VTEX Master Data: Saiba tudo sobre a extensão desta funcionalidade

27 de MAR, 2020 por Herdy susi

Se o seu e-commerce é VTEX, então, você provavelmente já ouviu falar sobre o Master Data, não é mesmo? No entanto, por causa de dúvidas ou falta de informação, pode ser que nem explore toda a sua funcionalidade. Caso este seja o seu caso, acompanhe a leitura deste artigo! Mas, se você ainda não utiliza a plataforma VTEX e ficou curioso em saber o poder do Master Data, saiba tudo sobre ele neste post. Aqui, você entenderá o que é o Master Data da VTEX e como ele funciona, bem como todo o seu poder de extensão.

Saiba mais sobre VTEX e MasterData

O VTEX Master Data (MD) é um módulo, disponibilizado pela plataforma VTEX, capaz de criar sistemas. Ele permite modelar estruturas similares a um banco de dados, possibilitando, portanto, a criação de funcionalidades e regras de negócio para cada loja de maneira individualizada. Seu principal objetivo é melhorar a experiência do lojista e do cliente final, pois com o MD é possível criar aplicações customizadas nas lojas de acordo com as suas especificidades.

Mas, afinal de contas, qual é o benefício que o Master Data traz aos lojistas? É simples! Por uma questão de padrão, o MD costuma ser utilizado para manter os dados dos clientes e endereços, mas, o seu principal diferencial, é poder ser personalizado para algumas aplicações específicas, como o “fale conosco” ou “lista de desejos”. Além disso, por ser um módulo nativo da VTEX, ele já vem instalado e configurado para todas as lojas que usam esta plataforma.

O que é Banco de Dados?

Como falamos anteriormente, o Master Data tem por finalidade manter os dados dos clientes, portanto, é pertinente saber o conceito básico de banco de dados.

De acordo com Henry F. Korth, Ph.D pela Princeton University e autor de livros que abordam este tema, banco de dados “É uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”.

Uma breve história do Master Data

Há cerca de 11 anos atrás, o MD era um sistema totalmente apartado do e-commerce e foi o primeiro produto da VTEX. Era vendido como solução para o cliente, mas, ainda, num formato fixo, sem grandes customizações. Inclusive, o sistema possuía outra nomenclatura. 

A princípio a VTEX desenvolvia softwares em geral, mas com o passar do tempo, o core – ou seja, o cerne – da empresa passou a ser o e-commerce. Neste momento, foi visto que o antigo sistema também poderia agregar na plataforma de lojas virtuais. Então, o Master Data entrou em ação, porém, com algumas evoluções em relação ao formato original. Hoje, apesar de ser um módulo acoplado à plataforma, se tornou possível criar sistemas dentro dele, além disso, o cliente consegue definir a estrutura das tabelas, que antes eram restritas à VTEX.

Acessando o Master Data

Para acessar o MD, é preciso estar logado no painel administrativo da VTEX, por meio do myvtex.com, seguindo o caminho Clientes > Master Data. A tela seguinte, conterá a lista de aplicações criadas no módulo.

A seguir, falaremos mais especificamente das principais etapas que dividem este assunto:

Entidade de dados

O termo entidade, neste caso, está relacionado às informações que têm importância para um usuário ou organização e que necessitam ser representadas em um banco de dados. A criação da entidade de dados é a primeira etapa para utilizar o Master Data. Ela refere-se ao modelo de dados que será salvo, como por exemplo, a entidade dos clientes que apresenta nome, telefone, e-mail, CPF etc. O gerenciamento e a criação desta entidade possui uma configuração muito sensível, portanto se ela for executada de maneira incorreta poderá acarretar problemas no funcionamento da loja.

Ela é similar a uma tabela de banco de dados relacional, sendo responsável por definir a estrutura de dados usada e o controle de acesso para as APIs, que falaremos a seguir.

API de Acessos Master Data

A sigla API vem do termo em inglês Application Programming Interface, que significa Interface de Programação de Aplicações. A VTEX disponibiliza várias APIs a fim de que parceiros e lojistas tenham a possibilidade de criar integrações customizadas para o seu negócio. 

O MD utiliza o API REST que propicia operações para criar, alterar, remover e buscar registros  Ele pode ser usado em uma aplicação na fronte da loja, como no formulário de “Fale conosco”, ou em uma integração externa, como é o caso de uma com o ERP.

Configurações avançadas

O Master Data, além de possibilitar a configuração das entidades de dados, também permite a criação de índices e gatilhos para uma entidade.

Um índice pode ser compreendido como um atributo de uma entidade que será utilizado para consultas nos registros, como a solicitação do documento do cliente, por exemplo.

Já os gatilhos, ou trigger, são recursos que permitem ao Master Data executar ações quando um registro é criado ou alterado numa entidade de dados.

Case Honey Be

A Honey Be, loja especializada em fabricação e venda de moda fitness, procurou a M3, pois gostaria de que o engajamento dos seus clientes aumentasse. Para isso, seria desenvolvida uma lista de desejos para os consumidores.

A proposta da criação da lista foi baseada nos próprios recursos que a VTEX disponibiliza, como o módulo MD e as APIs para a interação do usuário. A partir do Master Data, foi possível criar uma lista que pode ser acessada por qualquer dispositivo, bastando o cliente se identificar através do login. Desta maneira, ele pode visualizar a lista pelo smartphone ou desktop; adicionar ou remover os produtos da lista nas prateleiras do site e nas páginas dos produtos; ordenar os itens por preços, ordem alfabética ou melhor desconto na página da lista de desejos ou, ainda, buscá-lo pelo nome.

Em síntese, o Master Data possibilitou criar inúmeras possibilidades no que se refere à lista de desejos dos clientes do e-commerce, suprindo, portanto, as especificidades da Honey Be de acordo com as suas necessidades. Como resultado, houve um aumento de 30% do ticket médio após a implementação. 

E-book VTEX Master Data: VTEX + Agência M3

O nosso Diretor Geral Pablo Ribeiro e os nossos Desenvolvedores Davi Porto Guimarães e Heraldo Ecard foram convidados pela VTEX para produzir junto à empresa o e-book “VTEX Master Data”. Nele, explicamos minuciosamente a funcionalidade do MD e disponibilizamos todas as instruções para o uso deste módulo incrível.  

Ficou interessado em usar a funcionalidade do VTEX Master Data no seu e-commerce, de maneira totalmente customizada e de acordo com as suas particularidades? Então, entre em contato com a gente! Nossa equipe é especializada em performance digital e parceira da VTEX. Estamos prontos para te ajudar! Vamos juntos?

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta