VTEX + TOTVS: Tudo sobre esta Joint Operation

1 de ABR, 2020 por Herdy susi

Duas gigantes do mercado digital, VTEX e TOTVS, firmaram uma Joint Operation em meados de 2019, trazendo inúmeros benefícios aos seus clientes. Esta parceria consiste em um acordo comercial e operacional onde duas empresas fazem uma aliança estratégica unindo trabalhos e recursos, a fim de alcançarem um objetivo comercial comum.

Através desta parceria, a TOTVS passou a oferecer soluções integradas de software de gestão e e-commerce aos seus mais de 30 mil clientes e começou a utilizar toda a sua estrutura – inclusive, suas franquias – para distribuir soluções VTEX no país inteiro. E, o melhor, esta integração entre as companhias, permitirá uma experiência mais eficiente e produtiva aos clientes VTEX e TOTVS.

Saiba, neste artigo, tudo sobre a Joint Operation firmada entre as empresas, bem como todos os seus desdobramentos.

Mas, afinal, quem é a VTEX?

A VTEX é uma plataforma de cloud commerce renomada, gigante no mercado brasileiro de tecnologia e uma das líderes em fornecimento de SaaS, ou seja, de Software como Serviço. 

Quando a empresa foi fundada em 1999, tinha como proposta desenvolver softwares CRM – sigla em inglês para Gestão do Relacionamento com o Cliente – para o mercado têxtil. Em 2001, um dos clientes pediu para que desenvolvesse uma plataforma de e-commerce para eles. Alguns anos se passaram, a empresa foi crescendo cada vez mais até se tornar uma plataforma específica para o desenvolvimento de comércios eletrônicos.

Hoje, a instituição está em mais de 25 países com lojas ativas, conta com escritórios em 10 países, possui 610 funcionários, sendo 60% da equipe formada por pesquisadores e desenvolvedores. Além disso, a VTEX foi a primeira empresa da América Latina a ser citada no Quadrante Mágico da Gartner – relatório anual feito pelo Grupo Gartner, que disponibiliza um panorama das empresas, em proporção global, que se destacam no mercado tecnológico.

Entre os clientes da VTEX estão Walmart, Lego, Disney, L’oreal, Sony, Coca-Cola, O Boticário, Ambev, Tramontina e mais de 2.500 marcas ao redor do mundo.

E quem é a TOTVS?

A TOTVS é a maior empresa de desenvolvimento de software de gestão do Brasil e considerada a maior empresa de software da América Latina pela revista Exame. Com o objetivo de transformar e facilitar a rotina das empresas de todos os portes e ajudá-las a superar os desafios dos seus negócios, a TOTVS cria soluções inovadoras de softwares, auxiliando as empresas desde o processo de gestão até vendas.

A empresa foi fundada em 1983, de lá pra cá passou por um processo de crescimento acelerado, agregando diversos negócios do ramo da TI (Tecnologia da Informação), como a Datasul e a RM Sistemas, grandes líderes nacionais. Estima-se que a empresa tenha adquirido mais de 50 fornecedores e fabricantes de softwares corporativos no decorrer do tempo. 

Nos últimos 5 anos, investiu em R$ 1,6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento para atender 12 setores da economia. Graças a estes investimentos constantes em pesquisa, a empresa entrega tecnologia de ponta aos clientes que vai muito além do ERP – Enterprise Resource Planning, sistema de informação que integra, num único lugar, todos os dados e processos de uma instituição. Assim, propicia a evolução das empresas brasileiras, concedendo-lhes mais competitividade através do uso de soluções digitais.

A Joint Operation

A Joint Operation firmada entre a VTEX e a TOTVS permitiu a união dos portfólios das duas empresas a fim de realizar a integração dos ambientes de negócio físicos e digitais, possibilitando, portanto, a ruptura de uma importante barreira para a transformação digital. A união entre elas visa distribuir e desenvolver soluções de softwares, principalmente, para os e-commerces do mercado brasileiro.

Nas palavras de Mariano Gomide Faria, Co-CEO da VTEX, “Essa parceria é um momento importante para o setor de tecnologia e varejo, porque estamos combinando softwares para desenvolver uma experiência única com soluções integradas como serviço”. E de acordo com Dennis Herszkowicz, presidente da TOTVS, o acordo entre as duas companhias “permitirá entregar uma experiência diferenciada e mais valor agregado aos clientes, ao integrar a suíte completa de e-commerce da marca ao nosso portfólio”.

É importante ressaltarmos que grande parte dos clientes das duas empresas eram em comum, mas, com a parceria, a plataforma digital commerce da VTEX se tornou nativa aos softwares de gestão da TOTVS, portanto, todos os clientes da TOTVS passaram a contar com um centro de suporte único, além de todos os demais benefícios da plataforma VTEX. O que propiciou a simplificação das operações dos clientes.

Ainda como parte do acordo, a VTEX adquiriu a operação da Ciashop. Esta empresa foi criada em 1998, em Curitiba, sendo pioneira no mercado de e-commerces no Brasil. Seu crescimento chamou a atenção da TOTVS, que em 2013, obteve grande parte do seu capital social. Como um dos desdobramentos do processo da Joint Operation, Mauricio Trezub, CEO da Ciashop, passou a ser um dos vice-presidentes da VTEX, no Brasil.

Qual a vantagem para os clientes?

Normalmente, as empresas utilizam diversos softwares para o bom funcionamento de suas operações diárias, o que acaba gerando diminuição da produtividade, já que os colaboradores precisam transitar por diversas janelas para realizar as suas tarefas. Mas, com a integração dos dois sistemas, é possível unificar os dados de forma automática, através do compartilhamento e da sincronização instantânea, sem a necessidade de que alguém faça essa atualização. Consequentemente, o tempo dos colaboradores é otimizado, a sua produtividade aumenta e a empresa fica menos vulnerável aos erros de dados. 

Quer saber mais sobre o funcionamento da integração da VTEX e da TOTVS? Entre em contato conosco! Nosso time de especialistas está pronto para te instruir da melhor maneira possível, de acordo com os seus objetivos e interesses. Vamos juntos?

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta