Saiba o que rolou no Webinar Lançamento Oficial Black Friday 2020

18 de SET, 2020 por Maria Clara Herdy

Nesta quarta-feira (16), aconteceu o Webinar “Lançamento Oficial Black Friday 2020”, um evento promovido pela Agência M3, em parceria com a Indeva by VTEX e o Pagar.me. Confira, neste artigo, a cobertura completa do Webinar, bem como os participantes e os temas explorados. 

imagem webinar black friday 2020
Confira o que rolou no Webinar “Lançamento Oficial Black Friday 2020”.

A Black Friday já conquistou a posição de data mais relevante do varejo, tanto físico quanto digital. Mas para que ela, realmente, traga resultados significativos ao seu negócio, é imprescindível saber como se preparar para o evento e se atentar a alguns fatores que podem contribuir positiva ou negativamente no faturamento da sua loja. Com o objetivo de tornar este caminho mais nítido, a Agência M3, a Indeva by VTEX e o Pagar.me se uniram, apresentando as melhores práticas para ter uma Black Friday lucrativa. 

O Webinar contou com a apresentação de Pablo Ribeiro (Diretor Geral da M3) e com a participação de Grazielle Holanda (Executive Account na Indeva by VTEX) e Jéssica Mazza (Head ok Key Accounts na Stone Co Digital), que falaram um pouco sobre o papel do vendedor digital na Black Friday e a importância de se atentar à segurança durante a data. Além disso, o Webinar lançou, oficialmente, o e-book “Black Friday 2020”, um material desenvolvido pelas três empresas, repleto de dicas, insights e dados do mercado sobre o evento, para que você esteja totalmente preparado para a edição deste ano

Conheça os palestrantes

Pablo é fundador e CEO da Agência M3. Está há mais de 6 anos, no mercado, trazendo soluções em performance digital através da implantação de e-commerces. Responsável pela equipe de vendas e relacionamentos da empresa. Já participou ativamente em mais de 90 projetos de implantações de lojas virtuais. E palestra em diversos eventos relevantes para o mercado de e-commerce, como o VTEX Day e as conferências do E-commerce Brasil.

Grazielle é Executive Account na Indeva by VTEX, uma plataforma que potencializa resultados no varejo físico. Formada em Marketing pela Anhembi Morumbi. São 20 anos de experiência no varejo, passando por todas as funções de PDV à Coordenação de Franchising. Apaixonada por Varejo e Tecnologia. É especialista no aumento de produtividade em vendas e gestão de equipes em lojas físicas.

Jéssica é formada em Jornalismo pela UFRRJ, atuou como repórter nos jornais O Globo, Extra e Lance!, mas logo se direcionou para a área comercial e atuou por dois anos como Editora de Projetos Comerciais no Grupo Lance!. Migrou para o mercado de tecnologia e pagamentos há quatro anos, e desde então já liderou times de operações, cuidou do atendimento de PSPs e, atualmente, é Head de Key Accounts da Stone Co Digital.

Sobre as empresas

A M3 é uma agência especializada em implantação de e-commerces com foco nos resultados e nas especificidades de cada loja/cliente. Está sempre de olho nas tendências do mercado digital, nas mudanças do comportamento do consumidor e na Experiência do Usuário (UX), para que os negócios se destaquem através do varejo digital e alcancem um próximo nível.

A Indeva by VTEX é uma plataforma de análise de performance de varejo, que conecta, de forma inteligente, dinâmica e intuitiva, o gestor e os seus vendedores, com o objetivo de potencializar as vendas das lojas físicas. A plataforma transforma dados em estratégias de vendas e traz mais precisão em relação ao desempenho do negócio. Consequentemente, o lojista passa a contar com um panorama mais completo e claro sobre a sua loja, identificando quais fatores precisam ser melhorados.

Já o Pagar.me é pioneiro em tecnologia de pagamento digital no modelo PSP – em português, Provedor de Serviços de Pagamento. Sua finalidade é cobrir todos os gaps relacionados à transação financeira de um e-commerce ou aplicativo, oferecendo ao usuário uma experiência simples, segura e completa em uma única solução.

Confira o que foi abordado durante o Webinar

Em formato de bate-papo, com a mediação de Pablo, o Webinar levantou pautas extremamente relevantes no contexto da Black Friday, sobretudo pela grande oportunidade que a data representa e pelo aumento da demanda ao longo do evento. De um lado, tivemos a Grazielle falando sobre o papel do vendedor digital na Black Friday, e do outro, a Jéssica mostrando a relevância de contar com uma solução de pagamento e um sistema antifraude estáveis e seguros, que não te deixem na mão durante a data. Confira, a seguir, os principais tópicos abordados.

O papel do vendedor digital na Black Friday

Discorrendo sobre a posição do vendedor no cenário do varejo atual, Pablo perguntou à Grazielle como era o vendedor antes da pandemia e quais as mudanças de comportamento que aconteceram neste período. Para começar, ela ressaltou a transformação desta figura em relação à passividade e ao formato de atendimento monocanal, muito comum antes da pandemia e do isolamento social. 

Com as lojas físicas fechadas, uma tendência que já existia, mas que, sem dúvidas, acelerou consideravelmente, foi a maneira com que os vendedores começaram a atender aos clientes. Eles passaram a não esperar mais pelo consumidor, começaram a atraí-lo por meio de canais digitais, como o WhatsApp. Portanto, a postura passiva, tão comum na rotina destes profissionais, se reconfigurou para um papel mais ativo, em que eles vão ao encontro do cliente primeiramente. Como consequência, abriu um caminho ainda maior para a multicanalidade e para a integração dos canais de venda físicos e digitais, que pode ser muito bem aproveitado durante a data.

Estratégias para engajar o time de vendas

No que que diz respeito às estratégias para a Black Friday, Grazielle evidenciou a importância de saber preparar e treinar os vendedores. Hoje, é fundamental que eles entendam muito mais sobre os produtos que estão vendendo, tenham bons argumentos para contornar as objeções e convencer os consumidores – que estão cada vez mais criteriosos e exigentes -, se comuniquem com facilidade – usando a empatia como um diferencial – e estejam preparados para perceber alguns insights que contribuam para o aperfeiçoamento do negócio como um todo, afinal, são eles que estão nesta linha de frente como uma espécie de canal entre o cliente e a loja.

Grazielle também apontou algumas dicas, em relação ao planejamento das lojas físicas para a Black Friday, dentre elas, estão: a importância de se atentar aos estoques e de precificar os produtos corretamente, olhar para as ações de marketing e para o visual merchandising – que deve estar muito atrelado e coerente a esta comunicação -, analisar as compras da edição do evento de 2019 e promover gamificações para envolver e engajar o time de vendas, estimulando os vendedores por meio de metas e prêmios, numa espécie de competição saudável, para que eles se sintam incentivados a vender mais. 

Para isso, a Indeva conta com uma ferramenta denominada Ranking, que simplifica a gestão deste tipo de ação. Ela pode ser promovida em qualquer data, no entanto, confere resultados ainda mais surpreendentes para a Black Friday. Além disso, a Plataforma Indeva mensura todo o tráfego de pessoas e conversão, possibilitando sair do empírico para os dados, o que é fundamental, principalmente, nesta retomada do varejo e na alta demanda durante a data, a fim de ter melhores estratégias, promover ações mais assertivas e auxiliar na tomada de decisão. É, de fato, enxergar o seu cliente com mais nitidez. 

Prepare-se para a Black Friday com segurança

Em relação às maneiras de como se preparar para a Black Friday 2020 com segurança, Pablo perguntou à Jéssica como o Pagar.me se estrutura para o aumento das vendas no evento. Ela afirma que o time de tecnologia da empresa começa, desde o primeiro semestre, a se preparar para suportar o alto volume de vendas da data. Eles olham para as edições anteriores, percebendo os horários de pico e o número de transações, além de analisarem o comportamento de compra do ano corrente e a base de clientes do próprio Pagar.me, para dimensionar o que se deve esperar, a fim de que o sistema tenha total estabilidade durante a Black Friday. 

Jéssica também deixa claro que é fundamental contar uma solução de pagamento que você confie, tanto no evento quanto nas demais épocas do ano. Comece, agora, a olhar para o seu e-commerce e o meio de pagamento utilizado, percebendo se ele te atende satisfatoriamente e se apresenta todas as formas de pagamento que você deseja possibilitar. Se você perceber que a mudança da solução de pagamento é necessária, opte por fazer esta troca, pelo menos, com um mês de antecedência em relação à Black Friday, para que tudo corra bem na data. 

Estratégias de pagamento

Outros fatores que merecem grande atenção quando o assunto é estratégia de pagamento para o evento, é otimizar o que tem no estoque e identificar o que você tem de margem em cada meio de pagamento e tipo de venda. Deixando claro, ao se comunicar com o seu cliente, qual é o meio de pagamento que você está priorizando, por meio de vantagens maiores. 

Para fechar, Jéssica falou um pouco sobre o panorama de fraudes no mercado digital brasileiro, que obteve um crescimento razoável no cenário de pandemia. Ela também ressalta que o Brasil está entre os principais países que mais são acometidos com fraudes nos e-commerces. Para isso, também aponta a importância de contar com um sistema antifraude, de fato, seguro e que não sofra instabilidades durante a Black Friday, para que boas oportunidades não virem um pesadelo com o aumento de chargebacks. Um dos diferenciais do Pagar.me é que ele apresenta sistema antifraude integrado à solução de pagamento, trazendo segurança às lojas e aos consumidores, e descomplicando todo o processo. 

Baixe o e-book gratuitamente

Perdeu o Webinar “Lançamento Oficial Black Friday 2020” ou deseja reassistí-lo? Clique aqui e confira o evento completo no nosso canal no YouTube. E não deixe de fazer o download gratuito do e-book “Black Friday 2020”, a fim de que você lucre ainda mais na edição deste ano. Vamos juntos!

Divulgue esse Artigo

Deixe sua resposta
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI
Pense fora da caixa black friday 2020 fique pronto para lucrar BAIXE GRATUITO AQUI