Lojas B2B: Conheça os diferenciais da plataforma VTEX

31 de MAR, 2020 por Pablo Ribeiro

Neste artigo, você poderá conferir as vantagens de investir em um e-commerce B2B e o que a plataforma VTEX pode proporcionar para este tipo de negócio.

Conheça os diferenciais da VTEX para as lojas virtuais B2B.
Conheça os diferenciais da VTEX para as lojas virtuais B2B!

Antes de mais nada, é válido dizer que o termo B2B vem do inglês Business-to-Business que significa Empresa para Empresa, ou seja, é a transação comercial entre duas empresas. A loja que comercializa, neste caso, pode ser uma indústria que produz matéria-prima para que a outra fabrique o produto final; pode ser uma importadora que revende mercadorias que foram adquiridas em indústrias nacionais ou internacionais; ou ainda, uma distribuidora que revende os produtos vindos da indústria para outras lojas. 

Não importa qual é o seu tipo de negócio, se você produz o produto final ou os insumos que darão origem a novos produtos, se você importa para revender ou se é um distribuidor. Enfim, caso a sua empresa seja um negócio B2B, saiba que você encontrará muitos benefícios ao investir num e-commerce neste formato.

Crescimento do mercado de e-commerces B2B

É visível que o mercado de e-commerce cresce e continuará crescendo cada vez mais, e no formato B2B não é diferente. Tradicionalmente, o principal canal de uma empresa B2B com os seus clientes se dá apenas com a figura do representante de vendas. Utilizando este mecanismo, a empresa precisa focar nos clientes de grande porte, ou seja, que têm potencial maior de compra. Tudo isso por uma questão de logística, pois abrir demais o leque para atender clientes menores acaba não compensando o tempo investido em deslocamento, e oportunidades maiores podem ser desperdiçadas. Assim, ela se concentra na minoria que consome mais.

Com a possibilidade de vender para outras empresas através do e-commerce, os negócios B2B começam a alcançar os clientes menores. Enquanto os representantes passam a ter um tempo maior para investir num relacionamento mais próximo com os clientes estratégicos, abrindo, assim, a possibilidade para negócios ainda mais lucrativos. Outro ponto considerável e que não podemos esquecer é que através das vendas nas lojas virtuais, é possível identificar as regiões e os clientes mais promissores para o investimento de um atendimento presencial. 

Graças a este cenário com grande potencial, muitas empresas optaram por trabalhar desta maneira nos últimos anos. Para você ter uma ideia! Segundo um levantamento feito pela Frost Sullivan, até este ano, é esperado que o mercado alcance um faturamento de quase 7 trilhões de dólares. Este dado é uma amostra do quão promissor tem se tornado os e-commerces B2B.

O diferencial da VTEX para os negócios B2B

Quem possui uma loja virtual em formato B2B ou que deseja investir em uma, deve se atentar à plataforma adequada e que corresponda às suas demandas e necessidades. Não é recomendável replicar a estrutura de uma loja B2C em uma B2B, pois ambas necessitam de funcionalidades diferentes. Portanto, é imprescindível fazer uma boa escolha na hora de selecionar uma plataforma. 

A plataforma VTEX é a melhor solução para atender um e-commerce B2B, pois apresenta funcionalidades práticas e eficazes para configurar uma loja com este formato. A seguir, listamos seus principais diferenciais para este tipo de negócio:

Capacidade de personalização

Com a VTEX, é possível customizar o fluxo de compra, proporcionando experiências personalizadas para self-service – ou seja, para autoatendimento – e fornecendo aos representantes de vendas dados dos compradores, bem como ciclos de vendas e sugestões de produtos. Além disso, disponibiliza pedidos em grade e recompra; possibilita a criação de descontos progressivos e preços baseados na quantidade de produtos; permite a estruturação de um fluxo de aprovação, e viabiliza que seus clientes façam cotação.

Segmentação avançada

A plataforma permite ao lojista integrar o seu método de login, definindo suas próprias regras para o registro de novos usuários e liberação do acesso às informações comerciais do e-commerce apenas com o cadastro prévio do cliente e mediante a sua aprovação; possibilita colocar preços em níveis granulares; ademais, é possível utilizar diversas estratégias de marketing digital, como o “compre e ganhe”, lista de sugestão, programa de fidelidade etc.

Soluções de pagamentos

A VTEX permite ao e-commerce definir e gerenciar limites de créditos para representantes e compradores, a fim de que o próprio cliente consiga gerenciar as contas em aberto; e por meio da integração com terceiros especializados, é possível aplicar todos os cálculos de impostos ao custo final durante o checkout.

Bauarte e Água e Luz: M3 + VTEX

Cases de implantação B2B na plataforma VTEX.

A M3 fez parte da implantação das lojas virtuais B2B “Bauarte” – do segmento de bolsas, cintos e carteiras – e “Água e Luz” – do setor de beachwear e fitness. Ambas optaram pela plataforma VTEX para o desenvolvimento das lojas. O resultados são excelentes e a satisfação das duas empresas em relação à performance da plataforma é grande. Com os e-commerces em formato B2B, elas puderam expandir a comercialização dos seus produtos para uma proporção maior, por um custo razoável comparado ao sistema tradicional com representantes e passaram alcançar todo o território brasileiro.

Quer saber mais sobre o potencial do e-commerce B2B e da plataforma VTEX? Entre em contato com o nosso time de especialistas! Queremos te ajudar a conquistar um sucesso ainda maior para o seu negócio.

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta