Quadrante VTEX: Entenda os critérios

28 de MAR, 2019 por Pablo Ribeiro

Hoje, comemoramos mais um sucesso alcançado! Entramos para o quadrante da VTEX.

Imagem do Quadrante VTEX

A VTEX é uma das plataformas de e-commerce mais completas da América Latina e apresenta uma grande relevância no mercado. 

O quadrante VTEX é composto pelas agências que se destacam no programa de parceiros da plataforma. É interessante mencionar que ele surgiu a partir dos pedidos das agências parceiras em se destacar no programa VTEX Partner. Além disso, se tornou uma excelente maneira dos clientes saberem quais agências são mais qualificadas do ecossistema da plataforma.

A cada ano, os parceiros resellers que mais se sobressaem e mostram maior qualidade de entrega e capacidade de venda entram para o quadrante do ecossistema VTEX. Vale ressaltar que os parceiros resellers são aqueles que têm suporte, documentação e treinamento para revender soluções da plataforma VTEX.

Neste ano, foram avaliadas mais de 150 agências e apenas 22 foram selecionadas. A M3 ficou alocada, no quadrante da VTEX. na categoria “Engineers” como Mid-Market.

Para classificá-las, a plataforma utiliza como modelo o Gartner Magic Quadrant (Quadrante Mágico de Gartner), um método de análise qualitativa de dados da empresa de consultoria Gartner Group, cuja finalidade é representar graficamente o mercado tecnológico por um determinado período. 

Os critérios usados pela VTEX são pautados em dois pilares: habilidade em executar  e eficiência nas vendas. A posição das agências nos quadrados está associada à categoria que elas mais se adequam – Hunters, Most-Valueble Players, Niche Players ou Engineers – e aos dois pilares, ou seja, vender e implantar bem. Afinal de contas, não adianta nada vender e não saber executar.

Abaixo, listamos os critérios usados para a divisão do quadrante e destacamos o que nos possibilitaram fazer parte dele:

1. Habilidade na plataforma

Este quesito refere-se às ferramentas que são desenvolvidas pela M3 e que auxiliam no processo de venda da loja/cliente.

2. Quantidade de profissionais certificados

Em relação às certificações VTEX, o Diretor Geral da M3, Pablo Ribeiro, é certificado como Sales Expert pela plataforma, e os nossos Desenvolvedores Davi Porto e Heraldo Ecard como Implementation Expert, sendo mais um dos indícios da responsabilidade da agência em se especializar cada vez mais para entregar o melhor aos seus clientes.

3. Cases de sucesso aprovados pela VTEX

Um dos cases de sucesso da M3 é a loja virtual Bauarte. O e-commerce da marca já existia, mas a empresa estava insatisfeita com a performance da plataforma que eles utilizavam, pois ela não atendia às suas demandas da forma necessária, além de ser bastante limitada. Foi quando eles contataram a M3 com o objetivo de identificar qual seria a melhor solução neste caso, se era encerrar o e-commerce ou passar por uma terceira migração de plataforma. A decisão foi permanecer com a loja virtual e migrar para a VTEX.

Com o intermédio da agência, o processo de migração se tornou mais simples, rápido e deu mais segurança à empresa. Para você ter uma ideia a integração da loja durou em torno de 20 dias, ao passo que nas migrações anteriores duraram cerca de 3 meses. O grande desafio para a M3 era fazer toda a migração de uma plataforma para a outra num prazo de 60 dias, mas tudo ocorreu com êxito.

Com isso, o  carregamento do site se tornou mais rápido, a URL mais amigável, o processo de subir os produtos na loja se tornou mais simples e ágil, possibilitou a integração entre os dois estoques das lojas físicas com o do e-commerce, tornou possível mais de uma forma de pagamento em uma mesma compra, além de dar a opção ao cliente de comprar no site e retirar na loja. 

O melhor feedback que a agência teve em relação a este cliente foi em relação à autonomia que eles passaram a ter com a plataforma VTEX, sem que precisassem de uma intervenção técnica para fazer algumas alterações.

Quanto aos resultados, em relação ao ano anterior – ou seja, período que antecedeu a migração da plataforma – a taxa de conversão subiu 25%, houve um crescimento de 15% na receita e 95% na receita do mobile, além do aumento em 81% de conversão no mobile.

4. Projetos entregues no prazo e a avaliação do cliente

Todo o projeto executado pela M3 é feito a partir de um escopo, onde todos os prazos são cumpridos dentro do tempo determinado e que foi previamente combinado com o cliente, que tende a avaliar positivamente a agência por este fator.

5. Eficiência nas vendas e cases de sucesso

Com o trabalho de performance digital promovido pela Agência M3, a partir das campanhas estratégicas de marketing e das otimizações do site, a taxa de conversão cresce e os lucros das lojas/clientes aumentam.

Como aconteceu com a loja virtual Sacoleira Chique. Com o trabalho da M3, após a migração para a plataforma VTEX, em três meses, o ticket médio dobrou, houve um aumento de 223,49% no alcance orgânico, um crescimento de 28,33% nos pedidos e de 33,50% na taxa de conversão. Dados surpreendentes, não é mesmo?

6. Fidelidade dos clientes e tempo de casa

Neste critério, a VTEX avalia a fidelização dos e-commerces à agência e o tempo em que já são seus clientes. Como também é o caso da Sacoleira Chique, que está conosco desde o início da M3 e vem tendo resultados cada vez melhores.

7. Participação em eventos VTEX

A VTEX promove diversos eventos anualmente, como o VTEX Day e o Training Day. A M3 sabe a importância destas conferências e faz questão de participar da maioria delas. São ótimos momentos para conferirmos as inovações do mercado e para networking. Inclusive, já participamos de eventos internacionais da VTEX, como o Training Day 2019 que aconteceu na Argentina. 

8. Projetos internacionais

A M3 foi responsável pelo processo de implantação da loja virtual Honey Be, nos Estados Unidos. A empresa é da cidade de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, com anos de experiência em fabricação e comercialização de roupas fitness. A loja on-line brasileira da Honey Be  já existia há um tempo, mas, mediante ao seu crescimento, ela sentiu que poderia elevar o seu e-commerce num nível maior, foi aí que decidiu criar a loja virtual americana e contratar os serviços da agência.

9. Faturamento dos clientes

Nos preocupamos com os resultados de cada cliente e assumimos esta responsabilidade quando nos encarregamos de um projeto. Então, todo o plano é voltado para atender as necessidades e as especificidades de cada loja que nos procura. E qual a consequência? O resultado que almejamos torna-se real.

Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que foram fundamentais para esta vitória, desde os nossos colaboradores até os nossos clientes. Cada um foi peça essencial para que isso acontecesse. Vocês também fazem parte dessa conquista!

Vamos juntos! 

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta