Conheça a VTEX de ponta a ponta: História, diferenciais e muito mais

11 de SET, 2020 por Pablo Ribeiro

O que é VTEX? Como ela começou? Quem foram os seus fundadores? Quais são os seus diferenciais? E qual a sua dimensão no mercado?

Essas são algumas das indagações mais comuns quando o assunto é a VTEX e a sua plataforma de e-commerce. Por isso, reunimos, neste artigo, as informações e curiosidades mais relevantes sobre ela. Após a leitura, você, de fato, conhecerá a VTEX de ponta a ponta.

Imagem o que é vtex
Conheça a VTEX de ponta a ponta.

O que é VTEX?

Fundada no Brasil, em 1999, a VTEX é uma empresa multinacional de tecnologia, desenvolvedora e fornecedora de software de e-commerce no formato SaaS (Software como Serviço) e soluções omnichannel. Atualmente, apresenta mais de 2.500 clientes, tem escritório em 16 países – como Nova Iorque, Londres, Barcelona e Bogotá -, conta com mais de 670 funcionários e possui clientes ativos em mais de 42 países. Sendo reconhecida pelos institutos Gartner e Forrester como uma das líderes globais em soluções de e-commerce, principalmente, devido à sua estrutura tecnológica de vanguarda.

A Plataforma VTEX é caracterizada por ser robusta, apresentar infraestrutura auto escalável na nuvem e contar com ferramentas completas e fáceis de usar. Além disso, ela possui código único multi-tenant, portanto, a mesma instância da plataforma atende todas as lojas/clientes ao mesmo tempo, de maneira escalável e extensível. A VTEX acredita que a transformação é potencializada pela tecnologia, por isso, sempre traz soluções inovadoras e rápido time-to-market. Dentre as empresas que utilizam a solução VTEX para a venda on-line, pode-se citar: Whirlpool, Motorola, C&A, Boticário, Disney, Lego e muito mais. 

Os seus principais diferenciais, como empresa, são a paixão pelo resultado e a cultura disruptiva. Para a VTEX, não basta fornecer uma plataforma de e-commerce que possibilite vendas on-line, mas oferecer um software que vá além e permita que as lojas obtenham resultados ainda mais expressivos. Sempre atenta ao mercado e às tendências do comércio digital, traz funcionalidades inovadoras e, por meio de sua tecnologia, acelera a transformação do comércio.

VTEX: 20 anos de história

Para quem olha a VTEX, atualmente, reconhecida globalmente e considerada o maior player de e-commerce da América Latina, não tem a menor ideia da grande montanha-russa que marcou o início de sua trajetória como empresa. Tudo começou com o grande sonho de dois engenheiros mecânicos recém-formados: Geraldo Thomaz e Mariano Gomide. Eles queriam empreender e dar vida a algo que impactasse a sociedade positivamente. O que seria, até então, era desconhecido, mas havia uma grande certeza: eles queriam fazer algo a partir da internet. 

A ideia inicial

O momento “Eureka!” nasceu de uma observação de Geraldo. Ele via o seu sogro, na época, indo à São Paulo, todo mês, para comprar roupas, e ele começou a refletir “Para que isso? Por que não comprar pela internet?”. Portanto, a ideia inicial era melhorar a indústria têxtil por meio de um software de B2B (Business to Business) voltado, especificamente, para atender a este setor, daí o nome Vitrine Têxtil e, posteriormente, VTEX. Apesar de nenhum retorno financeiro, a princípio, os dois sócios aprenderam muito.

Enquanto eles não conseguiam clientes, decidiram fazer serviços para a internet, desenvolvendo sites. Mas sem deixar de lado o grande sonho que envolvia o negócio têxtil. Mais adiante, este objetivo acabou se transformando em um software destinado para suportar a venda e o pós-venda. O que acabou resultando em alguns clientes, porém, não o bastante. Então, Geraldo e Mariano optaram por destinar o produto a todos que queriam utilizá-lo para fazer atendimento pós-venda. Neste momento, perceberam que não era possível desenvolver um software de escala sem ter capilaridade de distribuição e eles não tinham. Logo, entenderam que deveriam pivotar novamente. Mas eles sempre tinham a ciência do que não estava dando certo.

O momento em que a VTEX seria encerrada

Dentre inúmeros altos e baixos, houve um momento específico, dentro da história da VTEX, que ela seria encerrada. Se os sócios não conseguissem fechar negócio com uma empresa, em São Paulo, que estavam negociando, eles retornariam ao Rio de Janeiro e fechariam a instituição. Durante a reunião com o possível cliente, tentaram convencer a empresa a contratar o sistema B2B, mas ela decidiu o contrário. Parece até cena de filme, mas quando eles já estavam no aeroporto Santos Dumont, jantando, Mariano recebeu um telefonema daquela mesma empresa afirmando que era para ele voltar, pois a equipe tinha conseguido convencer o presidente a assinar o contrato.

O nascimento da VTEX como conhecemos atualmente

Em meio aos dez primeiros anos cheios de incertezas e nenhum resultado financeiro aparente, Geraldo e Mariano poderiam ter desistido diversas vezes, mas foram persistentes e procuraram aprender e se superar cada vez mais. A VTEX, como é conhecida hoje, só surgiu dez anos após a sua fundação. Inicialmente, os sócios tinham outros objetivos. 

Mariano afirma “A gente não decidiu entrar no e-commerce, o e-commerce decidiu entrar na Vitrine Têxtil”. Tudo começou em uma das ocasiões que decidiram realizar projetos completamente diferentes do plano original da empresa para se manterem no mercado. Em 2001, eles foram contratados para desenvolver o software do e-commerce das Lojas Sack’s. Este projeto foi considerado um primeiro grande caso de loja virtual brasileira, e devido ao seu grande sucesso, a VTEX começou a ser reconhecida por ter um código de e-commerce.

Neste período, mais duas pessoas importantes entraram na história: Gustavo Rios e Marcelo Couto. Através deste projeto, uma grande ideia surgiu: dar vida a um produto, de fato, voltado para o comércio eletrônico. Então, Geraldo, Gustavo e Marcelo se uniram e desenvolveram o que seria a primeira versão do produto VTEX.

Diferenciais da Plataforma VTEX

Não é à toa que a VTEX é considerada uma das vinte maiores plataformas de comércio digital do planeta e o maior player de e-commerce da América Latina. Ela conta com funcionalidades inovadoras e grandes diferenciais, fundamentais para que as empresas estejam prontas para o comércio do futuro. A seguir, você saberá as principais funcionalidades da Plataforma VTEX e entenderá sua relevância:

SmartCheckout™ e One Click Buy

O SmartCheckout™ foi criado com o objetivo de aumentar a taxa de conversão dos e-commerces, através de um checkout mais breve. Somado ao One Click Buy, ele dispensa o uso de senhas e solicita, apenas, as informações essenciais. Mas, é claro, sem deixar de lado a segurança. Enquanto a etapa de finalização de compra convencional dura, aproximadamente, cinco minutos, o SmartCheckout™ reduz para um minuto e meio. Com a chegada desta funcionalidade, muitas lojas virtuais obtiveram um aumento de 21% em sua taxa de conversão.

Velocidade e escalabilidade

A lentidão do carregamento das páginas de uma loja virtual além de diminuir a taxa de conversão e aumentar o número de desistências e abandono de carrinho, também prejudica o ranqueamento do site nos motores de busca. Por isso, a Plataforma VTEX apresenta velocidade e escalabilidade. Além dela ser veloz, também suporta picos de acesso sem instabilidades.

Usabilidade

A Usabilidade visa proporcionar uma experiência de compra simples, intuitiva e breve. Com a VTEX é possível aplicar diversas melhorias para trazer ainda mais usabilidade à sua loja e permite aproveitar ao máximo o poder do SEO – Search Engine Optimization -, por meio de variadas técnicas e otimizações.

CMS Integrado

A Plataforma VTEX também apresenta CMS Integrado. Esta funcionalidade permite que os e-commerces tenham layout e conteúdo totalmente personalizados, a fim de proporcionar uma experiência única aos consumidores.

Integração com Marketplaces

Diversos negócios contam com lojas virtuais próprias, mas também comercializam seus produtos em marketplaces. A VTEX possibilita a integração do seu e-commerce ao marketplace com grande autonomia, sendo possível criar configurações específicas, gerenciar descontos, selecionar produtos etc.

Conta com certificação PCI DSS

A VTEX é a única plataforma de e-commerce da América Latina a contar com a certificação PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento). Este selo determina normas relacionadas à segurança do mercado de pagamento on-line. Deixando tanto os lojistas quanto os seus clientes mais seguros durante o checkout.

Múltiplas línguas e moedas

Se o seu objetivo é ampliar o seu negócio e atender outros países, além de todo o território nacional, não se preocupe. A VTEX traz diferentes idiomas e permite gerenciar várias moedas e diversas condições de pagamento locais. Tudo isso, com muita simplicidade.

Integra todos os canais de venda

Compreendendo que o futuro do comércio é omnichannel, a VTEX traz uma solução, por meio de uma plataforma de comércio que, de fato, unifica todos os canais de venda – físicos e digital -, com múltiplos cenários de entrega e retirada, estoque e catálogo de produtos unificados e muito mais. 

Funcionalidades exclusivas para os e-commerces B2B

O segmento B2B, ou seja, Business to Business, exige funcionalidades específicas que não são necessárias em transações comerciais B2C (Business to Consumer). A Plataforma VTEX apresenta fluxo de autoatendimento (self-service) personalizado com preços segmentados, promoções, catálogos personalizáveis , crédito ao cliente, acesso restrito, apenas, para os consumidores com cadastro aprovado etc.

O que são as agências VTEX?

A VTEX disponibiliza a sua plataforma às lojas/clientes, no entanto, não realiza a implementação do e-commerce, propriamente dito, nem migração de plataforma, ou melhorias na loja virtual. Para isso, é necessário contar com uma das agências do ecossistema VTEX para a viabilização do projeto. 

As agências VTEX Partner são certificadas pela própria VTEX e contam com a expertise e especialização necessárias em relação à ambientação na plataforma e ao devido conhecimento no que diz respeito ao mercado digital. Ao contratar uma agência parceira da VTEX, você tem a garantia de que o projeto entregue terá alto nível de qualidade, será executado com rapidez e contará com o suporte e assessoria por quem tem propriedade e experiência no assunto.

M3: Agência certificada pela VTEX e pronta para levar o seu negócio a um próximo nível

A M3 é uma agência especializada em implantação de e-commerces, Evolução e SEO, na Plataforma VTEX, com foco em User Experience (Experiência do Usuário) e nos resultados de cada e-commerce. Somos certificados, há 6 anos, com o selo VTEX Implementation Expert Advanced, que demonstra o conhecimento da agência em relação aos recursos e funcionalidades da plataforma. 

Além disso, fazemos parte do Quadrante VTEX, composto pelas agências que mais se sobressaem no ecossistema da plataforma quanto à qualidade de entrega e capacidade de venda. Nos destacamos pela nossa habilidade, cases de sucesso, projetos entregues no prazo, avaliação e fidelidade dos clientes, projetos internacionais etc. Também somos uma das agências do VTEX Partner que mais fecha projetos anualmente.

No decorrer destes 6 anos, diversos projetos foram viabilizados pela M3. Inúmeros se destacaram, tornando-se cases de sucesso. Como é o caso da migração de plataforma da loja Bauarte, a evolução do e-commerce da Carrapeta – que obteve um aumento de 187, 93% na taxa de conversão -, a implantação do e-commerce B2B da Bunge em apenas 30 dias e muito mais.

Estes cases testificam a expertise e a ambientação da agência na Plataforma VTEX. O que fez total diferença nos resultados de cada loja. Ter o parceiro certo ao seu lado é fundamental para alcançar um próximo nível.

Estamos prontos para te orientar a escolher o plano VTEX ideal para o seu negócio, viabilizar a implantação da sua loja virtual e proporcionar diversas melhorias em conformidade com os conceitos de User Experience e User Interface, totalmente alinhados às tendências do mercado digital.

Que tal tirar o seu projeto do papel e materializá-lo? Entre em contato conosco e saiba mais.

Vamos juntos!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI