VTEX Marketplace: Crie um ou amplie os seus canais de venda

6 de NOV, 2020 por Pablo Ribeiro

Saiba, neste artigo, todas as funcionalidades que o VTEX Marketplace disponibiliza, tanto para quem deseja integrar o seu e-commerce a um marketplace quanto para quem almeja criar um. E confira o potencial desse formato de comércio on-line.

imagem vtex marketplace
Fique por dentro do que o VTEX Marketplace oferece

Contar com diversos canais de venda, tanto físicos quanto digitais, é uma excelente maneira de expandir a sua participação no mercado e se destacar cada vez mais dentro do seu segmento. O marketplace entra em cena como um ótimo meio para ampliar as vendas no comércio eletrônico, seja para quem já tem lojas virtuais ou para aqueles que desejam começar a vender on-line, mas não querem ou não podem investir num e-commerce próprio. Além disso, ter um marketplace é uma excelente tática para quem já entendeu que essa é uma tendência bastante promissora do mercado. Afinal, diversos lojistas sabem a importância de aumentar os seus canais de venda, a fim de conquistarem uma fatia maior em seu setor. 

Mas você pode estar se questionando: o que é um marketplace? Entenda-o como uma espécie de “shopping center virtual”, no qual uma loja on-line possibilita que outras empresas ou pessoas anunciem e comercializem os seus produtos por ali. Ele pode operar no formato B2B – Empresa para Empresa -, B2C – Empresa para Consumidor – e C2C – Consumidor para Consumidor. Ademais, é válido mencionar que os itens vendidos podem pertencer ao mesmo segmento ou não. Para ilustrar lojas virtuais que operam como marketplaces, podemos citar o Mercado Livre, a Dafiti, o Magazine Luiza, a Americanas, o Enjoei, a Amazon etc.

A expansão do mercado de marketplaces

O surgimento do primeiro marketplace data o ano de 1995, com a criação da plataforma eBay, nos Estado Unidos. De lá pra cá, muitos passos foram dados até os dias atuais, em que ele vem conquistando uma relevância cada vez maior no mercado brasileiro. Se você ainda está em dúvida do potencial dos marketplaces, os dados te mostram que não é preciso se sentir inseguro para implantar um ou começar a vender nos que já existem. Veja só!

Segundo uma pesquisa realizada no ano passado (2019), pela UPS Pulse of the Online Shopper, 95% dos brasileiros que compram online utilizam marketplaces. Além disso, a 42ª edição do relatório Webshoppers, desenvolvida esse ano (2020), pela Ebit|Nielsen, afirma que, atualmente, os marketplaces possuem uma atuação de 78% no faturamento do e-commerce brasileiro. No primeiro semestre de 2020, eles obtiveram um crescimento de 56% em comparação com o mesmo período de 2019, representando um faturamento de R$ 30 bilhões.

Como o VTEX Marketplace opera?

A Plataforma VTEX é considerada, pelos institutos Gartner e Forrester, como uma das líderes globais de soluções de e-commerce. Ela opera na nuvem, em formato SaaS – ou seja, Software como Serviço -, apresenta código multi-tenant e se destaca por sua alta tecnologia, velocidade, escalabilidade, flexibilidade e versatilidade. Podendo atuar em diversos segmentos, sem deixar de possibilitar que os e-commerces proporcionem uma excelente experiência aos usuários. Além disso, conta com diversas funcionalidades e ferramentas de acordo com as tendências do mercado digital.

A VTEX conta com uma solução de marketplace nativa, isto é, qualquer loja implantada na plataforma está pronta para se tornar um shopping virtual. Além disso, ela permite que você seja um seller – lojista que vende em marketplaces – e o seu e-commerce faça integrações, de maneira totalmente descomplicada, em inúmeros marketplaces. A seguir, você saberá os benefícios do software para quem deseja investir em cada um dos formatos.

Benefícios de criar o seu próprio marketplace com a VTEX

Além dos recursos incríveis que a Plataforma VTEX oferece, ela também possui vários diferenciais voltados para lojistas que desejam investir num marketplace. Confira, abaixo, quais são esses benefícios: 

  • Por apresentar arquitetura multi-seller nativamente, propicia que os clientes adquiram produtos de diferentes lojistas, utilizando o mesmo carrinho de compra, pois a plataforma realiza a sincronização automática do estoque;
  • Permite que os sellers sejam B2C, B2B, inclusive lojas físicas;
  • Possibilita a integração de estoque e catálogos, além de ser capaz de proporcionar diversas experiências através da estrutura de APIs abertas;
  • Com a VTEX, você pode executar integrações simples com mais de 2.500 sellers, presentes em mais de  28 países – ou seja, os clientes da plataforma;
  • Propicia que o seu negócio se estenda para o mercado internacional e alcance outros países, pois permite múltiplos idiomas e línguas, além de facilitar as condições de pagamento locais;  
  • Conta com o mapeamento automático de categorias e logs, que tende a otimizar as operações, reduzindo tempo e custo. 
  • Apresenta um admin de sugestões destinado para aprovar e recusar itens em grande escala;
  • E traz funcionalidades avançadas de preços, promoções e gerenciamento de pedidos.

Vantagens de contar com a VTEX para fazer integração com marketplaces

Se o seu objetivo é integrar a sua loja virtual em marketplaces, saiba que a Plataforma VTEX também disponibiliza ferramentas, para que você venda seus produtos em outros canais de venda on-line com muito mais autonomia. Sendo possível criar configurações específicas, gerenciar descontos, selecionar produtos e muito mais. Confira, a seguir, as vantagens de ter um e-commerce na VTEX para realizar integrações simples com shoppings virtuais:

  • A plataforma, além de permitir integrações com grandes marketplaces, também conta com um app nativo para a gestão e a integração no Google Shopping;
  • Propicia que você acompanhe em tempo real as vendas que foram realizadas nos marketplaces, atualizações de estoque, itens e produtos;   
  • E possibilita o gerenciamento dos pedidos de todos os seus canais de venda, através de um único sistema, permitindo a integração da logística e a customização do fluxo de pedidos.

Conte com a M3

Agora, certamente, você pôde perceber como o VTEX Marketplace pode te conduzir ainda mais longe. Mas se você ainda têm dúvidas sobre esse mercado e deseja conhecer melhor a plataforma, entre em contato conosco. O M3 Squad é formado por especialistas em implantação de lojas virtuais na VTEX e pode te auxiliar no seu projeto, seja para a implementação de um marketplace ou para fazer integração e ampliar os seus canais de venda. Vamos juntos!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI