Conheça os efeitos da UX para o e-commerce

27 de MAR, 2020 por Pablo Ribeiro

Visualize a seguinte cena: você foi visitar uma família, toda a casa foi super receptiva, ofereceu um lanche saboroso e te tratou com toda a atenção do mundo. Obviamente, o seu cérebro, ao armazenar esta experiência, vai caracterizá-la como boa. Então toda vez que você se lembrar daquela visita, se sentirá satisfeito e assim que tiver a oportunidade de voltar, tenho certeza de que terá o maior prazer, não é mesmo?

É exatamente isso que acontece com o usuário e o seu e-commerce. Se ele não tiver uma boa experiência ao navegar a sua loja. Tenha certeza! Ele não retornará ao seu site. E o pior! Ainda vai passar a sua má experiência aos outros usuários.  

Neste artigo, você entenderá o que é UX e saberá da sua importância para o sucesso de um e-commerce.

O que é UX?

A ilustração do início do artigo não foi por acaso, ela descreve exatamente como funciona a UX. Este termo é a sigla de User Experience, que traduzido para o português, significa Experiência do Usuário. Ela não se restringe apenas aos softwares, sites ou aplicativos, se refere a tudo. O termo foi cunhado por Don Norman, cientista cognitivo norte-americano e um dos maiores especialistas em design, em 1990, período em que era vice-presidente da “Advanced Technology Group” da Apple.

Nas palavras do próprio Norman, UX “É tudo relacionado a sua experiência com o produto”. Portanto, ela descreve desde a experiência vivida em um restaurante até a que foi obtida durante a navegação de um e-commerce, por exemplo. Mas neste artigo em específico, vamos tratar apenas do último caso.

Tudo o que o seu e-commerce proporciona ao usuário durante a navegação, seja na visualização dos produtos, na interação com os conteúdos ou em todas as outras etapas, se refere à UX. Logo, é sua função propiciar ao consumidor uma boa experiência.

Por que investir em UX?

Investir em UX no seu e-commerce pode ser a resposta para a seguinte questão: como sair à frente da concorrência? 

De acordo com estimativas da ABComm, existem cerca de 90 mil lojas on-line no Brasil, claro que de segmentos variados, mas mesmo assim estamos falando de uma parcela significativa de concorrentes. Portanto, para que o seu site supra o desejo do consumidor a ponto dele se fidelizar a sua loja, é necessário apresentar alguns diferenciais, e um deles, é uma boa UX.

Tenha em mente que o principal objetivo da User Experience é tornar o percurso entre o desejo do consumidor e a finalização da compra, o mais breve possível. Através de algumas transformações específicas na arquitetura do site com a otimização dos processos, a taxa de conversões do seu e-commerce pode crescer consideravelmente.

Lembre-se que os produtos são mais do que simples objetos. Você precisa buscar satisfazer o seu cliente, porque muitas vezes aquela aquisição representa o seu sonho. E este resultado pode ser conquistado com o investimento em UX.

Além de gerar um excelente marketing espontâneo, a famosa propaganda “boca a boca”. Saiba que gerando um boa experiência ao usuário, ele, possivelmente, se tornará um cliente fidelizado e partilhará com os seus conhecidos quando surgir a oportunidade.  

3 dicas para aplicar a UX na sua loja

A seguir, listamos 3 dicas para você aplicar a UX no seu e-commerce:

# 1: Uso das cores

Existem algumas pesquisas que afirmam que a cor representa 85% do motivo de um consumidor ter preferido um determinado produto. Ou seja, se ela interfere na decisão de compra de um indivíduo, consequentemente, também tem grande relevância na experiência do usuário, que é uma pessoa com personalidades e emoções antes de tudo.

Portanto, pensar na cor da interface do seu site vai muito além de escolher um tom “bonitinho”. Afinal, ela também comunica o que a sua marca é e o que ela representa. Além, é claro, de influenciar na UX.

# 2: Objetividade

Você sempre deve priorizar o fácil acesso dos usuários às informações e impactá-lo desde o princípio. Logo, a palavra-chave para isso é objetividade. O seu e-commerce precisa ter uma navegação fácil e intuitiva, sem caminhos longos e empecilhos.

# 3: Recompensas para o cliente

O cliente precisa saber que ele não é apenas um número. Por isso, é interessante demonstrar reciprocidade e conceder algumas recompensas a ele, como um desconto ou frete grátis. Lembre-se que quando falamos em negócios, estamos falando em uma via de mão dupla.

E-BOOK Gratuito: Melhor experiência para seu e-commerce. O Guia completo para ajudar sua loja virtual.
E-BOOK Gratuito: Melhor experiência para seu e-commerce. O Guia completo para ajudar sua loja virtual.

Quer saber mais sobre este assunto? Baixe agora o nosso e-book gratuito sobre UX. Nele, explicamos a fundo todos os fatores que envolvem a experiência do usuário, sua importância e várias outras dicas de como aplicá-lo no seu e-commerce. Além disso, a M3 tem uma equipe especializada para esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar a crescer ainda mais. Vamos juntos?

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta