Funcionalidades VTEX para alavancar o seu negócio através do SEO

30 de JUL, 2020 por Herdy susi

Este artigo é um guia prático sobre SEO para VTEX. Acompanhe a leitura e conheça as funcionalidades que a Plataforma VTEX disponibiliza para você aplicar otimizações de SEO e aumentar o tráfego e a receita orgânica do seu e-commerce.

imagem vtex para seo
Confira as vantagens da Plataforma VTEX para as otimizações de SEO.

Antes de apresentarmos maneiras de explorar e trabalhar o SEO na Plataforma VTEX, é importante que você saiba o que ele é e qual é a sua importância para uma loja virtual. Primeiramente, SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Busca. Ou seja, é um conjunto de ações e técnicas realizadas num site, a fim de que ele conquiste um bom posicionamento nos motores de busca. Sem dúvidas, é uma das principais estratégias que envolve o Marketing Digital.

Existem dois tipos de SEO: on-page e off-page. O primeiro, se refere às otimizações realizadas dentro do próprio site. Já o segundo, diz respeito às  menções, compartilhamentos e links recebidos de outras marcas e sites em relação à sua loja. Neste artigo, falaremos especificamente do SEO on-page, uma vez que você detém o controle sobre ele, ao contrário do off-page.

Mas, afinal, por que é tão importante que um site esteja entre os primeiros nos resultados de busca? Simplesmente, porque os usuários tendem a priorizar o acesso destes sites, por entenderem que são mais relevantes.

Entenda os bastidores de um processo de busca

Você já parou para pensar no comportamento dos motores de busca – Google, Bing, Yahoo, MSN Search etc – até posicionarem as páginas num resultado? A seguir, será possível entender o que acontece por trás deste processo.

Antes de mais nada, é importante mencionar que ele é dividido em três etapas: crawling, indexação e ranqueamento. No crawling, ocorre o rastreamento das páginas cujos conteúdos são relacionados à busca. Nesta etapa, são os robôs que entram em ação, no caso do Google, temos o Googlebot. Em seguida, na indexação, as páginas rastreadas são organizadas a partir das informações coletadas. Nesta fase, alguns fatores são determinantes, como o tempo de carregamento e as palavras-chave. Por último, no ranqueamento, é feita a ordenação das páginas para que, depois, elas sejam exibidas ao usuários. A posição varia conforme a relevância que os motores de busca concedem às páginas. 

E é neste processo que as otimizações de SEO atuam e influenciam positivamente. Estando entre as primeiras páginas, a sua loja conquistará aumento no tráfego orgânico, ou seja, de visitas obtidas sem o uso de anúncios.

Confira 3 dicas de SEO

São diversas técnicas de SEO on-page que podem ser realizadas para que um e-commerce conquiste um ranqueamento cada vez melhor nos motores de busca. Elas são baseadas naquilo que o Google – o mecanismo de busca mais utilizado – considera como boas práticas, afinal, seu objetivo é proporcionar boas experiências aos usuários através dos resultados exibidos. Ele se baseia em três fatores principais: especialidade, autoridade e confiabilidade.

Confira, abaixo, algumas dicas de otimizações que podem e devem ser aplicadas na sua loja:

# 1: Se atente ao tempo de carregamento do seu e-commerce

Além da lentidão do carregamento de uma página contribuir para que os usuários desistam de acessar a sua loja, também prejudica o ranqueamento do seu e-commerce no processo de busca. Afinal, o Google está em busca de sites que proporcionem boas experiências. Portanto, fique atento ao tempo que as páginas da loja levam para carregar. Ferramentas como a PageSpeed permitem testes e apontam os aprimoramentos que devem ser feitos, otimização das imagens, por exemplo, é uma das melhorias que podem ser realizadas.

# 2: Tenha URLs amigáveis

É fundamental que as páginas do seu e-commerce apresentem URLs amigáveis, ou seja, de fácil compreensão tanto para os usuários quanto para os motores de busca. Para isso, é importante que elas sejam curtas, tenham apenas letras minúsculas, não apresentem espaços, números, acentos nem caracteres especiais, estejam coerentes com o conteúdo da página e contem com a palavra-chave (a maneira como os usuários digitam as suas indagações em um motor de busca) relacionada.

# 3: Conte com imagens otimizadas

Como mencionamos anteriormente, a otimização das imagens contribuem para a redução do tempo de carregamento das páginas de um e-commerce, já que diminui o seu tamanho sem a perda de qualidade. Mas, neste mesmo ponto, também é fundamental que as imagens apresentem um título e uma breve descrição do conteúdo da imagem na tag alt text – aqui, é interessante utilizar a palavra-chave. Os motores de busca necessitam destas ações para compreenderem o sentido das fotos. 

Funcionalidades da VTEX para SEO

A VTEX, líder global em tecnologia SaaS, apresenta inúmeras funcionalidades que permitirão aplicar táticas de SEO na sua loja virtual, a fim de que você aumente o número de vendas e obtenha resultados cada vez mais expressivos. Inclusive, a plataforma possibilita que os próprios lojistas façam as otimizações para melhorarem a busca orgânica do seu e-commerce. A seguir, você conhecerá as cinco principais:

# 1: Presença de campos configuráveis

A Plataforma VTEX permite definir o título, a URL e a meta description de qualquer página de produto, marca ou categoria. Além disso, eles não são imutáveis, podem ser alterados a qualquer momento, de acordo com a sua nova tática. Isso sem mencionar que a ferramenta conta com um painel simples e intuitivo.

# 2: URLs totalmente amigáveis

A VTEX é uma das poucas plataformas a gerar URLs amigáveis nativamente, contendo, apenas, os termos relevantes. Desta maneira, elas serão interpretadas, facilmente, tanto pelos motores de busca quanto pelos usuários.

# 3: Módulo CMS

Através do módulo CMS – em português, Sistema Gerenciador de Conteúdo -, você tem total controle dos códigos das páginas, garantindo flexibilidade e o acesso completo para modificar o que for necessário no código HTML. Qualquer tag referente a ele pode sofrer alteração – H1, H2, alt de imagens, canonical, parágrafos etc – ao contrário de outras plataformas que disponibilizam o acesso ao código parcialmente.

# 4: Mapeamento de URLs para redirecionamento 301

O redirecionamento 301 é uma prática bem comum em migrações de plataforma ou quando um determinado produto sai de linha e é substituído por um similar, mas sua página ainda traz  tráfego à loja. Ele atua apontando aos motores de busca que aquela página não existe mais, redirecionando-os, automaticamente, para a nova página. A VTEX entra em cena facilitando o mapeamento das URLs, contribuindo, assim, para este tipo de ação.

# 5: Mobile nativo

Atualmente, é imprescindível que as lojas virtuais se adequem aos dispositivos móveis, seja através de um layout responsivo ou de um e-commerce mobile friendly. Além de proporcionar boa experiência aos usuários, torna o carregamento das páginas no mobile mais rápidas e é considerado um boa prática pelo Google. Na Plataforma VTEX o mobile já é nativo, possibilitando que você disponibilize, de forma totalmente descomplicada, um site adaptado aos dispositivos móveis.

Quer saber mais sobre SEO e o que a VTEX oferece para atender às suas necessidades? Entre em contato conosco! A Agência M3 é VTEX Partner, além de ser especialista em performance digital de e-commerces e em implantação de lojas virtuais. Vamos, juntos, levar o seu e-commerce a um próximo nível. 

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta