VTEX Kit Look: Conheça a funcionalidade e as suas vantagens

24 de SET, 2020 por Pablo Ribeiro

A Plataforma VTEX conta com uma série de ferramentas e funcionalidades que possibilitam às lojas virtuais evoluírem cada vez mais e obterem resultados ainda maiores. O VTEX Kit Look não é diferente, por meio dele, o seu e-commerce proporciona uma experiência de compra mais rápida e completa, além de contribuir para o aumento do ticket médio. Saiba, neste artigo, como esta funcionalidade opera e o que ela tem a ver com o aumento do faturamento de uma loja virtual. 

O VTEX Kit Look foi desenvolvido a partir da estratégia de Kit Look, cada vez mais comum nos e-commerces, principalmente, do segmento de moda. Esta tática consiste em apresentar, na página de um produto específico, outros itens que formem um kit com ele. Apesar de poderem ser vendidos, separadamente, o fato de estarem na mesma página torna a experiência de compra mais breve, havendo grande chance do consumidor adquirir aqueles produtos em conjunto.

imagem exemplo de vtex kit look
VTEX Kit Look

Nesta mesma página, ele pode selecionar quais itens daquele Kit Look vai comprar, bem como a escolha de tamanho, cor, quantidade etc, ou seja, todas as variáveis existentes. Tudo isso sem precisar acessar a página individual de cada produto. Uma consideração importante! Não confunda Kit Look com Kit. O segundo termo refere-se aos itens que só podem ser vendidos conjuntamente, isto é, eles fazem parte de um kit e não permitem vendas separadas.

Agora que você já sabe como o VTEX Kit Look opera, confira, a seguir, como ele pode contribuir para o aumento do ticket médio da sua loja virtual e como ativá-lo na Plataforma VTEX.

Aumente o ticket médio do seu e-commerce através do VTEX Kit Look

imagem vtex kit look
Aumente o Ticket Médio do seu e-commerce através do VTEX Kit Look

Antes de tudo, é importante que você compreenda o que é ticket médio e saiba como calculá-lo. Portanto, fique atento à sua definição! Ticket Médio é uma métrica que quantifica o desempenho de uma loja, evidenciando o valor médio de vendas por cliente, dentro de um determinado período. Para calculá-lo, basta dividir o valor total do faturamento da empresa pelo número de vendas, de acordo com o tempo que está sendo considerado, pode ser um mês, quinze dias, enfim, depende da estratégia.

Para entender, na prática, nada melhor do que ilustrar com um exemplo. Então, veja só! Suponhamos que você tenha um e-commerce do segmento de Moda Praia e obtivesse um faturamento de R$ 80.000,00, no mês de agosto, e um total de 480 vendas. Para calcular o ticket médio da sua loja, neste período, bastaria dividir 80.000 por 480, que resultaria em, aproximadamente, R$ 166,67. Logo, se o seu objetivo é aumentar o ticket médio do seu negócio, sem necessitar atrair mais consumidores e ter mais vendas durante o mês, você precisará ter um faturamento maior. Para isso, será necessário que o mesmo número de clientes consuma mais em cada compra.

É neste ponto que o VTEX Kit Look entra em cena. Ao tornar a experiência de compra mais breve e mostrar itens relacionados ao produto que está sendo visualizado pelo consumidor, você estará estimulando a venda daquele “conjunto”. Uma grande estratégia para que aquele cliente consuma mais em uma mesma compra. Desta maneira, o ticket médio do seu e-commerce aumentará. A ideia é sempre utilizar o Kit Look para itens correlacionados, como, por exemplo, uma calcinha de biquíni, um sutiã que faça a combinação perfeita e uma saída de praia.

Ative o VTEX Kit Look na sua Plataforma VTEX

Como mencionamos anteriormente, a Plataforma VTEX conta com diferenciais que contribuem para os e-commerces elevarem seus resultados. Ela sempre segue as últimas tendências do mercado digital e traz soluções descomplicadas para facilitar a rotina da loja e proporcionar uma experiência melhor aos consumidores, gerando, assim, mais conversões. 

Voltando a falar, especificamente, do VTEX Kit Look, apesar desta funcionalidade ser nativa, é válido ressaltar que é importante contar com uma agência VTEX Partner para te orientar e ativá-la no seu e-commerce, a fim de que eventuais problemas sejam evitados. Para que a funcionalidade seja ativada, é necessário criar o produto que passará a ser Kit, acessar as configurações do SKU, editando a aba “Configurações Avançadas”, depois, clicar nesta guia para, em seguida, selecionar “Ativar Pacote”. Posteriormente, é preciso clicar na opção “Pacote com SKUs vendidos separadamente”.

Embora o VTEX Kit Look seja muito utilizado no segmento de moda, existem outros setores que podem explorar a funcionalidade, estimulando a venda de itens que poderão ser necessários ou interessantes para uma compra conjunta. Lojas de cosméticos e de instrumentos e acessórios musicais também são grandes exemplos de setores que podem obter sucesso por meio da tática de Kit Look. Você, lojista, é a pessoa mais indicada para entender quais itens do seu e-commerce podem ser vendidos desta maneira e se esta estratégia, de fato, faz sentido para o seu negócio.

Leve o VTEX Kit Look para o seu e-commerce

Agora que você conhece os excelentes efeitos trazidos pelo VTEX Kit Look, que tal ativá-lo na sua loja virtual e aumentar o seu ticket médio? Mas se você ainda não utiliza a Plataforma VTEX e deseja  saber mais sobre os seus diferenciais, esta é a hora de entrar em contato conosco. A Agência M3 é VTEX Partner e especializada em implantação de e-commerces na plataforma. Estamos prontos para esclarecer as suas dúvidas e viabilizar o seu projeto. Vamos, juntos, levar o seu e-commerce a um próximo nível!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI