.
  • Pricing and Campaign Management, isto é, Preços e Gerenciamento de Campanhas. Nesse módulo, o lojista tem a liberdade de criar promoções, de acordo com a forma de pagamento, frete, percentual, progressiva, por categoria, lançamentos, dentre outros. Além disso, possibilita selecionar a data e a hora que iniciará a promoção, bem como o seu término.
  • PIM é a sigla para Product Information Management, que traduzido para o português, significa Gerenciamento de Informações de Produtos. Nele, são centralizadas todas as informações referentes aos catálogos e produtos do e-commerce, o que facilita significativamente a sua gestão.
  • Já o módulo Master Data possibilita modelar estruturas, de modo parecido a um banco de dados, permitindo desenvolver funcionalidades e regras de negócio de maneira personalizada. 

Conte com os parceiros certos para o treinamento VTEX

Por meio desta breve pincelada a respeito dos módulos integrados à Plataforma VTEX, você, certamente, está mais ambientado ao software e ao seu funcionamento. Mas o treinamento não para por aí. Por isso, é fundamental contar com os parceiros certos para a viabilização do projeto, se certificando de que eles te auxiliarão nos primeiros passos e que darão o suporte adequado inicialmente.

A M3 é uma agência especializada em implantação de e-commerces na Plataforma VTEX. Nos destacamos pelo atendimento personalizado, totalmente coerente com a realidade e as particularidades de cada empresa/cliente. Juntos, podemos conduzir o seu negócio a um próximo nível. Entre em contato conosco e saiba mais!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI